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Como criar call-to-actions matadores no Power Point

Clique aqui! Saiba mais! Baixe o eBook! Compre agora! Aproveite a promoção! Esses são apenas alguns exemplos de frases imperativas que funcionam muito bem em CTAs (call-to-actions), ou seja, chamadas que invocam uma ação. De tão importantes para o processo de conversão no Marketing Digital, já produzimos alguns posts e até um material específico sobre o assunto.

No entanto, no post de hoje, resolvemos abordar de forma bem prática como você pode criar seus próprios botões e banners de call-to-action, utilizando o Power Point. Isso mesmo: esse programa em que você está acostumado a fazer apresentações pode te ajudar a conquistar mais clientes sem perder tempo.

Com o passo a passo que preparamos vai ficar muito mais fácil você mesmo produzir o material, aumentar as conversões em seu site e colher os resultados.

Confira os três tutoriais a seguir (olha um call-to-action aqui!) ;-)

Como criar um botão básico de call-to-action

Não tenha receio, pois é bem mais fácil do que parece. Na dúvida sobre que forma ou fonte escolher, opte pelo mais simples. Estou passando essas dicas do ponto de vista de um usuário leigo em design. Eu, que sou jornalista, consigo produzir essas peças sem dificuldades.

Enquanto redigia o texto, fui executando cada etapa para mostrar como é tranquilo e rápido de fazer.

1. Selecione uma forma

Na opção Ferramentas do menu, selecione uma das formas disponíveis. Eu escolhi esse retângulo de cantos arredondados, que pode ser útil para qualquer tamanho de texto.

criar CTA 1

2. Escolha a cor certa

Na hora de escolher a cor, é muito importante levar em consideração o tom predominante na página onde ela será inserida e, a partir dela, escolher uma cor que garanta a harmonia. Uma teoria usada no design é a do círculo cromático de Itten, que tem como objetivo buscar a satisfação do olho humano, estimulando-o igualmente com quantidades das cores primárias.

Se parece complicado, saiba que existe um site bem interessante que pode ajudá-lo nisso, o Color Scheme Designer. Ele mostra as cores complementares e você pode, inclusive, inserir o código RGB da cor do seu site para descobrir a cor complementar exata. Além disso, ele mostra as variações de tom, mais escuros ou mais fortes, que também podem auxiliá-lo na composição.

color scheme

Para descobrir o RGB da cor predominante do seu site, tem outra ferramenta que faz esse trabalho, a Color Zilla, que funciona a partir do Chrome.

colorzila_detalhe

Depois de instalar no seu navegador, é só colocar o mouse sobre a cor que deseja selecionar na página e a ferramenta vai informar tanto o hexadecimal como as proporções de RGB da cor.

colorzilla

Pegue esse número e insira o hexadecimal (exemplo: ECA806) no Color Scheme e ele te mostrará as cores complementares e variações de tom, com seus respectivos códigos hex.

criar botão CTA2

Você pode, então, optar pela mesma cor, por apenas um tom diferente ou, ainda, pela cor complementar. Para dar maior destaque na página, optei por criar minha peça com o tom complementar. Veja como ficou:

criar botão CTA 2a

 

3. Insira o texto

Lembre-se de escolher uma chamada curta, que defina bem a ação que o usuário vai fazer ao clicar sobre o botão. Você pode usar alguns dos exemplos que utilizei no início deste post para se inspirar.

criar botão CTA 3

4. Escolha a fonte

Agora uma dica prática e simples: para manter a harmonia de sua página, selecione a mesma fonte utilizada no corpo do texto do conteúdo da página. Desta forma não há risco de perder a elegância. Na dúvida, aposte na básica Arial. Deixe o destaque por conta da cor.

criar botão CTA 4

 

Em relação ao tamanho da fonte, o ideal é que ela seja 20% maior do que a utilizada no corpo dos textos da página. Se a fonte é tamanho 12, está perfeito escolher o 14 para a chamada do CTA.

Uma fonte grande demais só vai prejudicar a beleza da página. Se estiver tentado a aumentar mais para despertar o interesse do visitante: confie que uma boa chamada já cumprirá esse papel.

5. Inclua outra forma para destacar a mensagem

Se você quiser parar por aí, já há uma boa chance de ter criado um CTA simples e atraente. No entanto, você pode incrementar um pouco mais, incluindo uma outra forma para destacar a mensagem. Pode ser uma seta ou mesmo uma forma que dê a ideia de uma, que foi a minha opção.

criar botão CTA 5

6. Agrupe e salve

Antes de salvar a imagem é necessário agrupar os itens criados. Selecione todos simultaneamente (CRTL+T) e, com o botão direito do mouse, clique sobre a opção “Agrupar”.

criar botão CTA 6

Depois, utilizando mais uma vez o botão direito, clique em “Salvar como imagem”!

Prontinho! Você já tem um botão de CTA para chamar de seu!

Agora é só fazer o upload da imagem no seu site e inclui-la no local indicado com o link para a página de destino.

