Blog de Marketing Digital de Resultados

Como produzir conteúdo original sobre temas atuais (e gerar mais tráfego!)

Saiba como você pode tirar vantagem de notícias e discussões atuais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo, e produzir material único sobre um tema.

Já não é mais novidade que a internet está abarrotada de conteúdo. É difícil até mesmo filtrar nossas fontes, já que em muitos casos elas falam sobre o mesmo assunto. E do mesmo jeito.

Dessa forma, fica muito difícil começar um blog hoje do zero e competir no mercado fazendo o mais do mesmo. Ou seja, sem criar uma identidade e um diferencial. E esse diferencial pode estar em dois fatores: no nicho escolhido e na forma como você se comunica.

Nesse post, vamos explorar a segunda opção e mostrar como você pode tirar vantagem de notícias e discussões atuais em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Utilizar sim o factual e a informação quente, mas em vez de fabricar conteúdo parecido a outros blogs e sites, ou simplesmente copiar informação (o que não é nada recomendado), você pode usar essa mesma informação para criar um conteúdo único. Fazendo isso, você não compete com seus concorrentes por uma mesma audiência, você se sobressai.

Qual é a ideia por trás dessa tática

Existem várias formas de produzir conteúdo. Pesquisa de palavra-chave, conteúdo baseado na jornada de compra, referências externas, brainstorm e outras táticas que já comentamos no post “Como chegar a temas perfeitos para seu conteúdo”.

Uma dessas táticas diz respeito a assuntos que estão relevantes no momento. Chamamos isso de conteúdo de “oportunidade”.

A ideia é pegar carona em temas que estão sendo discutidos na internet, viralizando nas redes sociais ou estampando capas e portais de notícias para produzir um conteúdo próprio.

Você pode utilizar notícias para produzir conteúdo autoral e sem data de validade, transformando um assunto efêmero em um assunto permanente. Já utilizamos esse artifício aqui no blog da Resultados Digitais. Citando dois exemplos:

Como você pode perceber, nenhum dos dois tópicos acima têm necessariamente o Marketing Digital como origem. No entanto, aproveitando o momento da derrota do Brasil para a Alemanha na Copa em 2014 e da baixa do FIES em 2015, produzimos conteúdo relevante para nossos leitores sem fugir de nosso propósito.

Em outras palavras, a ideia por trás disso é adaptar o tema para a linguagem, o tom e a voz de seu site, utilizando fontes e notícias externas, mas mantendo as características próprias.

Se você ainda não construiu tom e voz próprios para sua marca, considere fazer isso. No post “Usando a Voz e o Tom de voz de sua marca na produção de conteúdo” mostramos um passo a passo de como você pode criar as suas características de comunicação de acordo com sua persona.

Por que produzir conteúdo de oportunidade

É inegável que informação fresca gera tráfego. Porém, como falamos acima, se você possui um site e produz essa informação de maneira genérica, sem diferencial algum, é bem possível que esse tráfego não chegue até você.

A não ser que você já tenha construído uma audiência gigantesca, fica muito difícil de competir com portais já consolidados que produzem informação diariamente e de maneira industrial.

E a opção para se sobressair em meio a esse oceano de informação é justamente manter a autenticidade.

Mas, afinal de contas, quem define o que é um assunto do momento, ou um trending topic? As pessoas ou os meios?

Há alguns anos poderia se dizer que eram os meios de comunicação que geravam os assuntos a serem comentados pelas pessoas, mas isso não é mais uma verdade incontestável, uma vez que os usuários também estão produzindo conteúdo, principalmente nas redes sociais.

Uma simples postagem em uma rede social pode se tornar assunto no mundo inteiro, como foi o caso do vestido azul e preto (ou branco e dourado), que foi originado no Tumblr, ou do Harlem Shake, que se tornou viral no Youtube e se espalhou para todos os meios de comunicação do planeta.

Além do mais, conteúdo popular chama conteúdo popular. No Facebook, por exemplo, você pode perceber que toda vez que você clica em algum link aparece uma sugestão abaixo com outros links recomendados.

Outra forma de aparecer junto a conteúdos populares é utilizando hashtags populares. Principalmente no Twitter, essa é uma forma interessante de promover o seu conteúdo para os usuários de redes sociais. Vamos explorar melhor isso no tópico abaixo.

Como saber quais são os assuntos do momento

Vamos agora falar sobre alguns meios que fornecem informações a respeito dos assuntos que estão sendo comentados e pesquisados na internet:

Google Trends

A melhor forma de saber o que as pessoas estão querendo saber na internet é consultando o Google. Ninguém gera mais tráfego e responde a mais perguntas do que o maior buscador da web.

