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Como criar uma página no Facebook: 6 detalhes para levar em consideração ao começar

Selecionamos algumas dicas para você criar uma página do zero - se você ainda não tem - e também dicas de estratégias básicas - caso você já tenha uma página, mas esteja começando suas ações no Facebook.

O Facebook é a rede social mais popular do mundo, e, mais do que ser uma ferramenta para conectar pessoas, ele hoje é um meio de as empresas se relacionarem com sua audiência.

Mas não basta criar uma página no Facebook e esperar que o fato de você estar na rede já faça todo o trabalho; é preciso estudar as ações certas a utilizar a fim de posicionar sua marca de maneira correta na rede e conseguir criar um relacionamento eficiente com seus clientes e prospects.

Para isso, selecionamos algumas dicas para você criar uma página do zero – se você ainda não tem – e também dicas de estratégias básicas – caso você já tenha uma página, mas esteja começando suas ações no Facebook. Vamos lá?

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Começando a criar uma página no Facebook

A primeira coisa que você precisa saber antes de começar a usar o Facebook para o seu negócio é que você deve criar uma página para sua empresa, e não um perfil pessoal, como já explicamos neste post.

Tendo isso em mente, você já pode criar uma página no Facebook. Fazer isso não é difícil. Basta você acessar o link http://www.facebook.com/pages/create.php. Agora, escolha o tipo de página que você deseja criar. Alguns exemplos de opções:

  • Negócios locais ou local;
  • Empresa, organização ou instituição;
  • Marca ou produto;
  • Artista, banda ou figura pública;
  • Entretenimento;
  • Causa ou comunidade.

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Essas categorias, por sua vez, possuem subcategorias bem específicas, a fim de deixar bem claro qual é o objetivo do seu negócio. Escolha o segmento ao qual sua página pertence, defina o nome e sua página estará criada.

Agora, defina todas as configurações da sua página. Se você acabou de criá-la, logo abaixo da foto de capa há um passo a passo para começar a personalização: adicionar foto de perfil, colocar foto de capa, inserir uma breve descrição do negócio e um nome de usuário.

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1. Foto de perfil e de capa

A foto do perfil é a principal imagem da sua empresa no Facebook, pois ela vai aparecer sempre que você compartilhar um novo conteúdo no feed de notícias. Sugerimos, então que você use uma imagem que presente seu negócio adequadamente.

Em relação ao tamanho, a imagem de perfil por padrão é quadrada, com uma resolução mínima de 180x180px. Então, antes de colocar a imagem, tenha certeza de que ela está neste formato e com essa resolução mínima, para não haver distorções.

Você também pode explorar a foto de capa para passar a imagem da sua empresa – a foto de capa é aquela imagem maior que aparece quando alguém acessa a sua página. Para esta imagem, vale o que dissemos sobre a imagem de perfil: você deve colocar uma imagem que tenha o tamanho exato da resolução (mínimo de 851x315px) para que nenhum elemento da imagem fique cortado.

Aproveite esta imagem de uma forma criativa: use-a para colocar uma oferta, as visões da empresa, o apoio a uma causa, o slogan do seu negócio, uma foto (interna ou externa) da empresa ou de um produto seu, ou qualquer outra imagem que represente sua marca de alguma forma.

Para saber mais dimensões do Facebook e também de outras mídias, confira este infográfico com os tamanhos de imagens das redes sociais.

2. Sobre a empresa

Na seção “sobre”, que fica na barra lateral esquerda da página, é possível inserir diversas informações sobre sua empresa, como informações de contato, endereço, telefone, email, site e outros dados importantes, como descrição e tópicos relacionados.

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Nesta seção, você também pode definir um nome de usuário, para personalizar a URL e criar uma página no Facebook com uma cara mais profissional, como no exemplo da página da Resultados Digitais, cuja URL ficou assim: https://www.facebook.com/ResultadosDigitais/.

Geralmente, é preciso que tenha um número mínimo de curtidas para você poder personalizar a URL. Convide seus amigos próximos e familiares para curtirem a página para que a opção seja liberada.

Apenas tome cuidado com a escolha da URL, pois trocar esse nome é uma tarefa difícil. Mas você não precisa arrumar essa informação agora; se quiser, deixe para mais tarde.

3. Outras configurações

Mas estas não são as únicas personalizações que você pode fazer ao criar uma página no Facebook. Existe uma aba, chamada “configurações”, onde você pode definir informações como seu público-alvo (isso ajuda você a ganhar relevância nas buscas), adicionar administradores da página etc.

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4. Outros elementos da página

Há três colunas que você vai observar depois de criar uma página no Facebook:

  • A coluna da esquerda é fixa, então, ao rolar a página, o usuário continua vendo o logotipo, nome, atalho para a página de “sobre” e para os vídeos, dentre outros itens;
  • Na coluna do meio ficam a foto de capa, os insights semanais e os posts da timeline;
  • Na coluna da direita estão a caixa de “sobre”, vídeos da página eventos etc. Ao contrário de versões anteriores das páginas do Facebook, nessa coluna não aparecem mais anúncios de outras empresas, para que não disputem a atenção do usuário com a sua empresa.

