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Como usar diferentes áreas da empresa para escalar a produção de conteúdo

Para conquistar uma atuação consistente em marketing digital é importante manter uma frequência bem definida para a publicação de conteúdo no blog de sua empresa. Mas, para acelerar de fato os resultados, o ideal mesmo é intensificar a produção.

Se sua empresa conseguir aumentar a publicação de posts de um para dois por semana, por exemplo, pode ter certeza: os números vão ser ainda melhores. No entanto, sabemos da dificuldade de fazer isso em uma média ou pequena empresa, em que o orçamento de marketing é limitado e não é possível ampliar a equipe contratando mais produtores de conteúdo.

A proposta deste post é justamente essa: mostrar que é possível ampliar a produção de conteúdo sem precisar investir mais dinheiro.

Identificando talentos entre os colaboradores

A eficácia é comprovada não só por pesquisas realizadas no mercado, mas nós mesmos aqui, na Resultados Digitais, atestamos que a estratégia funciona por experiência própria: três meses após intensificarmos a nossa produção de conteúdo, subindo de um post para dois por semana e aumentando a publicação de materiais educativos, nosso número de visitas teve um incremento de 62% de julho para outubro.

A boa notícia é que sua empresa não precisa investir em contratações, mas sim, aproveitar melhor os talentos de seu time, ainda que eles estejam em outros departamentos. O desafio, então, é identificar as aptidões de cada um e colocá-los para atuar dentro das áreas que lhes competem.

Aproveite os especialistas. Pode ser um engenheiro que entende de métricas, uma psicóloga que aborde recursos humanos, um administrador que fale de gestão de projetos… Tudo isso dentro do contexto do mercado de atuação de sua empresa, é lógico.

Enquanto um consultor pode produzir posts mais técnicos explicando como determinadas ferramentas funcionam e como elas podem auxiliar no cotidiano das empresas, o pessoal do time de vendas pode abordar temas que são com frequência dúvidas dos clientes que atendem, pois vivenciam a dor das empresas com quem mantêm relacionamento.

Usar a equipe interna é benéfico, pois mostra pontos de vistas diferentes e especializados. Em nosso blog, por exemplo, passamos a diversificar os autores e hoje contamos com vários colaboradores que atuam fora do departamento de marketing e cada um fala sobre a área de que mais entende.

A ideia é estimular os especialistas a escreverem sobre os temas com os quais têm mais familiaridade. Isso vai fazer com que a produção flua mais fácil e os profissionais – e a própria empresa – ficam cada vez mais reconhecidos como especialistas no assunto.

Como o editor pode garantir a produção

Agora que você já sabe que funciona dispor de outros autores de áreas diferentes de sua empresa, saiba que será essencial ter um responsável por orientar essa produção. É a figura do editor que vai garantir a periodicidade, o alinhamento da estratégia da empresa e a coesão da linguagem utilizada no blog, entre outras tarefas que veremos a seguir.

Confira abaixo como garantir maior eficiência na produção de conteúdo:

Alinhamento de conteúdo

Uma das missões do editor é alinhar a produção, orientando os colaboradores sobre os principais objetivos do blog e a linha editorial a ser seguida. É importante que ele identifique ou ajude os próprios colaboradores a identificarem temas interessantes para os posts e debatam como o conteúdo pode ser abordado. Esse alinhamento antes de iniciar a produção costuma garantir que a redação do texto seja mais assertiva.

É interessante também que ele forneça orientações sobre a estrutura do texto e a forma narrativa.

Calendário de publicação

Para garantir que os posts efetivamente vão para o ar e que a periodicidade seja mantida, é importantíssimo ter um calendário de publicação que oriente toda a equipe. Nele deve constar a escala de autores, com suas respectivas datas de entrega do texto para o editor e data de publicação do post.

O ideal é que esse calendário já esteja bem definido ao menos quinze dias antes de iniciar o mês planejado, ainda que no decorrer do período ele venha a sofrer alterações. O importante é conseguir visualizar o que será produzido durante o mês e, caso seja necessário, fazer alterações de datas ou trocas entre os colaboradores.

Na hora de montar a escala, é importante estabelecer uma margem de mais ou menos quatro dias úteis entre a entrega e a subida do post. Esse período deve contemplar tempo hábil para ajustes de conteúdo – lembre-se que pode ser necessário pedir uma reformulação ao autor -, revisão e edição para publicação.

O editor deve estar atento para cobrar a data de entrega, pois, como os colaboradores pertencem a outros departamentos, escrever para o blog certamente não estará entre suas tarefas prioritárias e a tendência é que eles esqueçam ou deixem para a última hora.

Revisão de texto

Depois do texto pronto, o editor também é o responsável por revisar o conteúdo, corrigindo erros de ortografia e adequando-os aos padrões do blog da empresa.

Como o blog passará a ter vários colaboradores, é muito útil produzir um Manual de Produção de Conteúdo, onde devem estar especificados itens que podem passar despercebidos na hora de escrever, mas que garantem unidade aos olhos de quem lê: estilo do texto, formatação, orientações sobre o público leitor, entre outras.

Processo de feedback

Tão importante quanto a revisão de textos, o feedback que o editor deve fornecer aos autores tem como objetivo melhorar a qualidade de entrega. Essa tarefa vai requerer uma certa habilidade em conversar, explicando as necessidades de alteração e seus motivos, mas sem desmotivar o colaborador.

Nesse momento é fundamental ser didático para apontar necessidades de alteração de ponto de vista e abordagem e correções de erros gramaticais, mas também, é interessante demonstrar empatia com o autor, valorizando seus pontos fortes. Esse processo é importante para o aprendizado do autor e, ao mesmo tempo, vai diminuir o retrabalho, otimizar e melhorar a capacidade de produção do time.

Publicação do post
Há duas maneiras de viabilizar a publicação. Avalie qual processo é mais vantajoso para a empresa: se é o editor incluir o conteúdo na plataforma de publicação do blog e ele mesmo colocar o post no ar, ou o próprio autor utilizar o sistema e se responsabilizar por postar.

Optar por deixar essa tarefa na mão do editor geralmente é mais seguro contra possíveis erros, mas isso tomará mais tempo deste profissional. Caso a opção seja o próprio autor postar, é recomendável disponibilizar uma checklist pra garantir que cada etapa seja seguida corretamente.

Nesse artigo explicamos o que fazer antes, durante e depois da publicação de um post e damos dicas super úteis para que nada seja esquecido: desde a revisão, inclusão do Title, Meta descpription, atributo Alt das imagens, parâmetro de “leia mais”, entre outros detalhes que fazem a diferença.

 

Agora, ideias na cabeça e mãos à obra – as suas e as de seus colaboradores!

 

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