Blog de Marketing Digital de Resultados

Como preparar uma transmissão no YouTube Live

O Google anunciou em agosto de 2016 o fim do Hangouts On Air e sugeriu que a ferramenta fosse substituída pelo YouTube Live. Você sabe como usar a ferramenta? Então aprenda em nosso post.

Como já publicamos aqui no blog, o Google anunciou em agosto de 2016 o fim do Hangouts On Air e sugeriu que a ferramenta fosse substituída pelo YouTube Live.

Recebido com surpresa, o anúncio foi feito pela companhia nas páginas de suporte técnico do YouTube. Desde o dia 12 de setembro de 2016 não é mais possível programar eventos no Google+, sendo necessário mover para o YouTube Live as transmissões programadas para depois daquela data.

Com o Hangouts On Air – e agora com o YouTube Live – é possível trabalhar com um conteúdo diferenciado, incentivando a participação do público. Para quem trabalha com Marketing Digital, o Hangouts On Air era muito utilizado na transmissão de webinars ao vivo. Aqui na Resultados Digitais, já utilizamos a ferramenta para vários objetivos, como apresentar webinars ao vivo, conversar com clientes e obter feedback do nosso software – o RD Station.

Esse tipo de ferramenta de transmissão permite ao seu negócio produzir webinars e gerar Leads com menos esforço do que com a produção de um eBook, por exemplo. É um formato que permite trabalhar temas mais avançados na jornada de compra, que abrangem o Meio do Funil (MoFu). Ensinamos mais sobre isso no nosso guia sobre como gerar Leads com webinars.

Por ser ao vivo, o webinar também ajuda a criar comprometimento. Isso porque, depois de lançar as inscrições para sua base anunciando a transmissão em um determinado dia e horário, esse conteúdo terá que sair. Também é uma excelente forma de envolver profissionais de outras áreas da empresa na produção do conteúdo – como um vendedor, um desenvolvedor ou a equipe de atendimento ao cliente.

Como fazer

Siga o tutorial abaixo para aprender como preparar transmissões no YouTube Live:

  1. O primeiro passo é, obviamente, ter uma conta no YouTube. Depois de fazer o login, clique no seu logo, no canto superior direito da página, e, em seguida, em “Estúdio de Criação”:

página inicial do youtube

  1. Depois, clique em “Transmissão ao vivo”, no menu à esquerda:

clicar em transmissão ao vivo

  1. O próximo passo é clicar em “Eventos”:

clicar em eventos

  1. Vá em “Novo evento ao vivo”:

clicar em novo evento

  1. Coloque o título da transmissão e a data em que ela irá acontecer. Do lado direito, normalmente deixamos o vídeo como não listado para não aparecer de forma automática em nosso canal do YouTube. Importante: em “Tipo”, selecione “rápido”. Esse é o tipo mais simples, que permitirá a você fazer uma transmissão.

selecionar o modo simples

O evento criado irá aparecer na próxima página. Lá, você tem algumas opções:

  • Clicando em Iniciar Hangout On Air, uma janela irá abrir e, por lá, você poderá iniciar a transmissão do evento.
  • Clicando no título do evento, você irá para uma página comum de vídeo do YouTube, onde poderá pegar o link de compartilhamento do vídeo, bem como o código para embedá-lo em alguma outra página.

Veja um exemplo de janela de transmissão do Hangout:

screenshot-2016-09-14-18-14-56

Para pegar o código embed do vídeo, é só ir em “compartilhar > incorporar”:

screenshot-2016-09-14-18-15-15

Concluindo

Quem utilizava o Hangouts On Air vai notar que as funcionalidades de perguntas e respostas, showcase e aplausos, por exemplo, não estarão mais disponíveis após a mudança para o YouTube Live.

Ainda assim, o YouTube Live ajuda na produção de conteúdo, já que permite transmissões de webinars ao vivo nos quais os participantes podem interagir mandando mensagens enquanto assistem. É uma ferramenta gratuita que conta com a infraestrutura do Google.

Em ambas as ferramentas, depois da transmissão ao vivo, o Google grava o vídeo automaticamente no YouTube, permitindo que quem não pôde assisti-lo ao vivo acesse a gravação pelo mesmo link.

Marcadores:

Deixe seu comentário