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Como gerar insights para otimização de Facebook Ads

Nesse post, vamos discutir como avaliar campanhas e analisar dados fornecidos pelo próprio Facebook para que os investimentos em mídia paga se tornem aprendizados e, por fim, resultados efetivos.

O Facebook é a rede social mais popular do planeta: existem mais de 89 milhões usuários no Brasil e, no mundo, esse número ultrapassa os 1,5 bilhão.

Ou seja, é um grande canal de contato com potenciais clientes. Isso porque, através dos anúncios no Facebook, é possível encontrar o perfil do seu cliente dentro dessa multidão de usuários e anunciar sua oferta de forma certeira.

Muitas empresas ainda têm receio de começar ou aumentar o investimento em mídia paga – e muito disso se deve ao fato de não terem experiência ou de terem se frustrado nas primeiras tentativas. Nesse post, vamos discutir como avaliar campanhas e analisar dados fornecidos pelo próprio Facebook para que essas frustrações se tornem aprendizados e, por fim, resultados efetivos.

Acompanhando os números

Primeiramente, ter um objetivo para fazer mídia paga é fundamental. Definido o foco, ter uma metodologia e um processo para acompanhar periodicamente as principais métricas é essencial para uma melhoria contínua de seus anúncios. Porém, para melhorias mais substanciais é necessário uma análise mais profunda dos dados apresentados, e são algumas dessas análises que vamos mostrar nesse post.

O acompanhamento dos números do Facebook é importantíssimo para não perdermos o controle de nossos gastos, mas principalmente para potencializarmos nossos investimentos. Para essa análise periódica, não há necessidade de exportar individualmente cada campanha – apenas personalizar os campos mais relevantes é suficiente para verificar se tudo está dentro do esperado.

Caso você queira fazer uma análise mais aprofundada para gerar insights para um experimento a fim de melhorar seu desempenho, a utilização da exportação de dados ajudará consideravelmente, visto que, para alguns tipo de análises, como criação de gráficos, o Facebook é limitado.

Certifique-se de que seus dados são confiáveis, pois em muitas campanhas o Facebook superestima o número de conversões. Para fazer um double check, é interessante configurar o Google Analytics para contar o número de conversões, pois costuma ser mais próximo do número de Leads gerados. Para saber mais sobre como configurar o Google Analytics, veja este post.

Existem várias análises imediatas que você pode fazer para tomar ações sem precisar exportar dados:

  • Ver a frequência das campanhas, que indica quantas vezes o mesmo usuário foi impactado pelo anúncio. Se estiver muito alta, podemos otimizar a campanha para “Alcance único diário” na “Edição de conjunto de anúncio” > “Otimização e veiculação ou mudar o público-alvo”.
  • Verificar o CPC (link), em “Resultado”, de acordo com seu benchmarking ou histórico. Caso esteja acima do desejado, você pode diminuir o orçamento, ou dar um lance máximo por resultado ou por CPC.
  • No “Gerenciador de Anúncios”, no canto superior da tabela principal, você pode alterar o detalhamento para Posicionamento. Dessa forma, você pode comparar o desempenho do computador desktop, Instagram, coluna da direita e dispositivos móveis. Com essa comparação, você pode ver qual deles tem o pior desempenho e pausá-lo ou reformular a campanha.

Esse tipo de análise você pode fazer periodicamente em suas campanhas. Caso queira saber mais sobre otimizações, baixe agora gratuitamente nosso eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads.

Exportando dados do Facebook

O Facebook, infelizmente, não apresenta muitas ferramentas de análise gráfica para o acompanhamento dos anúncios. Por outro lado, podemos exportar os dados para trabalharmos numa planilha.

Para isso, você pode clicar na campanha que deseja analisar. Acima de lista de conjuntos de anúncios, à esquerda da tela, clique em “Conjuntos de anúncios nesta campanha” e depois em “Esta campanha”.

