Blog de Marketing Digital de Resultados

Como gerar Leads com o Instagram: 6 passos básicos para você seguir

Com o alto número de usuários e publicações, o Instagram também se tornou atrativo para uma das estratégias iniciais do Marketing Digital: geração de Leads. Confira 6 passos básicos para você seguir e começar agora mesmo.

O Instagram foi lançado em outubro de 2010 com função e objetivo bem simples: tirar fotos, permitir que os usuários aplicassem filtros para deixá-las com o efeito desejado e publicá-las para seus seguidores curtirem e comentarem. Mas o que os dois criadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, não esperavam era a proporção que o aplicativo iria tomar.

No primeiro ano, o Instagram alcançou a marca de 7 milhões de usuários. Hoje, já conta com mais de 500 milhões, sendo que 35 milhões são brasileiros, ou seja, 7% do total mundial.

Não bastasse todo esse volume, em 2015 foi lançado o Instagram Ads, que permite a criação de anúncios dentro da própria plataforma. Mais um lançamento de sucesso. Para se ter uma ideia do destaque dos anúncios, o Instagram projeta uma receita de US$ 3,2 bilhões para este ano. Em 2017, a expectativa é de registrar US$ 5,3 bilhões em vendas. Os dados são do provedor de serviços financeiros Credit Suisse.

Todos esse números chamaram a atenção para o aplicativo Instagram, que passou a ser utilizados por empresas para posicionamento de marca, relacionamento com fãs, promoções e outras estratégias.

Mas e o uso do Instagram para estratégias de Marketing Digital?

Com o alto número de usuários e publicações, o Instagram também se tornou atrativo para uma das estratégias iniciais do Marketing Digital: geração de Leads.

É importante ressaltar que esse método ainda é novo para os usuários do Instagram, por isso, não se esqueça de aproveitar esse momento para definir a persona do seu negócio e a oferta a ser divulgada. Essa etapa é muito importante para você conferir se o seu público-alvo é um usuário ativo do aplicativo.

Para facilitar o uso das estratégias de geração de Leads com o Instagram, separamos 6 passos básicos para você seguir. Vamos lá?

Geração de Leads com o Instagram

1) Linkar seu site na biografia do perfil

O primeiro passo é você definir uma biografia que descreva bem a sua empresa, seu propósito e que seja interessante para seus seguidores.

Aqui também é fundamental você colocar um link para seu site, blog, Landing Page – é nesse momento que iniciamos a geração de Leads.

resdigitais-instagram

2) Utilizar CTA nas imagens publicadas

O Instagram é composto majoritariamente por imagens, por isso, você deve usar e abusar de Call-to-Action para atrair a atenção do usuário e levá-lo para uma página de conversão.

 

Você sabe como utilizar o Call-to-Action da forma correta? Para te ajudar, lançamos o Guia Prático do CTA. Link na bio!

Uma foto publicada por Resultados Digitais (@resdigitais) em

3) URL em vídeos

Falando em vídeos, eles estão se tornando cada vez mais populares no aplicativo.

Aproveite esse momento para aguçar a curiosidade do usuário e redirecioná-lo para um link externo, como uma Landing Page com ofertas relacionadas.

 

4) Instagram Ads

Se o seu orçamento de marketing permitir, os anúncios do Instagram Ads são uma ótima escolha para complementar a sua estratégia de geração de Leads com o aplicativo.

Os anúncios podem ser feitos tantos para negócios B2B como B2C em três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado.

Aqui você encontra um tutorial completo sobre como anunciar no Instagram Ads.

como-anunciar-no-instagram-ads

5) Faça parcerias com influenciadores

O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores. Isso significa que o alcance desses perfis é muito maior, representando uma ótima estratégia de divulgação de marcas.

Algumas dessas personalidades cobram pela divulgação de imagens em seus perfis. Contudo, você pode procurar algumas parcerias com influenciadores da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.

 

Marcos Piangers convida você para o segundo dia do #RDSummit, venham, segundo dia com muitas novidades! 🚀

Um vídeo publicado por Resultados Digitais (@resdigitais) em

6) Use hashtags

Por último, vale reforçar o uso das hashtags. As hashtags no Instagram são utilizadas para os usuários pesquisarem e encontrarem perfis e fotos relacionadas a um mesmo assunto.

Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, vale criar uma hashtag própria bem criativa e incentivar que seus seguidores também a utilizem nas suas fotos pessoais.

 

 

Com esses 6 passos iniciais, você já pode começar a gerar Leads com o Instagram. Conforme seus resultados vão sendo alcançados, você pode buscar novas estratégias e novos experimentos com outros aplicativos que também estão com performance de destaque nas mídias digitais.

Você já teve alguma experiência com o Instagram? Conte pra gente nos comentários abaixo e não fique de fora!

Marcadores:

Deixe seu comentário