Blog de Marketing Digital de Resultados

Como juntar duas páginas no Facebook (ou uma página e um perfil)

Aprenda como mesclar duas páginas no Facebook e pare de ter problemas para gerenciar muitas páginas ao mesmo tempo. Não deixe de conferir.

Post publicado originalmente em janeiro de 2013, e revisado e atualizado em outubro de 2015.

Uma das questões que recebemos com maior frequência por email e comentários em posts é sobre a possibilidade de unificar duas páginas no Facebook em uma só ou, em alguns casos, unificar um perfil e uma página.

Durante um bom tempo não foi possível realizar esse tipo de ação, até que, provavelmente pela enorme demanda, o Facebook criou formas de realizar a junção.

e-Book de Introdução ao Marketing no Facebook

Juntando duas páginas em uma só

A grande preocupação do Facebook é evitar que existam páginas que enganem as pessoas. Eles não querem que alguém crie uma página sobre “gatinhos bonitinhos” e depois todos que curtiram esperando uma coisa sejam direcionados para a página de uma empresa que fala de algo totalmente diferente.

Por isso, há algumas exigências para fazer a migração:

  • As duas páginas devem representar o mesmo propósito;
  • Precisam ter nomes semelhantes;
  • Se forem locais, devem ter também o mesmo endereço;
  • Você deve ser administrador das duas páginas.

Se sua página atender a todos esses requisitos, basta seguir 4 simples passos:

1 – Acesse facebook.com/pages/merge;
2 – No primeiro menu suspenso, selecione a fanpage que deseja manter;
3 – No segundo menu suspenso, selecione a fanpage que deseja que seja mesclada;
4 – Se as suas páginas puderem ser mescladas, clique em “Mesclar Páginas”.

como juntar duas páginas no facebook

 

Essa é uma ação impossível de ser desfeita. Portanto, confirme sempre se a página que será mantida é a desejada:

 

mesclar páginas no facebook

Se mesmo realizando esses passos você não conseguir mesclar isso significa que os requisitos não foram suficientes.

Um grande limitante no processo costuma ser a diferença no nome e a impossibilidade de alterar esse campo depois que a página ultrapassa muitas curtidas.

Se isso aconteceu, a última solução é preencher uma solicitação para que o Facebook analise o caso e possa fazer a mesclagem das páginas. A solicitação pode ser feita nesse endereço: facebook.com/help/contact/?id=238908726149664.

Mesclando mais de duas páginas

Se a sua intenção for mesclar mais de duas páginas em uma só, você não precisa necessariamente fazer os passos acima repetidas vezes.

No mesmo link acima, você pode preencher uma solicitação para mesclar até 5 páginas em uma só.

Primeiro, você seleciona qual é a página que você deseja manter como principal. E depois, você seleciona as páginas que serão unidas.

As páginas precisam ter nomes semelhantes e só poderão ser mescladas se possuírem a mesma finalidade. Caso contrário, o Facebook irá negar a solicitação.

mesclar múltiplas páginas no facebook

Mesclando um perfil e uma página

Ao contrário do que possa parecer, mesclar um perfil e uma página não é tão complicado.

Antes de mais nada, o primeiro passo a ser feito é nomear o perfil com o mesmo nome da página que você deseja juntar. Esse passo agiliza o processo.

Com o nome já corrigido, basta estar logado com o perfil e entrar nesse endereço para transformá-lo em página: facebook.com/pages/create.php?migrate. Você será direcionado para essa tela:

converter perfil do facebook em página

Depois é só seguir as etapas indicadas que o perfil será convertido, e a nova página pode então seguir os passos que descrevemos na primeira parte desse texto: “Juntando duas páginas em uma só”.

No momento em que você migra uma conta pessoal para uma página do Facebook, todos os amigos e seguidores são convertidos em pessoas que curtem a página.

Cuidados e efeitos

O efeito de fazer a migração é que todas as curtidas e os check-ins serão transferidos e ficarão unificados em uma única página.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado antes de agir.

Publicações, fotos, vídeos, aplicativos e o nome de usuário serão excluídos de maneira definitiva das páginas “secundárias”. Portanto, preste bastante atenção e sempre coloque como primeira opção a página que possui o conteúdo que você deseja manter, pois essa é uma ação irreversível.

O mesmo acontece quando transformamos um perfil em página. Importante lembrar que os itens de seu perfil e as informações compartilhadas não serão transferidos. Portanto, por segurança salve as informações desejadas antes de migrar a sua conta. Você pode fazer o seguinte:

  • Baixar suas informações: Vá em Configurações -> Geral, e clique em “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook” para salvar informações como as mensagens enviadas e recebidas, e as fotos e vídeos carregados na rede;
  • Nomear administradores de grupo para os grupos que você gerencia: Você não poderá gerenciar grupos após a conversão. Portanto, vá ao(s) grupo(s) que você administra e, na aba Membros, clique no ícone de configuração ao lado do perfil da pessoa e depois clique em “Tornar Administrador”.

Seguindo esses passos, você poderá usar o Facebook com mais eficiência, tanto em seus projetos pessoais como em seus negócios. Se mesmo assim ainda restar alguma dúvida, você pode entrar em contato com a central de ajuda do Facebook.

Para conhecer outras formas de divulgar seu negócio, baixe gratuitamente o eBook Introdução ao Marketing no Facebook, um material com tudo o que você precisa saber para começar a alavancar seus resultados no Facebook.

Marcadores:

Deixe seu comentário