Como o “Promover” do Facebook pode ajudar sua empresa


Promova

Se você leu nosso último post, já sabe que o EdgeRank do Facebook limita consideravelmente o que as pessoas veem em seu feed de notícias.

Em média, apenas 12% das pessoas que curtiram a página recebem os posts. Isso quer dizer que a grande maioria das pessoas não sabe o que está sendo publicado pela sua empresa no Facebook e não têm contato algum com o conteúdo.

Para expandir o alcance das postagens, o Facebook lançou há algum tempo a ferramenta “Promover” (ou “Promote”, em inglês), disponível para as páginas que têm pelo menos 400 pessoas curtindo. Com esse recurso uma atualização de status é exibida no feed de notícias de pessoas que não veriam o post organicamente.

Essa funcionalidade é paga e nesse post vamos dar uma visão geral sobre o assunto.

Como promover

O Facebook conseguiu tornar o uso da ferramenta bastante simples.

Sempre que um novo post é publicado pela página, aparece um botão logo abaixo dos comentários. Ao clicar nesse botão são exibidas algumas sugestões de orçamento:

Posteriormente, na página de gestão de anúncios é possível fazer alterações no orçamento:

Isso pode ser feito com qualquer tipo de publicação: fotos, vídeos, perguntas, links e textos simples. No entanto, como o feed de notícias é um espaço para posts recentes, o botão para promover só aparece para publicações realizadas em até 3 dias.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal e mais informações estão na página de informações do Facebook.

Como mensurar

O próprio Facebook criou algumas ferramentas que auxiliam bastante na análise de resultados do “Promover”.

Após o término da promoção, o botão “Promover” é substítuido pelo “Promoção concluída”. Clicando ali temos um desdobramento das atividades realizadas pelos usuários tendo o anúncio patrocinado como origem.

O quadro exibe o alcance (número de pessoas que visualizaram o post) juntamente com os cliques, curtidas e comentários.

Uma informação interessante é que o Facebook separa bem os resultados orgânicos dos pagos. Ao clicar no número de visualizações, vemos o desdobramentos das exibições gratuitas de forma mais específica:

Visualizações orgânicas - Facebook

No painel de gestão de anúncios também é possível visualizar outras informações interessantes:

Performance - Facebook Promote

Ao clicar no anúncio promovido temos a taxa de cliques e o custo de exibição para cada mil anúncios.

Por fim, ainda que não seja uma mensuração perfeita, vale apena conferir o impacto disso no seu site.

Nossa recomendação é analisar o Facebook como fonte de tráfego e usar como dimensão secundária a página de entrada, buscando o endereço do conteúdo promovido.

Analytics - Facebook

Dessa forma conseguimos ter uma taxa de conversão média que, multiplicada pelos número de cliques pagos, nos permite chegar a um número de Leads gerados pelo canal e o custo por Lead.

Vale a pena?

Essa é provavelmente a pergunta que mais interessa a quem trabalha com marketing digital.

Uma das vantagens que deve ser levada em conta é que quando há o post pago mais pessoas veem, curtem e compartilham, o que também aumenta consideravelmente a exibição orgânica do anúncio.

Quando relançamos o eBook Introdução ao Email Marketing e fizemos o primeiro teste com o promova, o número de visualizações orgânicas chegou a patamares que nunca havíamos tido.

Recorde visualizações orgânicas

Mais uma coisa que percebemos é que pequenos orçamentos valem a pena e já dão uma abrangência maior ao post. O custo por clique vai ficando cada vez mais caro conforme orçamento disponível da campanha aumenta.

Em um primeiro teste em que nosso orçamento foi de R$ 62,00, o custo por clique foi de cerca de R$ 0,12.  Já quando o orçamento foi de R$ 10,00 o custo  do clique foi de apenas R$ 0,04. Comparando com outras fontes de tráfego como o Google Adwords, podemos considerar muito barato.

Por isso acreditamos que vale a pena, principalmente quando há maior potencial para o conteúdo se espalhar e/ou há um resultado esperado bem definido:  conversões de uma oferta, confirmações em um evento, viralidade de um vídeo, etc.

Já ouvimos diversos questionamentos sobre os motivos de pagar por algo que deveria ser gratuito, uma vez que as pessoas já curtiram a página. Esse é de fato um assunto polêmico e delicado mas o panorama não parece mudar em breve e temos que encontrar formas de lidar com isso. Mesmo que seja pago, vimos que o “Promover” funciona e não vemos motivos para não usar.

Saiba mais:

eBook grátis - Introdução ao Marketing no Facebook

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Facebook

  • Fabiola Serpa

    Muito interessante! Vou experimentar!!

  • http://www.facebook.com/wilsonroberto.zimmermann.7 Wilson Roberto Zimmermann

    Vamos começar, segunda feira é sempre um bom dia,para termos uma semana vitoriosa

  • Francisco

    o layout para promover mudou e o passo a passo não é mais este para promover algo, inclusive as formas de pagamento e valores.

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  • Helena

    Gostaria de saber como faço para deletar PROMOVER do meu Facebook!

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Isso não é possível Helena.
      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

  • Bethânia

    Olá, eu acabei de pagar pra fazer um “promover” e ja recebi no meu e-mail a confirmação. Ta certo?? No painel de anuncios e paginas ainda não apareceu nada, é assim mesmo?? To achando estranho. Nem pode escolher o valor.

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Bethânia,

      Esse comportamento não é comum.
      Os posts promovidos ficam exibidos na página de gestão de anúncios assim que vão ao ar.

      É possível que ainda falte alguma configuração de conta.

