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Como anunciar no Twitter

O Twitter anunciou recentemente a abertura de contas para anúncios voltados a pequenas e médias empresas. Essa notícia abre novas possibilidades para conversões, geração de Leads, aquisições de clientes e ampliação de divulgação de marcas e produtos. Mas você sabe como está funcionando essa nova modalidade para ter resultados efetivos?

Twitter, público-alvo e indicadores

Hoje existem mais de 255 milhões de usuários ativos no Twitter que publicam uma média de 500 milhões de Tweets por dia. Em média os usuários do Twitter seguem seis marcas ou mais. (Fonte: Twitter for Business).

Quanto custa anunciar no Twitter?

Não há um valor tabelado ou específico. Os anúncios via Twitter Ads são definidos através de leilão. Há duas formas de se determinar como definir lances para suas campanhas. Você pode escolher entre o lance automático ou o lance máximo.

Lance automático

Permite ao Twitter otimizar automaticamente os lances para você. Ao fazer uso dessa opção, o Twitter busca inserir o anunciante nos leilões com o lance mais baixo possível, além de procurar atingir os objetivos gerais de campanha.

Lance máximo

Com esse modelo é possível selecionar manualmente o valor de um seguidor, Lead, clique ou engajamento para o seu negócio. A forma como esse leilão funciona é chamado de “segundo preço”.
Ao inserir um lance manual, você não paga esse valor quando ganha um leilão de campanha com base em objetivo. Em vez disso, você pagará apenas US$ 0,01 acima do lance  do anunciante que ficar em segundo lugar com o ajuste de qualidade.

O tipo de sua campanha determina as ações para as quais você está fazendo um lance e pelas quais será cobrado assim que a campanha começar a funcionar.

Tipos de anúncio no Twitter

Existem dois formatos para anunciar no Twitter, cada um com sua forma específica para gerar conversões.

Promover contas

O Twitter faz um busca por perfis semelhantes aos seus seguidores por meio de interesses similares e quando encontra uma conexão recomenda seu perfil na sessão “quem seguir” localizado no canto superior direito da sua página inicial. Dessa forma você vai obter novos seguidores que mais se aproximam do seu perfil.

Tweets promocionais

O Twitter monitora de forma constante suas postagens, promove as que tiveram um maior nível de engajamento e divulga os melhores automaticamente. Se não tiver nada novo o Twitter promove os mais engajados no melhor dia e horários em relação a sua conta. Você só paga quando alguém seguir ou interagir na sua postagem e não paga pela visualização.

Você ainda pode pagar apenas por quanto quer investir por dia ou quanto quer pagar por novo seguidor ou interação. Ainda pode segmentar por local e promover para dispositivos móveis ou desktops.

Tipos de campanhas

Há diversas campanhas específicas para cada ação. Veja quais delas são as ideais para o seu objetivo de marketing digital.

Campanha de cliques ou conversões em website

Tem por objetivo promover tráfego e gerar conversões em seu website a partir de Tweets direcionados a públicos específicos. Esse tipo de campanha permite que você divulgue o conteúdo do seu site via Tweet.

O valor médio indicado pelo Twitter para uma campanha de cliques ou conversões em website varia entre US$1,68 até US$10,00 dependendo do seu público-alvo.

Você só será cobrado pelos cliques no seu site que são adquiridos a partir dessa campanha. Todas as outras ações e engajamentos (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) são gratuitas.

Campanha de seguidores

Promover sua conta ou aumentar seu público no Twitter. A campanha de seguidores tem por objetivo aumentar a sua base para gerar novos negócios. Seguidores visualizam o seu conteúdo e o engajamento ajuda ampliar sua mensagem e pode colaborar a atrair ainda mais seguidores.

O custo por seguidor no Twitter é definido por um leilão de segundo preço entre outros anunciantes, mas de acordo com a própria rede social as médias históricas recomendam lances entre US$ 2,50 a US$ 3,50.

Em sua conta só será cobrado pelos seguidores que você adquirir a partir dessa campanha. As demais ações e engajamentos (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) são gratuitas.

Campanha de engajamentos com Tweet

Se você quer ampliar o alcance do seu conteúdo para atingir um público relevante no Twitter essa é a campanha ideal.

Se comparado a outras campanhas, a de engajamento com Tweet tem um valor mais baixo. A recomendação neste caso pela rede social varia entre US$1,50 a US$2,50 por clique.

Você pode promover Tweets que são publicados organicamente ou criar Tweets que são promovidos somente para os públicos que você direciona.

Se o seu objetivo é lançar novos produtos, se conectar a influenciadores e promotores da marca para que eles vejam o seu conteúdo ou mesmo pedir retweets para ganhar um público ainda mais amplo esta é a campanha certa para você. Isso também vale para conteúdos específicos que você quer espalhar, como novos posts no blog ou novos materiais ricos.

Você só será cobrado pelos engajamentos com seus Tweets Promovidos. As impressões são gratuitas.

Campanha de instalações/engajamentos com aplicativo

O objetivo aqui é fazer com que os usuários instalem o aplicativo para celular e aumente novos engajamentos de usuários existentes. Com a promoção de aplicativo para celular, os anunciantes podem estimular os usuários a baixarem ou abrirem os aplicativos para celular diretamente de um Tweet.

Para conversões nessa modalidade o Twitter recomenda que as Campanhas de instalações ou engajamentos com aplicativo variem entre US$1,95 a US$3,25.

Você só será cobrado pelos cliques, para instalar ou abrir o aplicativo, adquiridos a partir dessa campanha. Isso permite que você pague apenas por cliques que levem o usuário à App Store ou ao Google Play ou a abrir o aplicativo.

Todas as outras ações e engajamentos (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) não envolvem cobranças.

Campanhas de Leads

Se você tem por objetivo a aquisição de novos e-mails para a sua base a Campanha de Leads é ideal. Essa campanha faz com que pessoas que expressam interesse em sua oferta compartilhem seus endereços de e-mail com você.

O custo para ter resultados em Campanha de Leads no Twitter é considerado um dos maiores. A variação da campanha é de US$4,47 a US$23,00.

Você só será cobrado pelos Leads adquiridos. Todas as outras ações e engajamentos (impressões, respostas e Retweets, por exemplo) são gratuitas.

O que você não pode anunciar no Twitter

O Twitter possui dentro da sua política de privacidade uma série de restrições sobre anúncios. Fique atento ao que você não pode anunciar.

São proibidos:

  • Anúncios de bens e serviços ilegais;
  • Anúncios de produtos e serviços potencialmente perigosos ou enganosos;
  • Anúncios com alegações enganosas, como ofertas do tipo “fique rico rapidamente”;
  • Anúncios incentivando os usuários a compartilharem suas informações de acesso;
  • Anúncios incentivando publicação de spam.

Dentre essas restrições uma dica: não importa qual seu objetivo de marketing digital, seja sempre transparente em relação ao produto ou serviço que oferece. Ter uma marca com uma imagem desonesta pode implicar em sérios problemas para o seu negócio.

Conclusão

Não adianta investir um grande valor se sua proposta de não está alinhada a rede social de 140 caracteres. Seu conteúdo precisa estar em dia, suas postagens coerentes e com conteúdo certo para que suas campanhas gerem ainda mais resultados.

Acompanhe o desempenho de sua conta, faça ajustes de lances e mude a estratégia se precisar. Fique atento ao conteúdo de benchmarks, concorrentes e como eles estão usando as estratégias de Twitter Ads. Isso pode dar um bom norte as suas futuras campanhas e fazer com que seus resultados sejam ainda maiores.

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