 

Como criar um botão de call-to-action com a logo da empresa

Agora, se sua necessidade for criar um banner que chame um pouco mais a atenção e destaque a marca da empresa, vamos te mostrar uma outra opção. Veja como você pode produzir, de uma maneira bastante simples, um banner com um visual um pouco mais incrementado.

1. Escolha uma forma

Da mesma forma que no exercício anterior, comece selecionando a forma que melhor deve se adequar à sua necessidade. Tenha em mente que, nesse caso, o banner será um pouco maior, pois vai contar com a logo da empresa para ilustrar.

Para dar um destaque maior para a chamada, considere adicionar mais de uma forma à sua criação. Aqui sobrepus duas formas: um retângulo e outro retângulo com canto arredondado.

banner simples_1

Escolha um tom diferente para uma das formas e teste o efeito visual da combinação.  Tentei uma versão com a cor complementar, mas o resultado não ficou bom, então parti para a variação de tom apenas. Veja a diferença:

 

banner simples_cor amarela

banner simples_forma e cor

 

2. Adicione a logo

Insira a logo na  parte inferior para fazer uma espécie de assinatura da mensagem que você quer passar.

como fazer banner com logo

3. Insira o texto

Essa é a parte mais fácil: colar o texto que você já havia planejado para a sua oferta.

banner simples_texto

4. Escolha a fonte

Lembre-se de que o ideal é a manter uma fonte igual ou similar à que é utilizada no corpo do conteúdo da página.

banner simples_fonte

5. Use um efeito

Depois de ajustar as cores de acordo com a que ficar mais agradável para compor o fundo da logo, você pode garantir um ‘up’ no visual, escolhendo algum efeito. Mas cuidado para não exceder e deixar sua criação parecendo uma alegoria.

banner simples_efeito2

Aqui, optei pelo efeito Reflexo. Essa opção está dentro de Formatar > Preenchimento de forma. Escolhi o mais sutil deles, apenas para deixar o visual mais leve.

6. Agrupe e salve

Pronto, sua criação número 2 está concluída! Basta agrupar, como fizemos com o CTA simples, salvar e inserir na página mais indicada para a oferta.

banner simples fim

Como criar um banner CTA para uma oferta relacionada

Vamos ver agora, como criar um banner de Call-to-action ainda mais incrementado para você utilizar no final de seus posts, chamando para um material relacionado. Você já deve ter percebido que, aqui no nosso blog, usamos esse recurso em todas as páginas. Ele é importante para despertar o interesse dos visitantes e gerar tráfego interno para os materiais que você precisa divulgar.

Mouse à obra!

1. Escolha uma forma

Achei bem interessante esse retângulo com as bordas arredondadas em diagonal e decidi por uma composição com ele.

O que fiz foi criar duas formas iguais e colocá-las lado a lado. Reservarei um lado para o título e outro para a imagem com o call –to-action.

banner cta_passo1

2. Insira uma imagem

Se você está promovendo um material, você pode utilizar a capa do eBook ou até mesmo uma imagem clean que represente bem o conteúdo.

Inclua a imagem da mesma forma que você fez com a logo no exercício 2.

banner cta_passo2

3. Insira o texto

Lembre-se de que a chamada deve ser curta e atraente. De preferência, se sua oferta for baixar um eBook, utilize apenas o título do material em uma das áreas da forma e deixe a chamada para a ação em outra parte do banner.

banner cta_passo3valendo

4. Adeque a fonte

Lembre-se de utilizar uma fonte igual ou parecida com a do conteúdo da página. Para deixar a mensagem mais atraente, utilize negrito ou uma fonte maior para as palavras que possuem mais importância no texto.

banner cta_passo4

5.  Escolha a cor certa

Agora, adeque a cor do background para uma opção que fique mais harmoniosa com a imagem escolhida, mas respeitando as cores de sua página.

Observe, então, se a cor do texto está funcionando na composição e, principalmente, se está agradável à leitura.

Você pode optar por mudar a cor para valorizar alguns trechos da mensagem, mas cuidado pra não deixar o layout carnavalesco.

Minha escolha foi trabalhar um tom mais claro de azul, o amarelo (complementar) e o branco:

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6. Dê destaque à chamada para a ação

Aqui é interessante seguir o mesmo passo do exercício 1 para criar um botão onde ficará a chamada para a ação de conversão.

Desta vez, optei por utilizar um pentágono para da a ideia de seta e estimular a ação.

banner cta 6a

Para dar um toque especial, incluí também os efeitos de seta que havia utilizado lá no primeiro exercício.

7. Agrupe e salve

E então, gostou do resultado? Agora é só agrupar, salvar e incluir na página do post que melhor se relaciona com o seu material!

banner cta final

À primeira vista pode até parecer complicado, mas o negócio é colocar a mão na massa e testar até conseguir uma versão agradável. Na dúvida, chame o colega ao lado e pergunte qual a preferência dele entre duas opções de cores de fundo, por exemplo.

Depois de fazer a primeira vez cada um dos exercícios acima, você não levará muito mais do que 30 minutos para produzir a versão mais complexa utilizando esse passo a passo.

Teste você mesmo e depois venha contar pra gente quais foram os resultados!

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