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Como estruturar um time de Marketing Digital: para quem já faz

Saiba como sua empresa pode continuar aumentando a equipe e como corrigir a rota para gerar resultados para o negócio sem inchar desnecessariamente o time de marketing

Anteriormente, abordamos aqui no blog da Resultados Digitais de que forma uma empresa pode montar uma equipe de Marketing Digital se ainda não trabalha com essa estratégia: decidir pela terceirização ou não, determinar o perfil e os conhecimentos necessários para um profissional de Marketing Digital, definir o tamanho da equipe em cada etapa do crescimento da empresa etc.

Se sua empresa ainda não faz Marketing Digital, leia o post Como estruturar um time de Marketing Digital: para quem está começando.

Mas e se a empresa já aplica o Marketing Digital? De que forma ela pode continuar aumentando sua equipe? E como corrigir a rota para gerar resultados para o negócio sem inchar desnecessariamente o time de marketing?

Da mesma forma que a metodologia Máquina de Crescimento serve para ajudar a estruturar uma equipe do zero, ela também ajuda a identificar se o time está completo ou se é necessário contratar novos colaboradores.

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Automatizando e escalando

Para quem já faz Marketing Digital, ou seja, já possui certa maturidade na estratégia, é o momento de automatizar e escalar o processo (Fase 3 da metodologia Máquina de Crescimento). Isso porque a operação já cresceu naturalmente até o ponto em que aparecem algumas dores.

O volume de Leads a serem qualificados fica grande demais para que isso seja feito manualmente, e o ritmo de crescimento orgânico diminui, parecendo estar próximo de um nível de saturação. Operacionalizar a comunicação, conteúdos e a gestão de Leads começa a se tornar difícil.

É nesse contexto que você deve aumentar sua equipe de marketing e vendas da seguinte maneira:

Nessa etapa, sua equipe já deve ser capaz de utilizar técnicas intermediárias de Marketing Digital e vendas, gerar mais volume de Leads recorrentes, trabalhar mídias pagas e elaborar uma jornada de compra bem desenhada para seu público-alvo.

Também é o momento de passar a utilizar fluxos de email automatizados (o que vai desafogar uma parte da equipe da produção manual) e ter automação de qualificação para vendas (Lead Scoring).

Otimizando

Quando sua empresa estiver rodando a todo vapor desta maneira, é hora de passar para a Fase 4 (Otimização). Aqui a empresa já tem uma operação fluida de alto volume, com boa penetração de mercado e já está em difícil continua ganhando volume. O foco agora é ganhar eficiência.

Nessa etapa, a preocupação está em usar dados e a inteligência para conseguir capitalizar melhor toda a estrutura e as ações que já estão sendo realizadas. Aqui, é altamente recomendável você criar uma estrutura de experimentos (growth hacking) para fazer melhorias contínuas nas mais diversas práticas de Marketing Digital disponíveis, sempre se baseando em números e análises avançadas.

Assim, a equipe já tem que estar um pouco mais robusta. É esperado que o time já tenha:

  • um CMO ou diretor de marketing;
  • 4 ou mais especialistas por temas técnicos;
  • 2 ou mais editores/produtores de conteúdo;
  • time de criativos com 3 ou mais pessoas (designers, editores de vídeo ou outros);
  • pelo menos 1 sales ops no time de vendas.

Nessa etapa, o time precisa estar capacitado para usar técnicas avançadas de marketing e vendas, fazer growth hacking, produzir conteúdo segmentado, possuir fluxo de emails para clientes, ter um processo de análise de eficiência de vendas que traz feedback ao marketing para atualizar Lead Scoring e metas.

Identificando gargalos

Outra maneira de avaliar se a estruturação do time está funcionando é analisar a operação e buscar por possíveis gargalos.

A produção de conteúdo está em dia? Todos os Leads qualificados passam pelo pré-vendas? Os vendedores estão conseguindo abordar todos os Leads que chegam a eles?

Para ajudar a identificar esses gargalos, você pode adotar estas dicas:

  • Tenha bem definida a capacidade de cada colaborador em termos de eficiência e tempo: você precisa saber qual é o potencial de produção de seus funcionários para saber o que e como cobrar deles;
  • Prepare colaboradores para assumirem a gestão: em uma empresa em crescimento, é comum termos contribuidores individuais se tornando gestores, sendo que muitos não tiveram experiências prévias em gestão. Por isso, alinhe expectativas, aumente as responsabilidades e acompanhe a evolução desse novo gestor;
  • Planeje a melhoria de estrutura e processos: verifique qual é a estrutura de determinada área hoje e se ela será escalável daqui a 6 meses para o crescimento planejado. Além disso, prepare-se para especializar as áreas, faça benchmarking e otimize os processos;
  • Garanta o alinhamento da cultura: tenha um código de cultura da empresa e garanta que os líderes sejam os embaixadores. E coloque em prática esses valores.

Conclusão

Com essas ações, provavelmente você começará a detectar os gargalos e pontos de melhoria em sua equipe. A partir daí, se há pessoas com desempenho ruim — seja por performance de sua função, seja por falta de alinhamento com a cultura da empresa —, ofereça formas de melhorar esse desempenho, como treinamento e coaching.

Então, se você quer continuar a melhorar a estruturação e desempenho da sua equipe, comece com as dicas que demos acima e se aprofunde no assunto com nosso eBook Como estruturar e aumentar a performance de um time de Marketing Digital.

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