Com o Google Trends você pode filtrar os assuntos por tópicos ou por localização, e obter uma lista com os temas mais pesquisados nas últimas 24 horas.

A ferramenta também mostra, por dia, o número de notícias postadas sobre determinado assunto e um grau de interesse de pesquisa, que mostra (de 0 a 100) o quão relevante foi o termo buscado no período de tempo escolhido.

Se você precisar segmentar ainda mais, a ferramenta também mostra algumas palavras-chave usadas para determinar tal pesquisa e o interesse pelo tema por região do país. Dessa forma, você pode saber o quão popular foi a pesquisa segmentando-a por Estado. Um prato cheio para negócios locais.

Social Media Trends

A outra forma bastante útil de pesquisa de temas atuais é utilizar os trending topics das redes sociais.

De acordo com o relatório “Futuro Digital em Foco Brasil 2015”, os internautas brasileiros passam, em média, 9,7 horas por mês nas redes sociais. Do mesmo relatório, temos o dado de que as redes sociais atingem 78% do total de brasileiros com acesso à internet.

Ou seja, o que os usuários comentam na internet são matéria-prima pura para a produção de conteúdo. Mas como fazer isso?

  • Buzzsumo: Uma ferramenta que mostra o número de compartilhamentos de qualquer link em diversas redes sociais. Além da possibilidade de você pesquisar por domínio, você pode, na aba “Trending Now”, fazer a busca por período definido, e encontrar os links mais compartilhados nas redes sociais nas últimas horas;
  • Twitter: Utilizando o “Assuntos do Momento”, no canto inferior esquerdo da sua timeline do Twitter, você encontra uma série de hashtags populares. Por meio delas você descobre sobre quais assuntos as pessoas estão twittando, podendo filtrar também por localização.

Enfim, essas são apenas duas ferramentas conhecidas e úteis que podem ser utilizadas para você encontrar assuntos populares. O mais importante é, sobretudo, estar sempre bem informado para saber como usar essa vantagem na produção de conteúdo. E é justamente sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Bônus: Esteja informado e aproveite assuntos recorrentes

Agora que já mostramos dados e justificativas a respeito da importância de lidar com assuntos do momento em uma estratégia de Marketing de Conteúdo, é hora de mostrar como isso pode ser feito na prática.

Se você observar bem, já mostramos acima dois exemplos aqui da Resultados Digitais, mas esse leque pode ser ampliado para blogs que falam também sobre outros assuntos, sem ser necessariamente sobre Marketing Digital.

Alguns assuntos nunca morrem. Apenas adormecem por um tempo até voltar à pauta. Na política: casos de corrupção e eleições. No entretenimento: cerimônia do Oscar ou do Grammy. Na saúde: o Outubro Rosa e campanhas de vacinação. Na educação: Enem e vestibulares. Na economia: cotação do Dólar e taxa de juros. No esporte: Olimpíadas e Champions League.

Como você pode perceber, todo segmento possui assuntos recorrentes, e é por isso que é interessante que esses assuntos sejam explorados, ou até cruzados. Por exemplo:

  • Se você tem um blog sobre economia você pode falar sobre como as Olimpíadas irão refletir nos negócios;
  • Se você tem um blog sobre saúde, você pode dar dicas sobre como se preparar mental e fisicamente antes de prestar um concurso público ou um vestibular;
  • Se você tem um blog sobre entretenimento, você pode criar uma lista de filmes sobre corrupção na polítca, quando a época for apropriada.

Estar informado sobre o que está sendo discutido, as datas comemorativas do momento e tudo o que está sendo pauta na sociedade é uma vantagem natural que você pode ter sobre seus concorrentes. Aproveite!

Conclusão

Essas formas de encontrar conteúdo são muito úteis e podem funcionar em praticamente qualquer site. É normal que, após passar o buzz, a publicação sofra uma queda nas visitas. No entanto, caso o assunto volte à tona, como é o caso dos temas recorrentes, é bem possível que seu site tenha novos acessos orgânicos e sociais.

Importante ressaltar que essa é apenas uma das várias táticas de produção de conteúdo, e que uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo precisa da união de todas essas formas. Aliás, se você quer se aprofundar sobre o assunto e criar uma estratégia sólida para sua empresa, você pode baixar gratuitamente o eBook “Marketing de Conteúdo para Resultados” e também o eBook “Blog para Negócios”.

E você, costuma cruzar diferentes segmentos para produzir conteúdo e aproveitar assuntos do momento em seu site? Compartilhe suas experiências conosco!

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