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5. Abas personalizadas

O Facebook permite também que sejam criadas abas personalizadas ou categorias. Essas abas estão localizadas abaixo da foto de perfil, em formato de lista, e é possível escolher dentre quase 30 opções.

A customização pode ser feita com iFrames, que são basicamente documentos de HTML dentro de outro documento HTML. Isso quer dizer que tudo que um site conseguir fazer em HTML pode virar um aplicativo, pois é como se puxassem o conteúdo de uma página da internet para dentro do Facebook.

Por isso, aproveite essa funcionalidade para o seu negócio: veja como você pode utilizá-la para ajudar as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços. Por exemplo, quando as pessoas buscam restaurantes no Facebook, um estabelecimento que ofereça em sua página uma aba com cardápio pode sair na frente na hora de conseguir clientes.

Um exemplo é esta página abaixo, da Red Bull, que mostra no mapa onde há vagas disponíveis para trabalhar na empresa. Assim, você pode se basear nestes exemplos para pensar em informações que sua empresa pode oferecer e que contribuirão para seus clientes e prospects realizarem a compra.

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6. Botões de Call-to-Action

O Facebook disponibiliza botões de Calls-to-Action (CTAs) que aparecem abaixo da imagem de capa. O objetivo deles é incentivar as pessoas a realizarem ações importantes na sua página.

Existem diversas opções de botão que você pode utilizar, incluindo “fazer reserva agora”, “ligar agora”, “comprar agora”, “assistir ao vídeo”, “enviar email” etc.

A RD, por exemplo, costuma usar um botão de CTA que redireciona o visitante da página para o site do RD Station. Contudo, durante as épocas de eventos, também direcionamos o usuário para os sites do RD On the Road ou do RD Summit.

Siga o passo a passo a seguir para adicionar um botão de CTA à sua página.

1. Abaixo da sua foto de capa, clique na opção “adicionar um botão”;

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2. Depois escolha a chamada que você quer e preencha os dados relacionados a ela (“compre agora”, “assine aqui”, “entre em contato” etc.);

3. Clique em “criar”.

O Facebook oferece diversas ações, cada uma com um objetivo diferente:

  • Reservar agora: útil para negócios que lidam com ofertas que envolvem datas e viagens, como por exemplo, empresas de transporte, hotéis, eventos etc.
  • Ligue agora: ideal para empresas que usam atendimento telefônico. É possível realizar a chamada na hora se visitante estiver visitando a página a partir de um celular;
  • Fale conosco: é uma boa opção para negócios que atuam com SAC 2.0. Você pode tanto atender diretamente pelo Facebook ou direcionar o usuário para o seu site, para uma página do seu site voltada para isso. Se você não atender 24 horas por dia, deixe claro quais são seus horários de atendimento.
  • Enviar mensagem: essa opção serve para que o visitante envie mensagens que serão recebidas pelo chat do Facebook.
  • Usar aplicativo: esse CTA é ideal para empresas que possuem algum tipo de aplicativo. Como atualmente 30% das pessoas acessam a rede social exclusivamente pelo celular e 86% do total dos usuários (1,19 bilhão) usam o Facebook móvel pelo menos uma vez por mês, essa é uma ótima oportunidade para novas conversões.
  • Jogar: usando essa função, você vai direcionar seu usuário para uma página de jogos. Essa é uma excelente oportunidade para sua empresa, já que, segundo a pesquisa Game Brasil 2015, aproximadamente 74,5% dos entrevistados baixam jogos em seus celulares, e 80% jogam pelo celular durante os deslocamentos no trânsito. Tanto no caso de criar um jogo ou um aplicativo, lembre-se de como é importante estar adaptado ás plataformas mobile.
  • Comprar agora: Caso você queira mandar seu usuário diretamente para a compra, use este botão. Estimular a compra é muito importante para obter mais conversões no seu site. Só não se esqueça de deixar claro se houver algum tipo de restrição na sua oferta (validade etc.).
  • Cadastre-se: este CTA é ideal para obter dados e gerar Leads qualificados. A oferta pode ser uma newsletter, uma lista de promoções etc.
  • Assistir ao vídeo: vídeos são uma das formas que geram mais engajamento e visualizações no Facebook. Por isso, utilize mais vídeos para aumentar sua audiência. Só tome cuidado para não ser muito enfático na sua capa, pois isso não é bem visto pela política da rede social, e você pode ter sua página penalizada.
  • Enviar email: Nesta opção, o visitante da sua página terá a oportunidade de enviar um email para um endereço que você predefinir.
  • Saiba mais: esse CTA pode ser utilizado quando você não tiver nada mais específico para oferecer.

Conclusão

Estes foram apenas alguns primeiros passos para você aprender como criar uma página no Facebook e deixá-la pronta para suas ações de Marketing Digital.

Mas tão importante quanto isso, é você estar sempre antenado nas tendências do Facebook, e estar sempre conectado para conseguir estabelecer um relacionamento forte com seu público-alvo. Use sua criatividade e mantenha a constância na utilização da rede para engajar sua audiência e gerar os resultados esperados.

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