Blog de Marketing Digital de Resultados

Como engajar toda a empresa na produção de conteúdo

Com o RD on the Road temos viajado todo o Brasil para falar de Marketing Digital. Na parte da tarde há uma agenda exclusiva para clientes, onde mostramos como as coisas funcionam aqui dentro. Ao apresentar nosso processo de produção de conteúdo, que hoje é todo interno (aliás, outro ótimo tema de post :P), é praticamente garantido que vou receber a pergunta: e como eu faço com que todos na empresa realmente ajudem nesse processo?

Produzir conteúdo é algo que exige tempo e a possibilidade de distribuir esse conteúdo entre as áreas da empresa é um caminho para ganhar diferentes visões e não sobrecarregar ninguém.

O que era para ser a solução se torna problema quando os funcionários deixam de entregar, cumprir prazos e prejudicam a consistência. E isso é algo quase natural, uma vez que a produção de conteúdo não está no core. É difícil fazer com que um vendedor, por exemplo, escreva um post usando o tempo que poderia ligar para 6 empresas que poderiam virar clientes.

Não existe uma fórmula mágica e o problema é realmente comum para muitos negócios, mas há algumas coisas que vimos por experiência própria que podem fazer muita diferença. Separamos 6 itens abaixo que entram nessa categoria:

1 – Fazer quem está em cima comprar a ideia

É muito difícil fazer o processo funcionar quando as hierarquias mais altas da empresa não compraram claramente a ideia. Não é uma questão do gestor permitir que um funcionário escreva, é incentivar e dar as condições para que seja feito e bem feito.

Eles devem transmitir essa confiança a todos, permitir que o funcionário invista tempo de qualidade e também dar autonomia e legitimidade ao gestor do blog para cobrar prazos e níveis de qualidade.

Já falamos um pouco sobre como conquistar o apoio da liderança.

2 – Educar e mostrar de forma efetiva a importância do conteúdo

Fora os gestores, o próprio funcionário que vai escrever tem que sentir que está fazendo algo importante para a empresa e que impacta diretamente os resultados (muitas vezes os próprios inclusive). Por exemplo, um conteúdo que tira dúvidas comuns do cliente é útil para os times de vendas e atendimento e eles devem enxergar que produzir um conteúdo de qualidade é um ganho relevante de produtividade para eles próprios.

É bastante comum que um editor de conteúdo ou um gestor de Marketing se empolgue e tente impor a outras pessoas no time sem dar muito contexto e isso é receita certa para falhar.

Eu me lembro que no começo da Resultados Digitais atendi a um cliente que tinha um processo bem travado de produção de conteúdo. O responsável pelo blog queria fazer a coisa andar, mas não conseguia o comprometimento de mais ninguém. A solução: aproveitei uma ida à cidade da empresa para fazer um mini seminário explicando como o processo de compras mudou, como o conteúdo se encaixava nesse contexto e como esse conteúdo poderia ser produzido ali dentro.

Essa prática mudou significativamente a percepção de importância das pessoas e gerou um comprometimento muito maior. Se você é a pessoa que estudou marketing de conteúdo e quer engajar, que tal marcar um seminário na semana que vem para mostrar a todo mundo da empresa como isso funciona e como vai ser importante para a estratégia da empresa?

3 – Trazer a pessoa para o processo de planejamento do post e dar pequenos passos

Há vários estudos que mostram que uma boa forma de conseguir algo custoso e que demanda muitos esforços é conseguir um comprometimento mínimo primeiro e depois ir aos poucos pedindo por mais. As pessoas tentam se manter coerentes e aceitam melhor, aumentando a chance de realizarem a ação.

Ao invés de impor, tente perguntar que dúvidas de clientes o potencial autor teve que responder recentemente ou que ações/projetos que está tocando que podem gerar boas ideias de conteúdo a ser externalizado. O ato em si de fazer a própria pessoa pensar no que seria um bom tema e com potencial de sucesso já a faz se sentir mais próxima desse sucesso e mais disposta a fazer.

Depois passe por etapas pequenas como validação da estrutura do post. Cobrar uma validação da estrutura é singelo e a montagem da estrutura em si do post raramente vai levar mais do que 20 minutos.

Não me lembro de um único caso aqui na Resultados Digitais de alguém que aprovou a estrutura e depois não terminou de escrever. Trabalhe com pequenos comprometimentos e exigindo aos poucos.

4 – Ter prazos claros e processos de cobrança (dando o devido tempo mínimo)

Apesar de relativamente primário em gestão, é um erro comum também. O gestor de conteúdo faz um seminário, mostra para todo mundo a importância do conteúdo e depois fica simplesmente esperando o resto da equipe enviar posts.

É algo que raramente funciona. As pessoas tem outros trabalhos, outras preocupações e muitas vezes atendem ao lado que grita mais alto. Sempre fale com as pessoas que você quer que escrevam, uma a uma, deixando muito claros os prazos, como vão ser as cobranças e em quais etapas (definição do tema, da estrutura, versão inicial, versão final).

5 – Mostrar o impacto causado para manter a motivação

Se seu blog está só começando, é muito provável que não valha muito a pena fazer isso, já que os números tendem a não ser muito bons no começo. No entanto, se o blog já engrenou, trabalhe forte na importância dele e no Marketing pessoal e visibilidade que o autor tem a ganhar.

Mostre que aquele conteúdo tem/teve muito alcance, indicando número de visualizações, compartilhamentos, Leads gerados e etc. O ego mexe com praticamente todo mundo e você pode usar isso para todos da sua equipe.

6 – Se mostrar aberto para ajudar e indicar o caminho

Muitas pessoas não têm um nível alto de confiança e se sentem inseguras. Às vezes não percebemos isso, mas é um motivo muito comum para alguém não escrever: o medo de se expor, de fazer algo que não está no nível esperado.

É papel do gestor de conteúdo ajudar, mostrar que não é algo tão complexo assim e que há caminhos e processos que podem ajudar. Um manual de redação, personas bem definidas e orientações claras, exemplos de bons posts e referências podem ajudar bastante também.

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