Como escrever títulos de posts que atraem cliques e conquistam visitantes


Escrevendo título para post


Quanto tempo você investe na criação de títulos para os posts do blog da sua empresa? Mais ou menos do que o tempo para escrever todo o resto do post?

A maioria das pessoas responde que menos, muito menos tempo. Escrever uma linha de título parece ser bem mais simples do que escrever os diversos parágrafos que dão forma ao texto. No entanto, a responsabilidade do título nos resultados de um post é incrivelmente desproporcional ao seu tamanho.

Não há duvida que só um bom texto retém leitores, mas não há retenção sem a atração inicial. Vários ótimos posts não são lidos ou espalhados por esse motivo: falta um título atrativo.

A importância de um título atrativo

Vivemos uma era de abundância de informação. Se isso é bom por um lado, para quem trabalha com marketing há um importante alerta: a disputa por atenção nunca esteve tão grande.

Quando se escreve para uma audiência fiel, que já conhece e admira os autores, o título é menos importante. Basta manter a qualidade dos textos e os leitores voltarão. Títulos pouco concretos podem funcionar, mesmo que não pareçam muito atrativos ou indiquem claramente o tema abordado.

Já para as pessoas que ainda não conhecem o blog (provavelmente a maioria dos seus clientes em potencial), há uma desconfiança inconsciente: com tantas coisas para fazer e tanta informação disponível, será que vale a pena gastar meu tempo lendo esse artigo? O que isso tem a ver comigo? Quanto o conteúdo me acrescenta?

Pense em quantos emails você recebe diariamente e quantos links seus amigos compartilham no Facebook ou Twitter que você simplesmente ignora.

Normalmente é o título que aparece como assunto no email, texto nos tweets ou em destaque quando alguém curte ou compartilha um post no Facebook. Veja o exemplo abaixo:

Tïtulo - Post no Facebook

Se pensarmos nas ferramentas de busca, a importância do título fica ainda maior. Além de o título ser exibido na página de resultados do Google, é também um dos principais fatores de rankeamento e as palavras chave ali utilizadas possuem grande valor para os buscadores. Por isso, além de ser atrativo para atrair o clique, um título deve também ser focado nas palavras chave que sua empresa mira, utilizando-as de forma direta e objetiva. Segue outro exemplo abaixo:

Título de post na SERP

Obs.: É possível fazer com que o título da página (atributo “Page Title” indicado no código HTML) seja diferente do título real do artigo, exibido em destaque antes do texto. No entanto, há algumas limitações sobre o uso dessa prática e vamos deixar o assunto para outro texto.

Tipos de Títulos que funcionam

Tema + Chamariz

Um dos estilos de título que mais gosto é aquele que destaca e explicita o tema primeiro e na sequência usa uma frase mais chamativa.

Esse tipo de título também ajuda muito nas buscas orgânicas, uma vez que as palavras mais importantes do tema são apresentadas de forma direta logo no começo do título e mesmo assim não deixam de ser interessantes, já que há a frase chamariz na sequência. Exemplos:

Inbound Marketing: será que ele serve para seu negócio?

Produção de conteúdo: a melhor aposta em Marketing Digital

Perguntas/respostas abertas

Seu post deve ter sido escrito com o objetivo de apresentar algum problema ou solução, e normalmente esse problema ou solução pode ser expressado com uma sentença que se inicia com “Como”,  “Por que”, “O que”,  “Quando” ou “Quem”, como nos posts abaixo:

O que uma empresa de desenvolvimento pode ganhar com uma private cloud

Quando a sua empresa pode (ou não) automatizar posts em Mídias Sociais

Listas e números

Posts com listas de itens impressionam pela efetividade. Apesar de simples, é incrível o quanto sempre funcionam bem.

O número é concreto e transmite a ideia de grande benefício na leitura. Posts em listas também indicam, implicitamente, um conteúdo quebrado em tópicos e fácil de ler, formato atraente para os usuários de Internet. Mais exemplos:

5 dicas para manter as contas a pagar em ordem na sua empresa

Os 10 erros mais comuns de empresas iniciantes no Twitter

Provocador ou controverso

Tudo o que é um pouco mais polêmico acaba chamando a atenção. Posts que seguem essa linha sempre costumam receber mais cliques. A contrapartida é que isso exige um amplo conhecimento do tema para que sua empresa consiga sustentar a visão e evitar a antipatia/crítica de algumas pessoas. Discordar de um expert ou de uma empresa são formas comuns de fazer isso. Provocar o próprio leitor também pode funcionar. Ex:

“Storytelling” pode não ser aquilo que você está imaginando!

3 erros que você deve estar cometendo em Marketing Digital

Outros modelos

Apesar dos itens anteriores já indicarem várias ideias, existem alguns outros “templates” de títulos que podem ser adaptados para diversos tipos de posts, tais como:

O que [...]precisa saber sobre [...]
Aprenda a [...] como [...]
[...] formas de [...]
Como [...] fez com que [...]

Vários outros exemplos podem ser encontrados principalmente nas capas de revistas ou sites de fofocas ou relacionamentos, que costumam usar de bons títulos para suas matérias.

Dicas extras

Use algumas palavras mágicas

Existem títulos comuns que, se acrescidos de uma ou outra palavrinha, se tornam fantásticos.

Algumas palavras destacam o artigo e, de alguma forma, acabam despertando desejo, expectativa ou curiosidade.

Exemplos comuns: Grátis, incrível, perfeito, novo, melhor, completo,  essencial, fácil, simples, garantida, incomum, surpreendente, ridícula, idiota, desconhecido.

Lembre-se também dos plurais (5 itens essenciais para …) e da forma adverbial (3 formas incrivelmente simples de…).

