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[Palestra RD Summit 2014] Henrique Carvalho: Como usar o design para converter mais leads e gerar mais vendas

Assista à palestra de Henrique Carvalho, do Viver de Blog, no RD Summit 2014, e entenda por que o design tem um papel fundamental em seu site.

Você já parou para pensar que a taxa de conversão de seu site está diretamente relacionada ao seu design? E que o conceito de design vai além da mera aparência, sendo também responsável pela boa funcionalidade?

Como bem disse Steve Jobs: “Design não é apenas o que parece e o que se sente. Design é como funciona”. E é disso que se trata o tema desse post e da palestra que iremos comentar.

No RD Summit 2014, Henrique Carvalho, fundador do Viver de Blog, fez uma curta palestra sobre “Como usar o design para converter mais leads e gerar mais vendas”. Assista, nesse post, ao vídeo na íntegra.

Henrique Carvalho é palestrante confirmado também no RD Summit 2015. Nessa edição do evento, seu tema será “Indo da produção de conteúdo para a produção de conteúdos épicos” (confira aqui a agenda completa).

Assista à palestra do ano passado abaixo:

O texto abaixo foi baseado na própria palestra de Henrique Carvalho

Primeiro, uma pergunta: O que é design?

Algumas pessoas respondem que design é simplesmente uma embalagem. Algo bonitinho para você colocar qualquer coisa dentro, o que não é uma constatação verídica.

Design é capaz de transformar vidas e ajudar pessoas, tanto crianças quanto idosas, a viverem melhor.

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A ideia principal de um design bem feito é ser simples sem ser simplista. É fazer o máximo com o mínimo, fazer do complexo algo acessível.

Fatores como cores, tamanhos, negritos, relevos, setas e animações são simples maneiras de transformar essa complexidade em algo de melhor entendimento.

3 estudos que comprovam o poder do design

Durante a palestra, Henrique Carvalho citou 3 estudos sobre design que impactam diretamente na experiência de navegação do usuário.

a) Design é sinônimo de confiança para os visitantes

Um estudo realizado na Inglaterra demonstra o poder que o design tem na vida das pessoas, sobretudo quando relacionado à internet.

Na ocasião, várias pessoas foram selecionadas para acessarem aleatoriamente diversos sites . O objetivo da pesquisa era saber se as pessoas confiavam ou desconfiavam dos sites visitados, tendo um tempo máximo de 10 segundos para chegar a uma conclusão e justificá-la.

O resultado foi surpreendente. Entre todos os pesquisados que disseram desconfiar de um determinado site, 94% dessas respostas foram em virtude do design da página. Ou seja, um design desqualificado de um site já espantou as pessoas mesmo antes de elas terem a oportunidade de absorver seu conteúdo.

b) Você tem 8 segundos para ganhar a atenção de alguém

Outro estudo também mostra que você tem apenas 8 segundos para causar uma boa impressão e ganhar a atenção da pessoa. É como se fosse o primeiro encontro com alguém. São os primeiros segundos que determina se você irá gostar ou não do site, independente do conteúdo que esteja lá.

Esse estudo, de certa forma, comprova o anterior.

c) Menos é mais

Por fim, mais um estudo que traz o design para o protagonismo em nossas vidas. Esse é um estudo sobre potes de geleia, e que aparentemente não há relação com o que estamos falando aqui. Mas, a verdade é que há sim.

Esse estudo foi feito da seguinte forma: durante dois sábados diferentes, uma pesquisadora colocou diferentes potes de geleia para venda em um determinado local. No primeiro sábado, 24 potes de geleia foram colocados à venda, enquanto no segundo apenas 6 foram disponibilizados. O objetivo era entender quantas pessoas paravam para comprar nesses diferentes estandes, um com 24 e outro com 6 potes.

O interessante desse estudo é que, embora o estande com 24 potes de geleia tenha atraído mais a atenção e a curiosidade das pessoas, foi no estande com apenas 6 potes que as vendas foram maiores.

O resultado dessa pesquisa comprova um conceito simples do design em que menos é mais. Quanto menos opções você dá para uma pessoa, menos confusa ela fica. Sendo assim, você consegue mais conversões daquilo que você deseja.

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Esse é um conceito muito simples para a própria homepage de seu site e para as suas landing pages. Quanto menos elementos você coloca, menos você está concorrendo pela atenção do usuário. Ou seja, aquele elemento principal que você quer destacar, seja um formulário de preenchimento ou um call to action, precisa estar em evidência não só entre todos os outros elementos, mas entre o menor número de elementos possíveis.

Em vez de tentar colocar todas as informações possíveis em uma página, faça o mínimo para que a taxa de conversão se torne maior.

3 dicas rápidas e práticas de design para conversão

Existem vários conceitos de design que você pode utilizar em seu site tanto para capturar mais emails quanto para gerar mais vendas. No entanto, três foram escolhidos como fundamentais. Confira a evolução de um formulário de preenchimento, do primeiro exemplo ao último.

Envolvimento

Bordas e outras formas que envolvem um formulário, por exemplo, dão o destaque necessário para que o visitante preste atenção em seu objetivo na página.

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Contraste e Cor

A cor naturalmente destaca, mas só se ela estiver em evidência entre outras. Uma dica é explorar a roda das cores para contrastar cores quentes com cores frias para ter um destaque maior em seu call to action.

Saiba mais no post “Design voltado à conversão: Como escolher as cores de uma Landing Page para o melhor resultado”.

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Direções

Podem ser setas, pessoas olhando para uma direção determinada, caminhos, estradas e outras formas que direcionam o visitante para algum lugar. O olho humano tende naturalmente a seguir essas direções.

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Há uma inifinidade de técnicas e estratégias de design que podem não só deixar o seu site mais atrativo, bonito e confiável, mas também mais rentável.

Como Henrique fala em um estudo de caso de sua palestra (assista ao vídeo para compreender melhor), uma repaginação de design de um site foi responsável por um aumento de:

  • 133% mais cadastros de emails;
  • 65% mais visitas;
  • 74% mais páginas visitadas;
  • 40 segundos a mais de tempo médio no site.

Ou seja, dados como esses comprovam a importância que um bom projeto de design tem em um negócio como um todo.

Se você deseja se aprofundar mais sobre o design, blogs e produção de conteúdo, pode assistir à palestra de Henrique Carvalho no RD Summit 2015, que acontecerá dias 29 e 30 de outubro em Florianópolis.

Ao todo, mais de 100 palestrantes, keynotes internacionais, 8 trilhas paralelas, feira de negócios e outras atividades estão confirmadas no evento.

Acesse http://rdsummit.com.br e garanta a sua inscrição.

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