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Como escrever o primeiro email de venda para Inbound Leads

Nem sempre é possível que o primeiro contato com o seu cliente em potencial aconteça via telefone, seja devido a uma política de contenção de gastos da empresa, por um alto volume de Leads qualificados ou porque o contato não está disponível no momento. Uma dessas situações vão, inevitavelmente, te levar a utilizar o email.

Já falamos aqui no blog sobre a importância de uma primeira ligação com qualidade e agora vamos explorar um pouco melhor essa outra ferramenta de comunicação, que além de rápida, possibilita escalonar um pouco mais o volume de Leads abordados por você.

1. Tenha um assunto atrativo

Apesar de ser extremamente importante, essa é uma parte esquecida por muitos profissionais de vendas. O assunto do seu email funciona como um convite. Como se fosse a capa de um livro ou o pôster de um filme no cinema, é ele que vende o conteúdo e leva à abertura.

Apenas 30 ou 40% dos emails são lidos, já o assunto será visto com certeza pelo destinatário. É muito importante ser objetivo e gerar curiosidade. Você pode, por exemplo, escrever: “A Maria Silva sugeriu esse contato” ou “Sugestões sobre seu novo site”.

2. Mostre a que veio logo de cara

Quando você recebe um alto volume de conteúdo diariamente, a sua primeira reação é filtrar ao máximo tudo que pode te fazer perder tempo. Baseado nisso, é muito importante ir direto ao ponto e não ficar enfeitando demais o e-mail.

Vale explorar o motivo do contato logo na primeira linha e evitar gastar esse espaço com apresentações ou contextualizações que não irão interferir no objetivo final:

“Oi, Maria, tudo bem?
Sou consultor na Resultados Digitais e o João Lopes sugeriu que eu entrasse em contato com você para que a gente pudesse ter uma conversa rápida sobre seu novo site.”

3. Trabalhe com apenas uma mensagem

A internet é um canal rápido e que tem a habilidade de distrair facilmente o internauta, por isso é importante manter o foco do seu email. Se você está escrevendo para sugerir uma reunião para falar sobre o novo site, esse e-mail não deve ser utilizado para comentar sobre as campanhas de email marketing, redes sociais ou do seu lugar predileto no Rio de Janeiro.

4. Gere valor

O seu Lead precisa perceber que o seu contato é importante para ele e que o principal objetivo dessa conexão é oferecer um benefício concreto para um possível problema. Explore suas ferramentas para conseguir mais informações que tenham a ver com o seu serviço e utilize isso a seu favor:

“Vi que vocês lançaram o novo blog, ficou visualmente muito atrativo. Seria interessante acrescentar os botões de compartilhamento para que o conteúdo se propague pela internet com mais facilidade. Isso ajuda na autoridade da página e faz com que vocês tenham mais relevância.”

5.  Ofereça um benefício claro

Para que a conversa possa seguir em outro meio de comunicação é importante que a pessoa perceba o que pode ganhar com você, mostre de como você pode ajudar na solução:

“Tenho outras dicas interessantes que podem fazer o blog ganhar audiência mais rapidamente”

6. Tenha um call-to-action eficiente

O conteúdo é muito importante, mas o ponto principal do primeiro email é levar esse contato para outro meio que te possibilite extrair mais informações que serão úteis na hora de fazer a venda.

Deixe claro qual deve ser o próximo passo a ser tomado:
“Se quiser conversar um pouco mais sobre isso, você pode me ligar no (xx) XXXX-XXXX” ou “Pensei em te ligar amanhã às 15h para uma conversa de 10 minutos sobre o tema. Esse horário é o melhor para você?”

7. Seja gentil na hora da despedida

Lembre-se de que você não está conversando com uma máquina, por isso é importante aproveitar esse momento para se despedir de forma mais pessoal e até reforçar o contato. Evite utilizar apenas o famoso “att”.
“Aguardo uma resposta sua.
Abraços,”

 8. Dicas extras

Além do conteúdo, é importante ter atenção a alguns outros detalhes simples e que podem fazer a diferença e gerar mais respostas.

Evite formalismos exagerados: faça o seu email soar o mais natural possível. O uso de palavras muito formais como “estimado,” “digníssimo” e “prezado” faz com que sua mensagem fique um pouco pedante. A menos que a situação realmente exija um tratamento específico, procure trabalhar com apenas o nome do Lead.

Cuide com dia e horário para envio: é muito importante ficar atento aos melhores dias e hora para fazer o envio dos emails. Como o comportamento pode variar dependendo do público, é interessante aproveitar os relatórios de abertura gerados através das suas campanhas massivas, eles podem ser um ótimo indício. Nesse post você encontra um infográfico que mostra os melhores dias e horas para o envio.

Faça envios personalizados: sempre que possível envie o email direcionado com o nome do Lead. Caso você não tenha esse dado, evite enviar e-mails com a frase “A quem possa interessar”. É melhor utilizar apenas “olá”.

Cuide com o português: o conteúdo do seu email mostra quem você é. É muito importante revisar para evitar erros de digitação ou de vocabulário. Uma mensagem cheia de erros ortográficos é uma péssima maneira de começar um contato.

 

Espero que essas dicas o ajudem a manter o foco e a conquistar uma primeira abordagem assertiva!

 

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