Misture as diferentes técnicas

Em muitos casos é possível usar diversas das técnicas ao mesmo tempo. Por exemplo, é possível usar uma lista como chamariz no modelo Tema + Chamariz, assim como é possível ser provocador utilizando as perguntas e respostas abertas.

Cada combinação pode oferecer uma possibilidade mais atrativa, por isso não tenha medo de arriscar.

Sempre analise na Keyword Tool

O Google oferece uma ferramenta para estimar o quanto uma palavra chave é buscada: a Keyword Tool.

Uma pesquisa simples na ferramenta antes de escrever o título pode ser de grande valor para entender o que as pessoas efetivamente procuram. Se você estivesse escrevendo sobre o assunto, uma pesquisa poderia revelar, por exemplo, que a palavra “carro” é buscada 20 vezes mais que a palavra “automóvel”. Diferenças brutais como essa ocorrem em uma infinidade de outros casos e muito provavelmente nos temas dos seus posts também.

Escreva diversas opções

Se consideramos o título tão importante e difícil, não faz sentido deixá-lo para o final e escrevê-lo em 2 minutos.

Vale a pena gastar um tempo maior criando diversas versões do mesmo e buscando alguma que se destaque.

Com o trabalho feito, teste seu título com as seguintes perguntas:

- O título fica bem fora do seu contexto original?
- Alguém que não conhece sua empresa ou os assuntos que escreve se identificaria com o tema do post?
- Quão atrativa é a promessa feita? Parece falar de um problema/interesse real do seu público?
- O título conseguiria se beneficiar de números em lista ou das palavras mágicas que indicamos?
- O título é compatível com o conteúdo do post? Não vai causar nenhuma decepção na continuação da leitura?
- O título utiliza palavras relevantes para a estratégia da empresa em SEO?

Saiba mais:

eBook grátis - Blog para negócios

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Blog

  • http://twitter.com/NevesClayton Clayton Neves

    Excelentes dicas.

    Eu mesmo tinha muita dificuldade de escrever títulos, então estudei bastante e hoje melhorei de forma absurda as conversões de meus títulos.Grande abraço.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Obrigado Clayton!

      Tem alguma dica extra para compartilhar?

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Pingback: Pare de ler sobre como ganhar dinheiro com blog - Alvo ConhecimentoAlvo Conhecimento

  • http://culinariainfantil.net.br/ Sandro

    Captar interesses e comportamentos na web não é fácil. Então estas dicas parecem muito úteis para o desenvolvimento de um bom trabalho.  

  • wilson roberto zimmermann

    O ideal é termos um mix de ” Palavras que vendem “+ “webwriting ” + “PNL” e o ” coração “,sem se falar nos efeitos cognitivos.

    • Fernando

      Wilson, o que é PNL?

  • Pingback: Webwriting: como escrever melhor em posts e sites

  • http://www.facebook.com/rafaelalvesdebrito Rafael Brito

    Parabéns pelo conteúdo, André. Excelente texto!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Muito obrigado Rafael!

      Abcs,
      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • http://gerenciandoeventos.blogspot.in/ Pablo Fuentes

    Bom, para o próximo post do meu blog tenho demorado mais para encontrar um título do que para escrever o texto. Bem mais! O texto já está pronto e o título… Por isso pesquisei no Google, encontrei e li esta matéria. Valeu!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Só de ter feito isso já está à frente da grande maioria Pablo.

      Um abraço,
      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • ronaldonyc

    Muito bom este artigo, lembrando também que videos nos blog funcionam muito melhor na área de internet marketing. Nos USA , video é fundamental nos blogs. Quando vc cria um post e coloca o seu video do youtube, vc gera muito mais tráfego do que apenas escrevendo artigos. No Brasil a concorrência é pouca se compararmos com os americanos. É incrivel como a cada dia surge um plugin novo para wordpress para vc conseguir mais tráfego para o seu website, sem falar nos softwares que são incrivelmente barato. Os plugins para o wordpress são como vc inserisse vários softwares dentro do seu website. Falando assim, talvez seja dificil de acreditar.

  • Pingback: 9 ingredientes para um blog de sucesso | Tex.do

  • http://www.facebook.com/andresantos1972 André Santos

    Olá André, estou virando um fã seu, pela clareza que você escreve e a qualidade técnica dos teus posts. Tenho aprendido dicas valiosas aqui no blog. Obrigado, grande abraço.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      É sempre muito bacana ler isso André!

      Valeu pela leitura e participação.

      Abs

  • http://www.facebook.com/murilo.roosch Murilo Roosch

    Obrigado pelo artigo e pelas dicas. Vão me ajudar bastante e vou até compartilhar com um time de escritores de um canal que gerencio! Parabéns, André ;)

    Se quiser conhecer, fique a vontade! http://muraldocoach.com.br

  • Sostenes Henrique Oliveira

    Ótimas dicas pessoal! Mas me gerou uma dúvida … quando faço uma consulta na Keyword Tool do Google, encontro e seleciono uma palavra-chave. O ideal é eu usar exatamente a palavra-chave ou apenas inseri-la nos modelos ?

    Ex.: para a palavra chave “Café e Musculação”. O melhor título seria exatamente “Café e Musculação” ou “Como conciliar o consumo de café com a musculação” ?

  • Pingback: Dicas para criar introduções de posts atraentes

  • Pingback: 3 desafios que todo produtor de conteúdo enfrenta e como vencê-los

  • Pingback: Títulos de Notícias: Como adaptá-los para a leitura dos Internautas | Blog PR Newswire

  • Alessandro Villela

    André, esse post foi melhor e mais interessante do que vários livros de marketing que já li ! Parabéns !!!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Que bacana o feedback Alessandro!
      Muito obrigado :)

      Abs

  • Pingback: Qual a semelhança entre cozinhar e blogar? - Contentools