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[Tutorial] Como fazer um infográfico em 6 passos simples

Aprenda como fazer um Infográfico de maneira simples e prática através de ferramentas disponíveis gratuitamente na Internet!

“Esse negócio de ter que produzir o conteúdo e ainda editar o material é muito complicado”. Ouvi essa frase nas mais diversas versões ao longo do meu trabalho como Gerente de Implementação na Resultados Digitais e é por essa razão que quero mostrar como você pode gerar Leads através de um material rico simples como um infográfico.

Neste artigo você irá aprender como fazer um infográfico de maneira simples e prática através de ferramentas disponíveis gratuitamente na Internet.

Se você não sabe como fazer um infográfico e gerar Leads através dele, fique comigo. Se você já sabe, por favor, compartilhe conosco suas práticas. Somos apaixonados por trocar conhecimentos, experiências e boas práticas. Sinta-se em casa e boa leitura!

O que é um infográfico?

Infográfico é um tipo de representação visual que une textos breves com figuras e esquemas a fim de explicar um conteúdo para o leitor.

Por misturar texto com imagens, um infográfico estimula os dois lados do cérebro (direito, responsável por entender e interpretar figuras, e o esquerdo, voltado ao raciocínio lógico e à escrita).

Essa combinação torna a leitura muito mais fácil do que a compreensão dos elementos isolados.

infográfico marketing digital de resultados

Infográfico “Como funciona o Marketing Digital de Resultados”

E por que apostar em um infográfico?

Apostar na criação de um infográfico é interessante por vários motivos. Em resumo:

  • Porque é simples de fazer;
  • Porque pode ser usado tanto para gerar tráfego quanto para gerar Leads;
  • Porque é democrático: todos os segmentos, seja sua empresa B2B ou B2C, podem fazer;
  • Porque há um interesse crescente na palavra infográfico com o passar dos anos, como mostra o gráfico abaixo.
busca por infográficos no Google

Gráfico de interesse pela palavra infográfico ao longo dos anos

Se você está convencido, continue lendo esse post e aprenda como fazer um infográfico seguindo o tutorial abaixo. Mas antes, veja um exemplo que produzimos para explicar como fazer um infográfico aqui.

Passo 1 – Comece um esboço sem medo!

Você não precisa ser perfeito, pois é com prática que se chega à perfeição. Muitas pessoas deixam de produzir um conteúdo incrível porque colocam na cabeça que nunca conseguirão.

Comece escrevendo em um documento online (Google Docs, por exemplo) e responda os seguintes itens:

  • Para quem quero fazer o meu material?: Leia o artigo “Como e Por que criar uma Persona” e crie sua persona através do nosso Gerador de Personas. É importante você entender quem é a pessoa que você deseja que leia o seu infográfico.
  • Quais são as dores que meu cliente possui?: Pense nas principais dores que ele enfrenta atualmente. Pense no que poderia gerar um grande primeiro valor para seu potencial cliente. Escreva as principais dores do cliente de um lado e quais informações seriam de grande valia para ele do outro lado.
  • Por que quero fazer este material?: Você está fazendo um material para atrair Leads do topo do funil ou quer usá-lo para converter os Leads atuais em vendas? Ter um objetivo bem claro irá ajuda a focar no que realmente é importante de ser compartilhado.

Passo 2 – Esquematize suas ideias e a ordem de apresentação

Organizar as suas ideias é tão importante quanto tê-las. Esboce em algum lugar (Google Docs, Power Point em uma folha de papel) quais as informações mais importantes de serem transmitidas no seu infográfico.

Coloque no papel onde ficariam o título, subtítulo, os tópicos a serem abordados, as imagens e os Call-to-Actions.

Clique aqui e veja mais dicas sobre como organizar o seu infográfico.

Passo 3 – Hora de brincar de designer!

