Blog de Marketing Digital de Resultados

5 dicas infalíveis para você divulgar o seu evento de maneira efetiva

Confira 5 dicas matadoras para você saber como divulgar um evento com Marketing Digital e por que essa é uma estratégia saudável para sua empresa!

Esse post foi adaptado a partir de trechos do eBook “O Guia definitivo da Produção de eventos como ferramenta de Marketing”, um material completo e recheado de experiências práticas sobre como divulgar um evento e como isso se encaixa na estratégia de marketing da sua empresa, gerando receitas e fortalecendo a marca. Para ler o material completo, acesse este link.

Produzir eventos como parte da estratégia de marketing de uma empresa é visto, em geral, como uma possibilidade de melhorar o reconhecimento de marca, consolidar um posicionamento e criar uma comunidade ao redor, fatores que são valiosos por si só.

Além disso, estar presente no dia a dia do cliente é importantíssimo para que o relacionamento seja consolidado. Como falamos no post “A importância dos eventos offline na era do Marketing Digital”, essa importância se dá sobretudo para:

  • Otimizar o processo de venda
  • Conhecer a realidade do cliente de perto
  • Colher os frutos de fazer algo diferente

A Resultados Digitais organiza anualmente dois grandes eventos de Marketing Digital e Vendas (RD Summit e RD On The Road). Nesse post, vamos falar sobre 5 práticas infalíveis para você saber como divulgar um evento com Marketing Digital de maneira efetiva.

A estratégia para divulgar um evento

O plano de divulgação do evento pode ser encarado de forma semelhante a um planejamento de marketing da sua empresa: é preciso definir bem quem é o público-alvo, em quais canais esse público está presente, qual é o posicionamento do evento e onde ele se diferencia.

A partir dessas definições, estipulamos um plano de mídia, comunicando com banners, áudio e vídeo o diferencial e o posicionamento do evento, bem como as datas, para alavancar as vendas. Um trabalho de assessoria de imprensa também é bem-vindo.

Há algumas tentativas que podem ajudar bastante. Por exemplo, muitos veículos podem enxergar algum tipo de permuta com bons olhos. Eles recebem o destaque de apoiador e um número de ingressos em troca do espaço para sua publicidade.

O grande pulo do gato, no entanto, é entender que a estratégia de divulgação mais eficiente para divulgar um não acontece quando pensamos somente no evento e temos um sprint para as vendas de ingressos. O resultado é muito mais fácil quando sua empresa deixa de pensar em campanhas e pensa no marketing como um relacionamento contínuo com sua audiência.

Quando chegar o momento do evento, o que é mais fácil?

  1. Vender para as pessoas que já conhecem sua empresa e que, em virtude do relacionamento, já possuem uma certa confiança?
  2. Abordar pessoas desconhecidas por meio de veículos de mídia e tentar provar a elas que seu evento vale a pena, principalmente quando é a primeira edição e ninguém nunca ouviu falar dele?

Se você seguiu o caminho A e construiu uma audiência previamente, as 5 ações abaixo vão ajudar muito:

1 – Email para base

Não compre emails, não faça spam e tome muito cuidado com a frequência de envio. Esses são os grandes perigos do email marketing e, se não forem bem trabalhados, podem arruinar sua estratégia.

Dito isso, se bem utilizado, o email é o principal canal de vendas para diversos negócios. É uma relação direta, um a um, com cada um dos potenciais clientes. Além do mais, é um canal barato e que está sob controle total da sua empresa.

Trace um calendário de quantos e quais emails podem ser enviados, conciliando isso com as principais novidades do evento (viradas de lote, novos palestrantes etc).

2 – Anúncios no Facebook com Custom Audiences

Você pode criar anúncios no Facebook para promover o seu evento (aprenda mais sobre Facebook Ads nesse eBook). Há opções de segmentação muito interessantes na própria ferramenta para encontrar o público ideal.

Mas uma opção ainda é melhor é usar as audiências customizadas. Com elas, sua empresa pode subir uma lista de emails no Facebook, que vai fazer a conexão entre os emails e os perfis de cada pessoa e direcionar os seus anúncios para essas pessoas que você escolheu.

É uma forma muito eficiente de se comunicar com a sua audiência e de vender sem poluir o canal de email.

3 – Retargeting

Sabe quando você visita um produto e o anúncio dele fica te perseguindo por toda a web depois? Isso é retargeting.

Basicamente, um visitante que entra no seu site é identificado e posteriormente é possível alcançá-lo em redes de anúncios.

Investir nessa forma de anúncio é muito interessante porque é comum que as pessoas não comprem no primeiro impulso. Elas querem processar melhor a ideia, avaliar agenda etc. Usar o retargeting é garantir que elas não vão se esquecer do evento e que constantemente vão pensar na compra.

4 – Hangout com palestrantes

Se você está trazendo bons palestrantes para o evento, é um esforço válido tentar marcar durante a divulgação um Hangout que sirva de prévia e aquecimento.

Essa é uma forma de mostrar que o palestrante tem coisas boas a dizer e de promover o evento de forma mais leve. É mais bem aceito mandar um email para a sua base convidando para um bate-papo com o especialista X sobre o seu mercado do que um pedido para comprar ingressos.

Claro que, ao longo do bate-papo, você pode (e deve) explicitar a participação do palestrante no evento e falar um pouco mais do que vai acontecer por lá.

5 – Crie urgência

É uma parte relevante das ações para gerar vendas de ingressos tentar criar escassez e gerar urgência na compra.

Há alguns mecanismos que podem ajudar nisso:

Escadinha de preços (lotes): Quando o preço sobe em uma data específica, as pessoas sentem que vão perder dinheiro e podem antecipar a compra. Em geral é muito recomendado trabalhar com isso e usar os prazos de cada lote na comunicação.

Cupom promocional: Caso não queira fazer uma precificação em lotes, é possível criar o mesmo efeito com cupons de descontos limitados a X primeiras pessoas ou a um prazo específico.

Brindes: Por fim, caso descontos e alterações no preço não sejam a sua preferência, é possível trabalhar com brindes extras. Por exemplo: quem entrar até a data X ganha um curso online, um lugar VIP no auditório, concorre a um bate-papo privado com um dos palestrantes etc.

Se você quiser saber mais sobre o assunto, como todos os passos importantes para realizar um bom evento, quais os itens que não podem ser esquecidos e como pensar nos maiores dilemas de forma adaptada ao seu contexto, baixe agora o eBook “O Guia definitivo da Produção de eventos como ferramenta de Marketing”, escrito em parceria entre a Resultados Digitais e a Sympla.

Fique por dentro também dos eventos promovidos pela Resultados Digitas, o RD Summit (http://rdsummit.com.br) e o RD On The Road (http://rdontheroad.com.br/).

Marcadores:

Deixe seu comentário