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Como usar o Google Tag Manager

Aqui na Resultados Digitais, nós do time de growth estamos sempre fazendo experimentos no site, tais como testes A/B, e usando novas ferramentas para alavancar nossos resultados com Marketing Digital.

Acontece que muitas dessas ferramentas exigem instalação de códigos em determinadas páginas do site e, para muitos profissionais de Marketing, isso exige o suporte de um desenvolvedor, o que pode atrasar as ações de Marketing e prejudicar os resultados da empresa.

Sabemos que esse cenário faz parte do dia-a-dia de muitas pessoas que trabalham com Marketing e, para ganhar flexibilidade e agilidade nesse processo, nós optamos por utilizar o Google Tag Manager (GTM), uma ferramenta gratuita do Google, através da qual você coloca apenas um código no site e, a partir daí, instala diversos serviços sem precisar mais mexer no código.

Ao centralizar toda a gestão de códigos no GTM, o time de Marketing ganha autonomia para trabalhar, o que melhora a produtividade e reduz custos com TI. Além disso, se você já usa um grande número de tags no seu site, ao trocá-las pela tag única do GTM, a performance do site também irá melhorar.

Neste post iremos ensinar de forma introdutória como funciona o Google Tag Manager e mostrar alguns casos de uso comuns, que nós mesmos utilizamos. Caso você já conheça o GTM e queira se aprofundar, o próprio Google fornece um curso com certificação no assunto (em inglês).

Como criar e instalar o GTM

Para começar, acesse http://www.google.com.br/tagmanager/ e faça login com sua conta do Google. Pode ser a mesma que você usar para acessar o Google Analytics.

Logo na primeira tela, o Google irá pedir para você criar uma conta no GTM (Google Tag Manager).

A forma de gestão das contas do GTM vai depender de você. Aqui na Resultados Digitais temos uma conta para a empresa e, dentro dessa conta, contêiners diferentes para sites diferentes, conforme explicaremos mais à frente.

Coloque o nome da sua empresa e pressione continuar:

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O próximo passo é criar o primeiro contêiner. Um contêiner é onde será configurado e hospedado todos os outros códigos que estarão no seu Tag Manager.

Coloque um nome para identificá-lo (pode ser um nome ou o próprio domínio da empresa, se preferir), selecione Web, pois é onde ele será usado e crie.

Aqui na Resultados Digitais nós temos um contêiner para cada site. Um para o site principal, outro para o site do RD Station (nosso software de Marketing Digital) e outros para os demais sites, como os cursos de Marketing Digital e os eventos, como o RD Summit.

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Após aceitar os termos, você já irá se deparar com o código que deverá ser instalado em todas as páginas que você desejar:

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Como dito anteriormente, um dos grandes benefícios do GTM é não precisar pedir a ajuda de um desenvolvedor sempre que precisar adicionar um novo código. Acontece que o Tag Manager tem seu próprio código. Envie esse código a um desenvolvedor ou instale você mesmo, caso saiba. Essa será a única (e talvez última) vez que você precisará inserir o código no HTML.

É importante lembrar que o código deve ser adicionado logo após a abertura do <body> no HTML, em todas as páginas que você desejar.

Após a instalação, será necessário adicionar tags ao contêiner. Nós daremos alguns exemplos ao longo deste post.

Depois de adicionar essas tags, você deverá publicar o contêiner, para que ele passe a carregar no site as tags que você adicionou. Lembro que, a cada atualização de tags do contêiner, será necessário republicá-lo para que haja efeito.

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Para adicionar as tags ao contêiner, clique no quadro verde à direita ou no menu à esquerda:

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O próprio GTM já irá sugerir algumas tags, mas você poderá adicionar outras conforme sua necessidade indo em “Tag HTML personalizada”. Não se esqueça de dar um nome à tag.

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Como instalar o Google Analytics no GTM

O G.A. é provavelmente a primeira ferramenta que qualquer empresa precisa instalar, a fim de começar a analisar o tráfego e o comportamento dos visitantes no site. Fazer isso dentro do GTM é muito simples, começando com um clique no menu “Tags”, no lado esquerdo da tela e em seguida clicar em “New”.

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Como o Google sabe que o  Google Analytics e algumas outras ferramentas fazem parte do arsenal básico de todos os profissionais de marketing, a maioria delas já está pré configurada.

Apenas selecione o Google Analytics dentre as opções que apareceram e informe se você está usando o Universal Analytics ou a versão clássica da ferramenta.

Se você não sabe qual versão do Google Analytics sua empresa está usando, acesse este artigo na central de ajuda do Google.

