Blog de Marketing Digital de Resultados

Como criar um blog interessante para sua empresa

Algumas empresas já descobriram como aproveitar os benefícios de um blog, mas muitas outras continuam patinando ao manter um conteúdo voltado para seções de press releases, valores da empresa, jargões de negócios etc. Não faça do blog da sua empresa mais um desses.

Os melhores blogs de empresas são aqueles que dão ao público uma sensação de contato mais pessoal do que aquela sensação impessoal corporativa. São aqueles que oferecem uma forma de interesse e diálogo real, que criam uma base de leitores fiéis.

Deixe o “corporativo” de fora
Esqueça aquela coisa de “corporativo”. O blog do seu negócio deve ser interessante, notável e só.

Dave Kellogg, CEO da Mark Logic, comenta: “Eu não estou certo de que ‘notável’ e ‘blog corporativo’ pertençam a mesma sentença. Blogs corporativos notáveis são na realidade blogs de pessoas dedicadas que trabalham na empresa”. E ainda complementa: “Ao invés de ter como objetivo um ‘blog corporativo’, você deveria pensar em ter vários grandes blogueiros dentro da empresa”.

Quem deveria escrever para o blog? Todos!
Giovanni Rodriguez, sócio-fundador da Hubbub, comenta: “Independentemente de sua empresa ser pequena ou grande, você precisa entender que mídias sociais são ferramentas para todos, não somente para o relações públicas ou assessor de imprensa”.

Com diferentes pessoas da empresa atuando como autores do blog, mais conteúdo e de áreas e temas diferentes irão surgir, o que facilita a captação de leitores e também aumenta as discussões sobre os assuntos comentados.

Seu conteúdo deve ir além “do seu negócio”
Falar sempre da sua empresa vai ficar chato. Contribuir com conteúdos interessantes das áreas que podem ser interessantes para o seu público alvo flui mais tranquilamente.

Discuta assuntos e tópicos nos quais seus leitores têm interesse, apresente tendências de mercado e da indústria, comente sobre as opiniões que gurus e experts da área estão falando.

Blogs não devem ser focados no marketing (apesar de acabarem gerando esse resultado)
Já comentamos aqui no blog da Resultados Digitais que blogs são importantes ferramentas de marketing digital, mas não devem ser usados para vender de forma direta o seu produto ou serviço. Ele funciona melhor para manter um contato com seu público e prendê-lo a sua marca.

Foque na sua audiência e no que agregará valor para ela, ao invés de só querer vender o seu produto. Compartilhar histórias de uso, por exemplo, gera curiosidade nas pessoas.

Contato pessoal
Um blog é uma forma mais próxima de contato pessoal com seus clientes, longe do clima impessoal do site oficial da empresa.

Mantenha e encoraja interações
Diálogos sempre são bons. Eles trazem mais dinamismo para o blog. Algumas coisas que você deve fazer para mantê-los:

  • Escreva encorajando comentários, por exemplo, fazendo diversas perguntas;
  • Fique atento ao diálogo e responda rapidamente os comentários (esperar 3 dias para respondê-los não é nada animador para seus leitores).

Comprometa-se

  • Foque em conteúdo interessante;
  • Fuja das manobras manjadas de marketing;
  • Seja criativo e deixe de lado as coisas chatas de uma empresa
  • …ou, então, não crie um blog.

Se você quiser aprender como fazer um blog do zero, confira nosso tutorial sobre como fazer um blog!

Este post foi baseado no texto How to Make an Awesome Corporate Blog – Entrepreneur.

Marcadores:

Deixe seu comentário