Como terceirizar o conteúdo da empresa e ter o máximo de resultados


terceirizar conteúdo

Muitos empreendedores e analistas de marketing concordariam que um dos maiores desafios de suas estratégias digitais é produzir conteúdo relevante semana após semana. Atualizar o blog corporativo, os canais no Facebook, Twitter, Google+ e mais newsletter e email marketing não é tarefa fácil. Quem ainda não iniciou, mas não vê a hora de começar a gerar e nutrir novos leads e oportunidades, também relata que o conteúdo é o principal entrave.

Assumir essa tarefa internamente é uma opção para seguir adiante. Mas como superar esse obstáculo quando nem você nem sua equipe são experts em conteúdo ou sequer têm tempo para administrar blogs e redes sociais? Há duas alternativas principais: contratar uma empresa especializada ou buscar freelancers.

Conteúdo por empresas parceiras

A decisão de terceirizar a produção do conteúdo pode parecer arriscada em um primeiro momento. Mas, com o parceiro certo, você amplia as chance de ter sucesso. Isso porque uma empresa dedicada ao Marketing de Conteúdo saberá orientar sua estratégia desde o primeiro momento. Ela irá ajudar a:

  • Definir a persona, que representará o público-alvo que você quer alcançar. A definição da audiência é o primeiro passo para produzir um conteúdo relevante – mas também é um dos mais difíceis de fazer por conta própria.
  • Identificar o tom e a linguagem ideais para se comunicar com o público, levando em conta a imagem da marca e as expectativas dos leitores.
  • Fazer uma pesquisa de palavras-chave que a empresa quer alcançar, incluindo expressões de topo e cauda longa na devida proporção – e atualizando essa pesquisa de tempos em tempos, de acordo com os resultados alcançados.
  • Elaborar temas de interesse do público-alvo para cada momento do ciclo de compra, para atrair mais visitantes, converter visitantes em leads e, por último, ajudar a transformar contatos em clientes. Os temas levarão em consideração as palavras-chave pesquisadas para melhorar o posicionamento nos buscadores, como o Google.

Certifique-se de que a empresa, além de produzir o conteúdo, também vai gerenciar seu calendário e fazer as publicações (se este serviço for do seu interesse) e fornecerá um bom leque de produtos – para quando vocês “passarem de fase” e decidirem escalar a estratégia. Assim, você conseguirá realmente tirar boa parte do peso dessa preocupação dos seus ombros, terá tempo de focar nos negócios e converter os leads gerados em clientes.

Veja nesse fornecedor um verdadeiro parceiro, não apenas para otimizar seu tempo, mas também para ajudar a definir os melhores caminhos com seu conteúdo. Dê feedbacks (tanto positivos e, especialmente, os negativos) e desenvolva uma relação de confiança, com alguém que você julgue capaz de assumir essa tarefa.

Conteúdo por freelancers

Se sua empresa já tem uma estratégia definida (ou irá elaborar uma) e sabe exatamente o que precisa em termos de conteúdo, contratar redatores freelancers pode ser uma boa opção. A busca pode ocorrer off-line, em redes de contatos e conhecidos, ou online, nas chamadas plataformas self-service. A questão aqui passa a ser se certificar de que você está realmente escolhendo o profissional mais qualificado e se receberá conteúdo de valor para trazer o resultado esperado. Para aumentar as chances de sucesso, confira se:

  • 1. O redator está preparado

Um bom redator vai fazer uma série de perguntas e pode até pedir para você preencher um questionário de conteúdo. Entregue informações básicas sobre o projeto com antecedência e reserve um tempo para uma conversa mais significativa. Esteja pronto para fornecer informações não só sobre o seu produto ou serviço, mas também sobre: seus objetivos gerais, o estilo de sua marca e o tom de voz.

Não há como negar: marketing de conteúdo ainda é um assunto novo para muitos jornalistas, redatores publicitários e outros profissionais da área. Certifique-se de que o profissional escolhido vai estar atento à formatação mais adequada para um conteúdo indexável e relevante para o público-alvo.

  • 2. Você vai ter tempo para gerenciar

Mesmo os mais produtivos redatores exigem investimento de tempo, principalmente no início. Tomar esse tempo para treinar e preparar o seu redator no começo do contrato vai tornar sua vida muito mais fácil mais tarde, evitando idas e vindas de conteúdo que não ficou exatamente como você esperava.

Você conhece muito bem a história da empresa, os produtos, serviços, quem são os clientes. Mas o redator que está começando a trabalhar com vocês não tem o mesmo conhecimento. Portanto, seja específico nas instruções. Se depois de um tempo acompanhando o trabalho de perto, o resultado ainda não estiver de acordo, procure alguém mais experiente. Mas se após o período inicial o conteúdo estiver nota 10, você pode ir dando mais liberdade de trabalho para o redator, reduzindo a supervisão para focar nas outras pontas da estratégia de conteúdo.