Feito isso, é preciso informar ao GTM qual o ID do seu domínio (Web Property ID). Existem diversas formas de encontrar esse identificador, mas nossa indicação é, após logar na sua conta do Google Analytics, entrar no menu “Administrador” na parte superior, depois entrar na “Propriedade” em questão e clicar em “Configurações da propriedade”.

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No quarto e último ponto você somente irá escolher em quais páginas a tag irá rodar. Nesse caso, como queremos que o Google Analytics monitore todo o nosso domínio, basta clicar em “Todas as páginas”. No final, sua página ficará configurada mais ou menos desta forma:

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Pronto, a tag já está instalada. Para colocá-la para funcionar agora basta clicar em “Publicar”. Isso irá ativar seu contêiner com todas as tags que você já adicionou.

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Como instalar os códigos de remarketing do Facebook e Google AdWords no GTM

  • Remarketing é algo muito bom pois exibe anúncios para quem já visitou determinadas páginas do site.
  • Existem diversas ferramentas e cada uma pede um código diferente
  • Usando o GTM, fica mais fácil instalar e fazer alterações sem pedir para um desenvolvedor

Segue o tutorial abaixo

Você pode instalar os pixel ou códigos de remarketing através da criação desde criar uma TAG para cada função, dessa forma você organiza cada TAG afirmando que cada uma é um código diferente. Com isso tirar ou pausar fica uma ação mais fácil.

Inserindo a TAG do código de Remarketing do Google Adwords

Selecione o produto “Google AdWords” e selecione o tipo de tag “Remarketing do Google AdWords” e  para configurar a tag, você precisa colocar o número do ID de conversão do Google.

Encontre o Código de Conversão/Remarketing:

  1. Faça login na sua conta do Google AdWords em https://adwords.google.com
  2. Clique na guia Campanhas.
  3. Na sua lista de campanhas à esquerda, clique em Biblioteca e público compartilhado.
  4. Clique no botão “Detalhes da Tag”, após em “Configurações” e por último em “Visualizar a tag do Google Adwords para websites”.

Na caixa do código, o número depois de “var google_conversion_id = ” é o código de Remarketing/Conversão.

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Agora insira seu código de Remarketing do Google AdWords conforme a imagem abaixo:

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No último passo, você precisa indicar onde você quer acionar o Código para que funcione a tag de Remarketing do Google AdWords. Você pode colocar em todas as páginas (conforme a imagem abaixo), selecionar quais páginas deseja coletar informações de Remarketing, quando o usuário clicar em algum link em página especifica ou formulário.

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Após clicar em “Criar tag”, você criou a tag e precisa clicar no botão “Publicar” para validar e subir no seu site.

Inserindo a TAG do código de Retargeting do Facebook Ads

O processo é bem semelhante ao inserir do Google AdWords mencionado acima, você seleciona o produto como “Tag HTML personalizada”.

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Para configurar a tag, você precisa copiar o código do seu público personalizado no Facebook Ads.
Encontre o código do Retargeting do Facebook Ads:

  • Acesse o gerenciador de anúncios do Facebook Ads e selecione “Ferramentas > Públicos” ou clique nesse link para ir direto
  • Selecione sua lista de Público Pesonalizados ou caso ainda não tenha crie clicando no botão “Criar público” e “Tráfego no site” dessa forma você vai criar uma lista de pessoas que visitam seu site ou visualizam páginas específicas.
  • Após selecionar, clique no botão “Ações” e “Pixel de visualização”

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Copie o código apresentado e coloque na “Configuração da Tag” no Google Tag Mananger.

Como instalar outros scripts no GTM

O mesmo que mostramos para o código de remarketing do Facebook também vale para outras ferramentas.

Tendo o contêiner do GTM instalado, fica mais fácil instalar também outros serviços que são de grande utilidade para o Marketing. Alguns desses serviços são:

  • Ferramentas de análise, como o Heap Analytics, KISSmetrics, Clicktale e Crazyegg;
  • Ferramentas para testes A/B, como o Optimizely e próprio Google Analytics (código específico para esse tipo de teste);
  • Ferramentas de exit-intent e outros recursos de captura e email, como Optinmonster e Picreel

Para instalar um script qualquer no GTM, primeiro crie a conta no serviço que você quer instalar, pegue o código fornecido por esse serviço, crie uma nova tag no GTM e escolha Tag HTML personalizada:

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Adicione seu código na próxima tela e vá avançando.

É importante sempre se lembrar de aplicar ao contêiner quaisquer alterações que você faça a ele.

Caso queira conhecer mais ferramentas de Marketing Digital interessantes para sua empresa, sugerimos a leitura do eBook Ferramentas de Marketing Digital.

 

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