Ok, você não é designer. Você não sabe o que é paleta de cores e seu coração dispara só de pensar em editar qualquer coisa. Fique tranquilo. Estamos juntos e vou te mostrar como é importante, descomplicado e (por que não?) divertido fazer um infográfico!

a) Inscreva-se no Canva.com

O Canva.com é um software online gratuito que te permite criar materiais gráficos, como o infográfico em questão.

tela inicial canva

Foto da tela de inscrição/login do Canva.com, software para fazer seu infográfico

b) Procure pela seção “Blogging & eBooks” e clique em Infographic

canva - categorias

c) Escolha um modelo de infográfico que combine com o seu conteúdo

Escolha um modelo que facilite a criação do infográfico. Se seu infográfico vai se tratar de um “passo a passo”, por exemplo, vale buscar um modelo que já inclua espaços que sinalizem essas etapas.

como criar um infográfico no Canva

Exemplo de infográfico com estrutura de sequência

Por outro lado, se você quer fazer um infográfico que explore dados e números, busque um modelo que esteja de acordo:

como criar um infográfico

Não fique preocupado achando que o modelo não está 100% alinhado com o que você gostaria, pois você poderá editar todo conteúdo depois.

d) Coloque as informações dentro do infográfico

Deixe seu esboço de lado e comece substituindo todos os textos do seu infográfico. Ao colocar o texto dentro do infográfico você perceberá que sobra ou falta espaço. Não se preocupe em diminuir ou aumentar a quantidade de texto. Pense apenas em passar o que você tinha escrito para dentro do infográfico.

 

tutorial para criar infográfico no canva

Para criar novos textos, ao invés de substituir o conteúdo do modelo, basta clicar em “Text”, no menu da esquerda.

Clique depois em “Add heading” para adicionar um título , “Add subheading” para subtítulo e “Add a little bit of body text” para uma caixa de texto.

passo a passo para criar infográfico no canva

Depois, é só escrever dentro da caixa e posicionar o texto.

como personalizar seu infográfico no canva

e) Posicione e formate os textos
Agora que você já tem toda a informação importante dentro do seu infográfico é hora de posicionar e organizar a leitura dos textos e dados.

Para mover os textos de lugar basta arrastar a caixa de texto. Já para formatar os textos basta clicar na caixa de texto e acessar a barra de ferramentas para editar a fonte, o tamanho e a cor dos caracteres.

tutorial infografico no canva

f) Use as cores da empresa no seu infográfico

Se você tem uma paleta de cores – um conjunto de tons específicos que você usa na sua comunicação, como logo, site, apresentação da empresa, cartão de visita – recomendo usá-l,a pois assim você reforça sua identidade visual. Se ainda não tem, busque uma que se encaixe com sua marca.

Ferramentas:

infográficos compartivo

Faça o teste: Qual dos dois infográficos acima você acha que tem a cara da Resultados Digitais?

g) Coloque ícones para facilitar a compreensão do seu infográfico

Busque ícones que vão facilitar a leitura do seu material. Para adicioná-los no Canva basta acessar o menu da esquerda em “Uploads” e clicar em “Upload your own images”.

Dica: salve seus ícones em PNG (para que as imagens venham sem aquele fundo branco).

infográfico como criar no canva

Para adicionar o ícone clique na imagem que foi carregada no Canva.com à esquerda e a reposicione no infográfico. Voilà:

passo a passo para fazer infográfico

Base de ícones gratuita:

Passo 4 – Coloque um Call-to-Action no seu Infográfico!

Não deixe de terminar seu infográfico com um bom Call-to-Action!

infográfico call to action

Dica: Escolha apenas um! Decida qual será o próximo passo do seu leitor e direcione ele! Deixe em um lugar bem vísivel e que faça sentido, como se clicar no banner fosse a conclusão deste material. Veja mais dicas sobre como fazer um botão Call-to-Action aqui.

Passo 5 – Tenha uma estratégia para seu infográfico gerar visitas e Leads!

Depois que seu infográfico estiver pronto você precisa buscar um lugar para ele morar, certo? Você pode gerar tráfego e Leads com infográficos através de diversas estratégias. Veja algumas que recomendamos:

a) Use o infográfico para atrair visitantes para o seu site/blog

Recomendo usar o infográfico para atrair visitantes para o seu site e blog quando você possuir um material rico mais completo que o infográfico. Por exemplo, a RD atrai visitantes com um post do blog contendo o infográfico “O passo a passo do Marketing Digital”. Neste post deixamos o infográfico livre para quem quiser vê-lo sem a necessidade de preencher uma Landing Page para acessá-lo.

Dica: escreva um artigo sobre o tema do infográfico e adicione-o em seu post. Não esqueça de adicionar um código para embedar o seu infográfico!

