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Como planejar e criar eBooks a partir de posts do blog

Conheça a tática que nós, da Resultados Digitais, usamos para produzir mais e melhor. São só 3 passos simples!

Para empresas que buscam tornar-se referência no seu nicho de mercado – e receber tráfego orgânico qualificado por isso – desenvolver uma estratégia de produção de conteúdo é indispensável.

A própria Resultados Digitais é um exemplo disso, tendo o conteúdo como nosso principal propulsor de crescimento. Em julho de 2013, produzíamos um material rico por mês. Hoje, fazemos pelo menos um por semana, com qualidade igual ou superior. Ou seja, temos um ritmo de produção muito acelerado, e para conseguir entregar precisamos testar diversas formas de gerenciar e produzir conteúdo.

Em conversas recentes com alguns clientes vimos que o cenário se repete. Tanto empresas que estão começando a produzir conteúdo quanto as que precisam escalar a produção existente enfrentam as mesmas dificuldades. Esse post busca ajudar em ambos os casos, compartilhando a tática que usamos para produzir mais e melhor, em 3 passos simples.

Primeiro passo: Planeje o conteúdo do Material Rico

Começamos por definir e planejar o tema do material. Faça pesquisas de palavras-chave, converse com Leads e clientes, faça brainstorming, pense nos desafios que a sua empresa e seus clientes superaram recentemente e anote todas as ideias de materiais que surgirem.

Este passo é bem importante pois você irá acabar tendo uma visão geral “do que falta” em relação ao conteúdo para sua empresa.

Feito isso, comece por algum tema que seja mais simples de ser produzido ou que até já tenha algo escrito sobre o assunto.

Por exemplo, nós fizemos esse exercício e chegamos a uma tema que, para nós, era um assunto com grande potencial de resultado: um guia completo sobre testes A/B, da teoria à prática.

Selecionado esse tema, fizemos o planejamento de tópicos do eBook e chegamos a essa sequência de assuntos:

  • O que é um teste A/B e como escolher onde fazer um
  • Quando parar de fazer um teste A/B
  • Processo para fazer um teste A/B
  • Como fazer um teste no Google Analytics
  • Como fazer um teste usando o Optimizely
  • Cases reais de sucesso de teste A/B

Segundo passo: Divida os capítulos em posts

Com o planejamento em mãos, é nesta etapa que começamos a otimização e o ganho de produtividade: transformamos os tópicos definidos em posts para o blog, e que futuramente serão reunidos para formar o eBook.

Ou seja, dessa forma matamos dois problemas de uma vez: geramos conteúdo para o blog e para o eBook ao mesmo tempo.

O importante aqui é que o post se “sustente sozinho”, ou seja, tenha uma boa densidade e siga uma sequência lógica de fácil entendimento, afinal, apesar de querer ele num eBook, você quer publicá-lo de forma independente como um post.

No exemplo que demos do Guia do Teste A/B, vimos que já havíamos publicado dois posts sobre o assunto há um tempo. Isso já facilitou a produção do eBook:

Depois disso, pegamos outros dois importantes capítulos e escrevemos os seguintes posts:

O Guia do Teste AB

Terceiro passo: Junte o conteúdo num eBook e o promova

Escritos os posts, grande parte do trabalho estará pronto. A última etapa será justamente juntar todos os posts, seguindo a sequência definida no início, e fazer as devidas adaptações, introdução e conexões. O objetivo é que tudo se conecte e de fato vire um material rico extremamente completo sobre o assunto.

É importante que você preste atenção nas conexões entre um capítulo e outro, pois é bem comum que as introduções de cada post individualmente sejam um pouco redundantes, ou seja, todas elas tenham, por exemplo, uma frase explicando resumidamente o que é um Teste A/B ou ainda um link para um post sobre o assunto.

No caso do nosso Kit sobre Teste A/B, com os posts em mãos, faltava pouco para o eBook ficar pronto. Para deixá-lo mais completo, optamos por escrever mais um tópico e reunir exemplos de testes que não haviam aparecido no blog até então.

Também produzimos uma ferramenta complementar ao eBook para ajudar a calcular o tamanho de uma amostra e o resultado de um Teste A/B. Essa ferramenta não seria necessária para lançar o eBook, porém já era algo que estava em mente e não tivemos uma grande dificuldade de produzir.

Calculadora de Teste AB

Resumindo: a maior parte do eBook veio de posts e só produzimos poucas coisas para deixar o eBook bem completo e transformá-lo no Kit completo do Teste A/B.

Todo esse processo nos apresentou três principais vantagens:

  • Você reaproveita conteúdo e não precisa criar tudo do zero a cada novo material. Aproveita um conteúdo em dois meios diferentes;
  • Você terá um conteúdo mais completo no blog e no eBook – já que vai poder entrar em mais detalhes em cada post;
  • Terá ganhos de SEO: como o eBook é normalmente publicado em PDF, dificilmente teria como otimizá-lo para diversas palavras-chave no Google. Quebrando em diversos posts, poderá se posicionar melhor sem o risco de ter problemas com conteúdo duplicado.

E antes que você ache que isso é desonesto, o próprio Guy Kawasaki (ex-evangelista chefe da Apple e hoje um investidor no Vale do Silício) fez isso com o blog para construir o livro físico “Reality Check”. Foram 95 posts que ele juntou para construir um livro.

Conclusão

Não queremos ditar qual a melhor tática para otimizar a sua produção de conteúdo. Nossa intenção é compartilhar uma metodologia que aprendemos, aplicamos e validamos como uma forma eficiente de escalar a produção de conteúdo da sua empresa com qualidade.

Esperamos ter deixado bastante claro também que o ponto chave dessa tática é ter um bom processo de planejamento, sempre projetando uma linha de raciocínio lógica para cada assunto que você trabalhar dentro do blog.

Esse é um modelo que tem funcionado muito bem para nós, mas com certeza existem outras formas eficientes de produzir conteúdo. E você, tem alguma tática para aumentar a produtividade e qualidade da produção de conteúdo na sua empresa? Compartilhe com a gente!

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