Dica extra

Independente da escolha, de a produção ser feita internamente, por empresas parceiras ou redatores contratados, o importante é seguir um plano que contemple conteúdo de qualidade para seus clientes atuais e futuros e que seja cumprido com disciplina. Respeitar a frequência das publicações e de divulgação é fundamental para uma estratégia consistente.

Sua empresa produz conteúdo voltado às estratégias digitais com empresas parceiras ou redatores freelancers? Conte para nós como vocês coordenam essa produção no dia a dia. Deixe sua dica ou opinião nos comentários!

Este guest post foi escrito por Emília Chagas, da Contentools.

Crédito da imagem: Shutterstock

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Categorias: Atrair, Produção de conteúdo

  • genival

    Bom dia, fiz um investimento para trabalhar com educação Ambiental, não estou conseguindo andar, por falta de conteúdo relevante,estou desenvolvendo esta ideia,em um município do interior da Bahia,muito atrasado, sem recurso, e sem profissionais, que possa esta desenvolvendo este papel. Como que eu faço para conseguir este profissional para me atender,pois, se este profissional vir de fora fica muito caro, para manter no negocio, sua opinião para mim sera muito importante, da sua opinião e eu ficarei muito grato obrigado.

    • Adalberto

      Genival trabalho com Marketing de conteúdo e Marketing Digital em geral, me mande mais detalhes em meu e-mail adalberto.gomes26@gmail.com para ver no que posso ajudá-lo.

    • Guest

      Oi, Genival.
      O mais importante é saber que você não precisa assumir o conteúdo sozinho e pode contar com profissionais (como o Adalberto) ou para ajudar. :) Seja um freelancer ou empresa parceira, escolha alguém em que confie e que, mesmo à distância, poderá dividir com você a responsabilidade de produzir conteúdo relevante, com foco no seu público e nos resultados que espera alcançar.

      Boa sorte!

    • Elton Miranda

      Olá, Genival. Uma solução é buscar empresas especializadas em produção e marketing de conteúdo. A Tex.do http://www.tex.do (empresa da qual faço parte) tem um modelo inovador. Somos uma plataforma de produção de conteúdo com centenas de redatores online. Você não precisa se preocupar em encontrar um freelance e nem com a entrega. Isso é por nossa conta! Além disso, nosso sistema encontra o melhor redator para cada demanda. Se tiver interesse me avise.

  • Lucas Gustavo

    Ao ler este post, me surgiu uma questão com relação à qual gostaria de sua opinião: Diante do contexto atual que vivemos no que diz respeito ao marketing, considerando a fortíssima e crescente presença das pessoas nas mídias sociais, bem como sua sede por conteúdo rápido e de qualidade, que espécies de resultados uma empresa deve esperar do Marketing de Conteúdo?

    • Emília Chagas

      Oi, Lucas. Tudo bem?

      Os resultados com Marketing de Conteúdo podem ser divididos em dois grandes grupos: branding e conversões/vendas. Nesse sentido, há os objetivos ligados a aumento de acessos, engajamento e relacionamento com o público-alvo e mesmo aqueles com foco em mais leads e novos clientes. Tudo depende do momento da empresa e da estratégia de negócios traçada, como mostramos nesses dois posts: http://temconteudo.com/estrategia-conteudo/objetivos-que-o-conteudo-permite-atingir/ e http://temconteudo.com/estrategia-conteudo/por-que-e-importante-medir-os-resultados-do-marketing-de-conteudo-e-quais-metricas-importam-de-verdade/ Espero ter ajudado! :)

      • Lucas Gustavo

        Olá Emília, muito obrigado pela resposta. Ajudou bastante sim! Se me permite fazer apenas mais uma pergunta, gostaria de saber: Conforme tenho visto, é importante que um blog esteja desvinculado do site comercial da empresa que o mantém. Isso é fato? Em caso positivo, gostaria de saber se existe algum post que aborde pontos a respeito de como converter consumidores do blog em clientes da empresa. Desde já agradeço a atenção!

      • maikelSouza

        Oi Emília,

        Os links estão “quebrados”. Não sei se você consegue editar o comentário ou corrigir no site.

        Abraços

        • http://twitter.com/andresiqueira André Siqueira

          Oi Maikel,
          Fiz um teste agora e não encontrei nenhum link quebrado, só estão redirecionando para a versão nova do site.

          Pode indicar onde encontrou o problema para que eu investigue aqui?

          Abs

          • http://www.condominiosvirtuais.com.br Maikel Souza

            Oi André,

            De fato os links estão ok. Ontem eu tinha observado que os endereços estavam …/blog/marketing-de-conteudo/…

            Abraços