Código embedável ou “embed code” é um tipo de tag HTML usada para incorporar arquivos em páginas na internet. Através desse código o usuário pode incorporar o seu infográfico no site dele.

Exemplo:

embedar infográfico

E por que fazer isso?

Um código embedado aumenta o número de backlinks que você pode conseguir com seu infográfico. Toda vez que alguém colar o código embedado dentro de um site, o seu material será mostrado com um link que direciona as pessoas para o seu site. Quanto mais cliques você tem, em melhor posição estará o seu post nos mecanismos de busca.

Para criar um código embedado, copie e cole o código a seguir abaixo do seu infográfico, personalizando os campos para o seu site. Exemplo:

“Incorpore no seu site:

<textarea style=”margin: 5.5px 0px; width: 500px; height: 100px;” cols=”50″ rows=”2″> &lt;a href=”http://resultadosdigitais.com.br/blog/infografico-exclusivo-como-funciona-o-marketing-digital-de-resultados/”&gt;&lt;img alt=”O Marketing Digital de Resultados” src=”http://resdigitais.wpengine.netdna-cdn.com/wp-content/uploads/2014/02/Como-funciona-o-marketing-digital-de-resultados-415×1024.jpg” width=”610″ border=”0″ /&gt;&lt;/a&gt; </textarea>”

Se você não sabe como criar manualmente um código para embedar seu infográfico, pesquise na internet sites que criem esse códigos, como o Share Code Generator.

Outra dica: Adicione ícones de compartilhamento

Siga essa dica independentemente do seu objetivo com o infográfico (gerar visitas, Leads ou construir um relacionamento com seu Lead). Adicione ícones que permitam o seu compartilhamento nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest e Linkedin.

b) Use o infográfico para gerar Leads

Se você está começando a trabalhar com Inbound Marketing pode ter a ideia errada de que apenas eBooks dão certo neste mundo. Mas tenha em mente que é possível gerar Leads com outros materiais ricos como os próprios infográficos que ensinamos a fazer!

Se você duvida, vale entrar no Viver de Blog e ver como o Henrique Carvalho gera Leads através dos infográficos. Em seu blog há diversos posts, como este aqui sobre a Psicologia das Cores, onde ele escreve sobre o assunto do infográfico e o oferece em alta resolução em troca do seu email.

Fizemos o mesmo com o infográfico “Por que investir em Automação”: produzimos um post a respeito do assunto e geramos Lead com essa pop-up abaixo:

infográfico popup

Também produzimos um infográfico contendo os principais passos que uma agência deve seguir para se transformar em uma Agência de Resultados usando Inbound Marketing. E este material está dentro de uma Landing Page para gerar Leads.

Uma outra estratégia é disponibilizar seu infográfico dentro de um kit com outros materiais ricos. Foi assim que geramos Leads com nosso Kit “Guia do Marketing Digital” onde oferecemos um webinar e um eBook, além do infográfico.

Dica: Escolha a estratégia que te deixa mais seguro.

O importante é você conseguir praticar o Inbound Marketing aos poucos e ir quebrando esses medos de produzir seu próprio material rico. Se você sente que é muito pouco oferecer um Infográfico em uma Landing Page, tente colocar algum outro material junto e monte um kit. Confie em seu potencial!

c) Use o Infográfico para se relacionar com os Leads

Um bom material rico, além de gerar valor para seu leitor, pode construir e fortificar um relacionamento. Imagine a situação: você ama psicanálise e esta todo entretido vendo um infográfico sobre as diversas linhas que existem nesse campo. Você pensa: “que interessante, sempre quis fazer um curso sobre isso…” e bum! No próximo parágrafo eis que aparece um banner falando sobre uma aula gratuita sobre um curso de psicanálise online. Você clica e se inscreve.

Ok, independentemente se você ama ou não a psicanálise o ponto é: não perca a oportunidade de estreitar seu relacionamento com seu Lead. Adicione um CTA que leve seu leitor a consumir uma outra oferta e que faça seu leitor ver cada vez mais valor no que você oferece.

Dica: Adicione banners Call-to-Action para redirecionar o leitor do seu infográfico para outras ofertas!

Outra opção interessante é colocar um QR Code que direcione o leitor para uma Landing Page (com uma oferta relacionada), alguma oferta bônus ou então para o seu site.