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Escolha a janela de tempo que você deseja analisar clicando em “Vitalício” no canto direito superior da sua tela:

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Para selecionar os dados que deseja analisar, clique em “Colunas” e personalize os dados para exportação. No “Detalhamento” você pode escolher os dados por veiculação, ações ou tempo.

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Agora, basta clicar em “Exportar” e trabalhá-los em uma planilha.

Analisando os dados exportados

Vamos explicar agora duas formas mais detalhadas para você analisar suas campanhas, avaliar em qual dia da semana e quais horários suas campanhas desempenham melhor ou pior. É importante lembrar que, para certas análises, é necessário ter um certo volume de dados para que os insights sejam relevantes.

Primeiramente, no “Gerenciador de Anúncios”, selecione uma única campanha que você deseja analisar indo em “Pesquisar” no canto direito superior e clicando em “Vitalício” para selecionar a janela de tempo a ser analisada.

Para ver as principais métricas de sua campanha, vá no “Gerenciador de Anúncios” e, no canto superior direito da tabela, clique no botão “Colunas: Desempenho”, e selecione “Desempenho e cliques”.

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Para analisar o custo por aquisição (CPA) por dias da semana, logo ao lado, em “Detalhamento”, role para baixo e clique em “Por tempo > Dia”.

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Agora que você selecionou os dados e o detalhamento, podemos exportar a tabela em .csv clicando em “Exportar”.

Tendo a tabela em mãos, você pode colar seus dados na seguinte planilha (é necessário ter uma conta no Google para utilizá-la) e ela apresentará o CPA por dia da semana, e um gráfico que dará o número de resultado e CPA por dia da semana, como na figura abaixo.

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Olhando para esse gráfico, podemos ver claramente que o desempenho aos finais de semana é muito pior que nos dias úteis – um insight que, apenas olhando os dados no Facebook, é muito difícil de ter. Agora que temos uma clara definição do problema, podemos fazer testes para melhorar essa relação de CPA com os dias da semana.

Vistos os dias da semana, vamos agora olhar para os horários do dia. Para analisar quais são os melhores horários para investir, vamos mudar o detalhamento dos dados no Gerenciador de anúncios para “Hora do dia (fuso horário da conta de anúncios)”.

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Agora você pode exportar a tabela em .csv clicando em “Exportar” e colar os dados extraídos para essa outra planilha.

Assim que você colar seus dados, a planilha gerará um gráfico semelhante a este abaixo:

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Nesse gráfico, fica evidente que o CPA tende a ser maior na madrugada, já que há um volume pequeno de conversões. E isso nos dá insights de experimentos que podemos realizar a partir dessas informações.

No Power Editor do Facebook existe uma ferramenta na configuração de “Conjunto de anúncios” na qual podemos configurar os horários e dias da semana em que o conjunto de anúncios deve aparecer, mas é só possível utilizá-lo com orçamento vitalício.

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Nessas duas planilhas que acabamos de compartilhar, você pode explorar outros tipos de métricas de acordo com sua necessidade de análise. Fique à vontade e gere várias ideias para realizar experimentos a fim de melhorar seu desempenho.

Conclusão

Neste post, mostramos algumas formas para você analisar os dados oferecidos pelo Facebook – desde análises diretas, como Frequência, CPC (link) e Posicionamento, até análises mais complexas, como quais dias da semana e horários suas campanhas performam melhor.

É importante lembrar que, para que essas informações tenham relevância, você deve ter um certo volume de dados para não tomar decisões erradas.

Essas análises são os primeiros passos para as otimizações de suas campanhas. A partir dos dados, você retira informações – foi o que fizemos aqui. Depois das informações, você extrai ideias para melhorias e as transforma em experimentos para, depois de testados e validados, aplicar em outras campanhas.

É um exercício diário buscar informações nos dados das campanhas e tentar melhorá-las. Descubra formas de análise, pratique, teste e escale. E se você quiser continuar aprendendo sobre anúncios no Facebook, baixe agora nossa eBook 25 otimizações Práticas em Facebook Ads.

Até a próxima!

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