Blog de Marketing Digital de Resultados

Como criar um curso online em 3 etapas simples

Leia este guia para aprender como criar um curso online de forma planejada, organizada e eficiente. São 3 passos que você deve seguir. Confira!

Muitas pessoas que possuem uma Instituição de Ensino têm dúvidas a respeito de como fazer para que o seu negócio cresça de forma saudável e inovadora.

A ideia de criar um curso online surge nesse contexto como uma grande aliada às mais diversas instituições que buscam ampliar os seus serviços oferecidos, além de conseguirem escalar o seu negócio de maneira eficiente e oferecer cursos para um número infinitamente maior de pessoas, aumentando bastante a receita do negócio como um todo como consequência.

Muito além disso, existem também muitas pessoas que veem no ensino online uma oportunidade única de começar a empreender um negócio próprio, visto as facilidades que encontram nesse processo e o baixo investimento encontrado em relação a outros tipos de investimentos diversos. Essa é uma afirmação embasada nos dados sobre o mercado EAD, o qual está em franca expansão.

O avanço tecnológico mudou bastante a forma como as pessoas se relacionam entre si e o processo de educação também foi muito afetado. Isso fica evidente ao perceber que cada vez mais o ensino online tem ganhado inúmeros adeptos.

Esse tema, inclusive, foi tratado em um eBook produzido em parceria pelo Edools e pela Resultados Digitais, que você pode acessar de forma gratuita a partir do link: “O futuro promissor do mercado de EAD no Brasil”.

Voltando ao tema proposto neste artigo, o ponto em comum entre essas pessoas nos dois perfis aqui citados é que ambas possuem muitas dúvidas na hora de começar a criar curso online e muitas vezes não sabem o que fazer primeiro, ou ainda começam a atuar de forma incorreta e encontram muitos problemas nesse sentido.

Pensando nisso, para ajudar você a criar curso online de forma planejada, organizada e eficiente, este artigo tem a intenção de servir como um guia simples com 3 etapas que você deve percorrer para que esse processo de criação de cursos online se dê da melhor maneira possível, e para que você não cometa possíveis erros apenas por falta de informações.

# Etapa 1: Planejamento

O primeiro passo para que você consiga criar curso online diz respeito à etapa de planejamento da produção dos seus cursos. Aqui, você precisa considerar todos os possíveis custos envolvidos na produção de conteúdo EAD, além de estruturar todos os tópicos que deverão estar contidos em suas videoaulas.

Para que isso seja possível, primeiramente é necessário que você analise a fundo o mercado em que o seu negócio EAD está inserido, os seus alunos em potencial e também seus concorrentes para que você consiga trabalhar de forma mais direcionada e com foco no seu público-alvo, minimizando as chances de possíveis problemas no caminho.

Desse modo, é de suma importância que você tenha um conhecimento profundo a respeito do segmento de mercado que você deseja atuar para extrair o máximo de informações relevantes que você pode usar ao seu favor na produção de conteúdo e na hora de vender cursos online.

Para conhecer de forma mais profunda tudo o que você precisa saber para fazer o planejamento de produção de conteúdo EAD, sugiro a leitura do artigo “Produção de conteúdo EAD: planejamento para cursos online”.

Além disso, é essencial que você faça uma análise completa dos seus concorrentes para avaliar como os mesmos estão atuando no mercado, quais os seus diferenciais e os seus pontos fortes e fracos, sempre pensando em usar essas informações a seu favor e criar um curso online com um diferencial competitivo e focado no que é mais relevante para seus alunos.

Nesse contexto, a etapa de planejamento é considerada uma das mais importantes para o sucesso do seu negócio de cursos online. Logo, dê a devida atenção a essa fase, estude bastante e se organize de forma inteligente e tenha certeza que isso fará a diferença para a sua Instituição de Ensino online.

# Etapa 2: Produção de Conteúdo EAD

A etapa de produção de conteúdo para cursos online é, sem dúvida, o maior desafio que as pessoas encontram após decidirem iniciar a atuação de cursos EAD. Isso porque a falta de informação acaba por afetar e muito as pessoas.

Nesse sentido, além de fazer um planejamento bem estruturado e eficiente com análises sobre o mercado, concorrência e público-alvo, é importante que você conheça também como, de fato, fazer a produção de conteúdo para cursos online de forma que o mesmo se torne relevante para o seu aluno.

Dessa forma, é necessário que você tenha noção de alguns dos principais problemas encontrados, tais como: quais as melhores práticas de gravação de videoaulas, quais os melhores programas para fazer a edição dos vídeos, bem como algumas dicas simples para fazer com que as suas videoaulas se tornem um sucesso. Conhecer as respostas para essas perguntas é essencial para o seu e-learning.

Gravar videoaulas de qualidade é fundamental para que você consiga motivar e engajar alunos da melhor forma possível, além de fazer com que os mesmos absorvam cada vez melhor o conteúdo e o  conhecimento que você deseja transmitir.

Para ajudar você nessa questão, sugiro a leitura de um ebook  que fala de forma bastante completa tudo o que você precisa fazer para fazer a produção de cursos online de sucesso. Para acessá-lo de forma gratuita, clique no link:  “Como produzir conteúdos de sucesso para cursos online”.

Aqui é legal que você saiba que a tecnologia na educação vem se desenvolvendo muito nos últimos anos e o conceito de design instrucional está cada vez mais em foco nesse sentido. Logo, é importante que você, bem como o tutor EAD, tenha noção disso na hora de fazer a produção dos seus cursos online.

# Etapa 3: Escolha da plataforma e-learning

Essa etapa também é de suma importância. Aqui, tudo o que você pensou, planejou e produziu será inserido em uma plataforma e-learning que deve oferecer tudo o que você precisa em termos de hospedagem, gerenciamento e venda de cursos online.

O ideal é que você busque no mercado uma plataforma LMS (Learning Management System) que ofereça todas as funcionalidades que a sua Instituição de Ensino online demande para transmitir da melhor forma possível sua identidade e os seus ensinamentos aos seus alunos.

Para ajudar você a escolher a melhor plataforma LMS para o seu negócio EAD, indico aqui a leitura do artigo:“Como escolher a melhor plataforma EAD para o seu curso online”. Aqui, você terá acesso às principais funcionalidades de uma plataforma EAD e poderá comparar todos os recursos entre os mais diversos concorrentes no mercado.

Por fim…

Espero que você tenha gostado do artigo sobre como criar curso online e de fato ele tenha ajudado você a tirar suas dúvidas sobre esse processo e faça com que você aja de forma bem estruturada em busca do seu novo projeto EAD a partir de uma solução LMS.

Trabalhe bem essas três etapas e leia também as sugestões de artigo para que você tenha um conhecimento cada vez mais apurado sobre como criar um curso online de sucesso e cada vez maiores resultados no seu negócio de cursos online.

Caso tenha interesse em falar diretamente comigo, deixo aqui o meu email para dúvidas ou qualquer outro tipo de contato: bruno@edools.com.

Até a próxima!

Marcadores:

Deixe seu comentário