Ferramenta:

Passo 6 – Inspire-se explorando os infográficos ao redor do mundo!

Bom, você criou um infográfico, mas não está 100% seguro de que ele está bacana para gerar Leads. O que fazer? Busque inspirações na internet. Digite infográficos no Google e veja muitos exemplos. Assim você saberá o que funciona para otimizar o seu material!

Inspirações para você:

Ferramentas para fazer um infográfico:

Bônus: Exemplos (+ dicas) de infográficos incríveis dos nossos clientes!

1) Infográfico “10 sinais de que alguém da sua família é um alcoólatra” | Clínica Liberdade

2) Infográfico “Psicossomática da Voz” | Full Voice Studios

 

3) Infográfico “ O Valor da Limpeza” | RL Higiene

 

4) Infográfico “10 maneiras de engajar seu alunos” | Sambatech

5) Infográfico “Phishing Analytics” | PhishX

Para cada infográfico que a PhishX produz, a empresa cria um post sobre o assunto. É o caso deste post sobre Phishing e o Comportamento das Pessoas que traz em forma de artigo a temática do infográfico “Phishing Analytics”.

Dicas do Pedro Ivo, da PhishX

  • 1) Defina um púbico-alvo, suas personas;
  • 2) Defina um assunto que sensibiliza estas personas;
  • 3) Colete dados relevantes sobre o assunto;
  • 4) Utilize sempre de um grau de ineditismo ou inovação nos títulos, LPs e posts dos seus infográficos, sempre gera e atiça a curiosidade das personas;
  • 5) Capriche no layout, gráficos e imagens, mantendo sempre a identidade visual integrada ao seu produtos e/ou empresa;
  • 6) Gere seu infográfico sempre em PORTUGUÊS e INGLÊS, o mundo é global e a língua padrão é o INGLÊS. Esta dica expande muito seu público-alvo (e personas);
  • 7) Gere sempre uma LP para download de cada infográfico e sempre traduza tudo, até os campos e mensagens de erro;
  • 8) Divulgue intensamente às suas personas os seus infográficos, através de blog, mailing, redes sociais, banners de sites, blogs da sua área e assinaturas e e-mails;
  • 9) Faça co-marketing com parceiros da sua área e de outras áreas, como: empresas, blogs, parceiros, empresas de marketing, entre outras. Seu alcance se amplia rapidamente;
  • 10) Mantenha a pegada, ou seja, gere no mínimo 1 (um) material rico por mês, na PhishX nós geramos sempre infográficos e ebooks, no mínimo 1 (um) material inédito por mês e vamos alternando entre infográficos e ebooks.

6) Infográfico “Panorama das Mídias Sociais no Brasil” | Aoki Media

Dicas da Circe e da Tatiana, da Aoki

O que faz o infográfico ser uma ferramenta tão poderosa é sua capacidade de tornar um conteúdo relevante e facilmente compreendido. Somos seres visuais e, por isso, a maioria das pessoas prefere entender como funciona um produto ou setor por meio de imagens e gráficos. Assim, para quem quer preparar o seu primeiro infográfico, temos algumas dicas:

  • 1) Selecione o tema a ser abordado: avalie se é possível de apresentar algum tópico nesse formato;
  • 2) Redija um roteiro: defina quais os pontos que serão abordados e qual a ordem em que isso será feito;
  • 3) Pesquise os dados em fonte confiável: é muito importante que os números sejam atuais e tenham credibilidade;
  • 4) Peça ajuda para um designer ou use um software para ajudar na tarefa;
  • 5) Refaça e adeque até que atenda os objetivos a que ele se propõe.

Conclusões e último recado

Um infográfico é um conteúdo fácil de ser consumido e que pode e deve ser usado na sua estratégia para aumentar o volume de tráfego no seu site, gerar Leads e estreitar o relacionamento com seu potencial cliente. É um material que você pode começar a fazer hoje usando ferramentas online gratuitas como o Canva ou o Infogr.am.

Você fez algum infográfico bacana, tem uma dica de edição ou alguma dúvida? Não deixe de gerar valor compartilhando aqui nos comentários! Adoramos discussões pois ela agregam muito ao nosso conhecimento e a troca de experiências! Muito obrigada pela companhia e estarei esperando o link do seu infográfico aqui ;)

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