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Como ter o máximo de proveito ao terceirizar o seu conteúdo

Já citamos várias vezes que a produção de conteúdo é a essência do Inbound Marketing. Seja por meio de artigos, eBooks, webinars, quizzes, ferramentas gratuitas ou qualquer outro formato, não há dúvidas de que um bom conteúdo torna a geração de Leads mais eficiente.

No entanto, um dos grandes problemas enfrentados por empresas que querem produzir conteúdo é não ter pessoal suficiente para a produção. Uma solução para empresas que não possuem pessoal à disposição para criação é terceirizar a produção de conteúdo. Empresas como a Rock Content e a Contentools, ou mesmo jornalistas freelancers, prestam serviços de produção de conteúdo e podem ser uma boa opção na hora de começar a investir em Marketing de Conteúdo.

A questão é que apenas contratar um serviço terceirizado não é garantia de resultados. A responsabilidade pelo conteúdo cabe aos dois lados. À empresa cabe alinhar a comunicação com o cliente para entender o que ele precisa, e ao cliente cabe repassar todas as informações necessárias para que a empresa possa entregar o resultado esperado. É justamente esse repasse de informações que pode ser otimizado.

Depois de conversar com alguns clientes e orientá-los à terceirização de conteúdo, percebemos que, com certo planejamento e algumas dicas simples, é possível otimizar as entregas, diminuindo o tempo de revisão de cada post e tirando o máximo de proveito dos serviços que essas empresas podem oferecer.

1 – Faça um planejamento de pautas trimestral

Algumas empresas já possuem planos de acompanhamento e definição de estratégia de conteúdo, e é fundamental que sua empresa participe de verdade dessa etapa. Afinal, apesar de o serviço ser prestado por elas, quem melhor conhece o seu negócio e os seus clientes é você.

Ao planejar a pauta de conteúdo para os próximos três meses, você começa pensar na produção de conteúdo em conjunto com a estratégia da empresa, e, consequentemente, deixa de publicar artigos e lançar eBooks apenas porque precisa publicar ou lançar alguma coisa.

Planejando com antecência os temas das publicações, chances são de elas serem ainda mais coesas, seguindo uma certa lógica entre um e outro post do mesmo tema e evitando a repetição de conteúdo, dando margem para um maior equilíbrio de assuntos.

Esse planejamento também diminui o tempo gasto quebrando a cabeça para próximos temas. Uma vez que a pauta é entregue, é só seguir o calendário de publicações, sem passar pelo estresse de pesquisar assuntos, argumentos e exemplos na correria de soltar um novo material.

2 – Defina os principais tópicos de cada conteúdo

Ao criar a pauta para os próximos três meses, aproveite para elencar os principais tópicos de cada tema do conteúdo. Esse detalhamento facilita o alinhamento entre o que você espera e o que a empresa contratada irá entregar. As chances de retrabalho diminuem e você economiza um tempo que pode ser despendido para outras atividades.

Na prática, assim seria a estrutura deste post:

“Como alinhar a expectativa com terceirizar conteúdo e extrair muito mais resultados”

  • Introdução
    Marketing de conteúdo eficaz na geração de Leads
    Terceirizar conteúdo pode ser uma boa solução
  • Problemas
    Conversamos com clientes e vimos que algumas dicas podem alavancar resultados
  • Dicas
    Defina a pauta de conteúdo trimestralmente (estratégia, economia de tempo e coesão dos conteúdos)
    Defina os principais tópicos de cada conteúdo (para alinhamento e qualidade de entrega)
    Use o que as empresas têm a oferecer para definição e revisão da estratégia de conteúdo do trimestre
  • Benefícios
    Aumento de produtividade (precisará revisar menos)
    Melhoria na entrega e nos resultados

Repare que os principais tópicos e subtópicos estão destacados, mas ainda assim a estrutura é simples e concisa, apenas pincelando os pontos que você não quer que fiquem de fora.

3 – Aproveite o que as empresas têm a oferecer

A maioria das empresas de produção de conteúdo já possui um serviço de consultoria que é utilizado para discussão do conteúdo e construção do esqueleto. Faça uso desse tempo e desse contato com a empresa para discutir a estratégia da pauta, as palavras-chave que você deseja trabalhar nos textos e os materiais que fazem sentido para o seu negócio hoje e nos próximos meses.

O objetivo é que você participe do processo de planejamento do seu conteúdo, unindo o conhecimento que tem do seu negócio ao conhecimento da empresa contratada em Marketing de Conteúdo.

Essas pequenas ações são simples, porém podem fazer uma grande diferença no resultado final. Muito além do que apenas revisar os textos enviados pela empresa, se você participar realmente do planejamento e da definição estratégica do seu conteúdo, não só estará poupando seu tempo como estará entregando exatamente a mensagem que deseja passar ao seu público, atingindo melhores resultados. Afinal, o serviço é terceirizado, mas o produto, os clientes e o negócio ainda são seus.

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