      Abcs,

      André Siqueira
      Resultados Digitais

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  • http://www.facebook.com/tiago.sales.716 Tiago Sales

    Ola queria promover um videio meu ,
    Acha q vale a pena ?

  • Alexandre

    Ola eu já efetuei o pagamento do promote, mais até agora não publicou nada, é normal isto? pague ontem e até hoje nada.
    por favor me oriente.
    Obrigado.

  • Alexandre

    paguei e não recebi nenhuma comunicação até agora, já está fazendo 24 horas, oq eu faço?
    obrigado

  • http://www.facebook.com/charlesharo Charles Wilton

    alguem de uma luz nesse troço de PROMOVER no facebook. Senão muita gente vai ser enganada. Tentei pagar por celular mas nada deu certo so pegou meus créditos.

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  • Ana Pittia

    Paguei, saiu dos meus creditos, recebi a confirmação…
    Mas só isso, não vi nada até agora. Há 15 dias. Estranho!!

  • fernanda

    Realmente dá resultados mas consegui fazer uma vez só..as outras ativa mas não anda…pior que o face não tem suporte nenhum a gente sempre fica no vácuo!!

  • Bicho cheio de onda
  • Lia Amorelli

    Amigos estou vendo muita gente com dúvidas na questão do PROMOVER no facebook. Eu tambem tenho muitas, mas antes de clicarem e pagar acho que vale a pena ler todo o tutorial que o facebook tem sobre isso. tem detalhes diversos.

  • mia diamond

    Gente me ajudem, como posso tirar esse ”promover” e volta ao normal?

  • http://www.facebook.com/porratick Patrick Henrique

    Por que no meu painel administrativo ta aparecendo pra eu promover as publicações ao invés de aparecer as notificações das pessoas que curtem e comentam nos posts?

  • Bruno Moura

    Vi esse post da resultados hoje, ontem eu tinha promovido um post da minha empresa no facebook por pura curiosidade e me espantei com o resultado. Era um post não muito atrativo, bem simples, mas dentro de algumas horas por coincidência ou não, eu obtive 4 leads diretos. Como sou usuário do rdstation, verifiquei pela ferramenta hoje que o número de usuários oriundos do facebook tinha aumentado. Investi R$11,00 apenas e quando ja tinha “debitado” cerca de R$3,00″, mais de mil visualizações e quase 50 cliques”. Ainda acho que são poucos cliques, mas como falei, o post não era muito atrativo e meu público(Gerente/Diretor/Dono de empresas) não é tão fácil atingir. Muito bom esse promover, agora vou aguardar para criar um bom material e promover novamente.

    • http://twitter.com/ericnsantos Eric Santos

      Bruno, muito bom! Obrigado pelo feedback.

      Muita gente fica brava com o Facebook por “cobrar” para nos deixar acessar a nossa própria base de fãs, mas ideologias à parte, o fato é que dá resultados mesmo.

      Abs

      • Lucas Leno

        Não estou conseguindo pagar, o cartão precisa ser internacional? Já consegui uma vez pagar uma promoção com créditos do celular, mas agora não aparece mais a opção. O que devo fazer?!

        • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

          Oi Lucas,
          Não precisa ser internacional não.
          Se estiver com problemas, recomendo entrar em contato com o próprio Facebook.

          Abs

  • Rodrigo

    Mas tenho uma questão. o botão só me aparece na minha página pessoal (perfil) enquanto na página da empresa que administro não tem essa opção?
    Este “promover” é apenas parar perfil?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Rodrigo,
      Essa opção é para páginas também. É preciso ter um mínimo de fãs para a funcionalidade ser habilitada.

      Abs

    • http://www.facebook.com/nilcegalvao Nilce Galvão

      Isso, conforme o Rodrigo te respondeu, mínimo de 400 pessoas. Tb “promovi” hj; volto pra contar os resultados. No meu caso o meu produto é “Apoio de Braço para carros” Um forte abraço!

  • Rayanne Melo

    achei mt interessante , mais quero saber de o pagamento é por dia , ou seja se eu fazer um orçamento de r$ 11,00 reais , eu terei que parar 11,00 reais todo dia ?

    • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

      Oi Rayanne,

      Esse preço é por vez que você utiliza a ferramenta.
      Ele vai estipular um preço para cada pessoa alcançada. Quando atingir o orçamento total que você determinar, para de exibir o anúncio.

      Abs,

  • I Wish

    Olá,

    A mim também me aconteceu o mesmo: quando tentei promover a minha página, ia para o meu perfil. Quantos fãs é necessário ter para promover a página? Obrigada.

  • Luiz Carlos da Silva

    Post esclarecedor! :)

  • Rose Meire

    Pena que o pagamento com Cartão de Crédito seja limitado no Facebook, acho um absurdo… Fiz um anúncio em maio/2013 para promover uma página, mas estou devendo até hoje o pagamento desse anúncio porque eles não aceitam os cartões Mastercard Nacional e nem o American Express… Já entrei em contato com eles por vários canais para regularizar essa situação, mas até hoje nem me deram confiança… :-/

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  • DEL

    UM AMIGO ME DISSE QUE SÓ DE CLICAR EM PROMOVE A GENTE JÁ TA PAGANDO,QUERO SABER SE SIM OU NÃO POR QUE SE FOR É UM ABSURDO

  • sibeli

    bom dia, tenho uma dúvida, se eu escolher a opção 11,00 por dia, qual o valor que vou pagar por mês?pelo que vi pagarei 11 quando obtiver a quantidade prometida de curtidas? e para cancelar? psso fazer só por um mês e cancelar para outros dias? aguardo resposta pois vi que vc entende e sabe explicar muito bem.. abçs

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  • neia

    As pessoas sabem quando as publicações são promovidas?

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