Blog de Marketing Digital de Resultados

Como produzir conteúdos para blogs quando o assunto já está saturado

Conheça algumas técnicas que você pode aplicar e alguns materiais que você pode produzir para o blog de sua empresa ter sempre conteúdo novo.

Sabemos o quanto é importante, no Marketing Digital, ter um blog atualizado para garantir as primeiras posições no Google. No entanto, algumas vezes, faltam ideias para produzir novos conteúdos e muitas páginas têm o seu fim decretado antes do tempo. Para evitar essa situação, é importante não ter medo de arriscar e investir em novas estratégias.

O Marketing de Conteúdo não se resume apenas em artigos de blog. Ele é muito mais do que isso. Portanto, não há desculpas para deixar sua persona sem novas publicações.

No entanto, antes de sair atirando para todos os lados, descubra como produzir conteúdos para blogs, mesmo que o assunto já esteja um pouco mais saturado.

Neste artigo, falaremos sobre vídeos, eBooks, infográficos e outros tipos de materiais. Confira!

Promova seus eBooks

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo inclui a produção de materiais ricos, como eBooks, cartilhas e infográficos, certo? Então, se você não souber mais o que postar no seu blog, que tal fazer um post de divulgação de cada uma de suas ofertas?

Assim, você vai poder trabalhar para o rankeamento dessas páginas (o que vai te trazer tráfego e Leads, pois você deve linkar a Landing Page da oferta nesse post), além de ser mais uma forma de apresentar para a sua persona um pouco mais sobre o conteúdo que você produziu.

Uma estratégia interessante pode ser pedir para uma pessoa de fora da sua empresa produzir um post sobre o seu eBook. Vai ser uma experiência interessante para saber como o seu material está sendo recebido pela audiência e você ainda tem mais chances de conquistar novos leitores a partir da divulgação desse texto nas redes sociais do autor convidado, por exemplo.

Invista em vídeos

Você sabia que é possível gerar Leads com vídeos? Então, por que não investir nesse tipo de material para o seu blog? Ter um canal no Youtube, por exemplo, não requer grandes conhecimentos: é prático e gratuito. Além disso, ele é o segundo maior buscador do mundo, ou seja, é uma boa oportunidade para ser encontrado por novos leitores.

Se você não sabe como produzir um vídeo, inspire-se em um post do seu blog. Transforme as informações que você incluiu no artigo em um vídeo de animação. Outra opção é fazer um editorial sobre um determinado assunto que esteja inserido em seu nicho de mercado.

Ter um blog que possui bons textos, que respeite as regras da gramática e que siga o padrão da escaneabilidade é muito importante, mas completar o artigo com vídeo é um enorme diferencial, pois permite que a sua marca esteja presente em vários outras plataformas como mídias sociais, canais de vídeos, entre outros.

Conheça o seu subnicho

Geralmente, quando estamos diante de um mercado saturado, temos duas grandes vantagens: o volume de pesquisa das palavras-chave que pertencem a esse grupo são mais altos e existem grandes possibilidades de ramificação de conteúdo (ou seja, de atacar os subnichos).

A informação pode ser comprovada ao buscarmos o termo “marketing” no planejador de palavras-chave do Google. Nesse caso, temos um mercado muito saturado e com bastante concorrência. No entanto, há vários subnichos que podem ser utilizados para conquistar autoridade.

Para se ter uma ideia, veja os subnichos do Marketing Digital.

  • Marketing digital;
  • Marketing pessoal;
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing esportivo.

Inspire-se com infográficos

O infográfico é outro tipo de conteúdo que você pode utilizar em seu blog quando faltar novas ideias. Em um primeiro momento, ele parece um pouco complicado para ser produzido, no entanto, com um pouco de esforço você logo terá mais facilidade.

Como possui informações práticas e gráficos que facilitam a leitura, esse material tem alto poder de conversão para um blog.

Se você não tem nenhum designer na sua equipe, não precisa se desesperar! Siga o tutorial de como criar um infográfico e faça os seus próprios testes!

Use guest post ao seu favor

Certamente este termo não é estranho para você, afinal já destacamos algumas vezes por aqui o quanto o guest post é importante em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Quando usado corretamente, ele tem o poder de trazer vários benefícios para o seu blog. Mas para alcançar esse resultado, é necessário ter atenção a dois detalhes.

  1. Busque parceiros que têm características como linguagem e linha editorial semelhantes às do seu blog.
  2. Produza conteúdos de qualidade para os blogs parceiros.

Ao incluir guest post em sua estratégia, você não só receberá links orgânicos que possuem autoridade no Google, mas também novos leitores interessados nos materiais da sua página.

Guest posting é considerado uma das melhores estratégias para você se destacar em seu nicho de mercado que já está saturado. Afinal, ele é capaz de gerar links e tráfego qualificado para o seu blog e, ao contrário do eBook, não é necessário ter muito tempo extra disponível para executá-lo.

Aumente o tamanho dos seus conteúdos

Aqui, precisamos aprofundar nossos conhecimentos em relação ao SEO.

No Marketing Digital, quando você publica um texto com muitos caracteres ele tem mais chances de ficar nas primeiras posições do Google, já que ele tem mais chances de oferecer um conteúdo mais completo e rico para a persona.

Não é necessário escrever um testamento. Conteúdos com cerca de 2000 palavras já são suficientes para otimizar seus resultados. No entanto, não basta que você crie um material de qualidade, é importante seguir as regras de SEO.

Mas você deve estar se perguntando: “não estou conseguindo escrever conteúdos de poucas palavras, como posso desenvolver um texto de 2000?”.

Simples: escolha um artigo do seu blog que você já publicou. Depois, analise as informações que você incluiu nele. Em seguida, destaque os pontos onde você pode melhorar e acrescente novas ideais para atualizar seu artigo.

Dessa forma, você terá um conteúdo mais completo para a sua persona e atualizado com as novidades de mercado.

Utilize boas ferramentas

Para produzir conteúdos para blogs saturados, use o Google Trends como seu aliado.

Essa ferramenta gratuita traz informações em tempo real sobre os assuntos mais comentados na internet.

Ela mostra também como os usuários realizaram suas pesquisas para solucionar seus problemas sobre marketing, Email Marketing, etc.

A pesquisa é categorizada e você encontrará novos temas de acordo com o seu nicho de mercado.

Analise os seus concorrentes

Outra forma de descobrir novos temas para o seu blog é analisando a sua concorrência. Não é errado seguir esse caminho, afinal, você descobrirá como ela está atuando em seu mercado e quais são os temas que ainda não foram abordados em sua página.

Mas, atenção! Use as informações apenas como inspiração e não copie o texto. Plágio é crime e você será prejudicado no rankeamento do Google, caso não crie materiais diferenciados.

Após descobrir como produzir conteúdos para blogs saturados, recomendamos que você siga nossas instruções para evitar que sua página fique estagnada por falta de informação. Ideias surgem com o tempo, não tenha medo de se arriscar. E você, como faz para ter novas ideias em seu blog? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Este texto foi escrito por Luiza Drubscky, do Escreva Para Web.

Marcadores:

Deixe seu comentário