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Como fazer a divulgação de cursos online

Uma das grandes preocupações ao iniciar um negócio EaD é saber como fazer a divulgação de cursos online. Veja como aproveitar os diferentes canais para atrair mais alunos para sua instituição de ensino.

Sabemos que, atualmente, a grande preocupação ao iniciar um negócio na modalidade de ensino a distância é saber como fazer a divulgação de cursos online. Porém, nem sempre é encontrada uma resposta objetiva para essa questão.

Pensando nisso, criamos esse pequeno roteiro para que você possa conhecer a realidade do universo da divulgação de cursos online e saber por quais caminhos começar a seguir.

Vamos lá?

1. Esteja nas redes sociais

As redes sociais têm um papel fundamental para instituições de ensino na divulgação de cursos online. Portanto, use-as como uma forma de oferecer informações úteis para aqueles que curtem a sua página. Procure sempre passar dados relevantes sobre o seu curso, pois isso fará com que você aumente a popularidade do seu material.

As páginas do Facebook, Twitter, Instagram e demais redes sociais são atualizadas dezenas ou até centenas de vezes por dia. O motivo é simples: verificar o que está acontecendo na rede e no mundo. Comece desenvolvendo uma página para o negócio e, em seguida, reproduza nela conteúdo de qualidade e relevante na divulgação do seu curso, sempre adaptando o conteúdo para essas redes.

Que tal oferecer “amostras” das aulas e/ou apostilas do curso, despertando o interesse no aluno? Outra dica é disponibilizar videoaulas de curta duração no YouTube como uma prévia do conteúdo que será oferecido em seu curso. A ideia é atrair o interesse do espectador e, claro, futuro aluno.

2. Crie um blog

Outra estratégia eficiente para a divulgação de cursos online é criar um blog com assuntos interessantes sobre a área em que o seu curso está inserido.

No blog, você pode não só falar sobre o seu curso online como também utilizá-lo como uma espécie de “gancho” para criar posts atrativos, com um conteúdo interessante, que já adiante o que o futuro consumidor irá encontrar no seu produto.

Capriche bastante no conteúdo divulgado por essa mídia com temas úteis, relevantes, instigantes e curiosos. Com certeza você vai notar um grande aumento da sua audiência.

Por exemplo, se você tem um curso sobre culinária, por que não manter um blog com receitas simples e chamar seus espectadores para aprender os passos mais avançados em seu curso?

3. Faça parcerias

Um bom caminho a seguir é fazer parcerias com pessoas que tenham relação com o público que você quer atingir. Juntos, você e o parceiro podem atrair ainda mais alunos em potencial para o negócio.

Divulgue aquilo que seu curso online tem de melhor. Você pode fazer parcerias com formadores de opinião com influência no seu ramo, para que eles defendam o seu “produto”.

Outra opção é atrelar-se a empresas que tenham um perfil de colaboradores com potencial para se interessarem por seus cursos. Oferecer um desconto especial para uma quantidade de pessoas que adquirir o curso por meio de determinada empresa é uma estratégia que costuma gerar bons resultados.

4. Direcione sua ação

Para que você tenha sucesso na divulgação de cursos online, é preciso que a sua marca se faça presente nos canais onde o seu público-alvo está. Por isso, concentre sempre as suas ações nesses canais de comunicação.

Por exemplo, se o público do seu curso tem uma faixa etária mais “jovem”, entre 20 e 30 anos, a probabilidade de estarem em redes sociais como o Facebook, Twitter e YouTube é grande. Então, aproveite para captar esses alunos nesses canais; isso irá gerar uma identificação para ambos os lados.

Uma forma de aproveitar a segmentação nesses canais para direcionar suas ações é fazendo investimentos em mídia paga, como Facebook Ads e Google AdWords. No Facebook, por exemplo, você pode separar seu público-alvo por faixa etária e interesses ligados ao tema de seus cursos.

5. Crie uma relação com o aluno

As pessoas não compram apenas pensando no produto. Elas sempre criam alguma relação emocional com o que é adquirido, por mais objetiva que a compra seja. Mostre que você não está ali apenas para vender cursos online.

Sempre que um aluno demonstrar algum tipo de dúvida, deixe-o ciente de que você ou seu tutor irão ajudá-lo a saná-la assim que possível. Demonstre que você quer que ele tenha satisfação com a aquisição que está fazendo. Cliente satisfeito significa retorno, sempre.

Conclusão

Como você pode ver, há um mundo de possibilidades para a divulgação de cursos online por meio da internet: você só precisa achar o seu espaço, saber quais são os caminhos a seguir e quais ferramentas você deve utilizar.

Verifique o que está dando certo e o que precisa melhorar e, assim, refine seus conteúdos e a maneira de lidar com seus alunos, visando aprimorar sempre a sua divulgação de seus cursos.

Este guest post foi escrito por Rafaela Espíndola, da equipe de Marketing da Edools.

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