Blog de Marketing Digital de Resultados

Como usar um Like Gate para gerar fãs e Leads no Facebook

Quem trabalha com o Facebook há bastante tempo, provavelmente já ouviu o termo Welcome Tab, ou aba de Boas Vindas, uma página personalizada para onde iam todas as pessoas que ainda não eram fãs da empresa.

O principal objetivo dessa aba era dar contexto ao visitante, aproveitando o espaço para apresentar a ele de maneira simples e objetiva – e com um bom design – qual o benefício de curtir a página.

Atualmente não é mais possível definir uma aba padrão (a primeira que alguém vê quando cai na página da empresa) para alguém que ainda não é fã. A única exceção é para Facebook Ads, que permite escolhermos qual aba da página a pessoa que clicou no anúncio irá visualizar primeiro.

Sendo assim, entra em cena o Like Gate: uma ferramenta utilizada para aumentar o número de curtidas na página – e ainda gerar alguns Leads.

O que é o Like Gate

Como dito anteriormente, uma aba de boas vindas serve principalmente para explicar ao usuário o que ele irá encontrar na página, algo que dificilmente conseguimos fazer na Timeline devido à quantidade excessiva de informações disponíveis por lá.

A ideia do Like Gate, além de fornecer esse contexto para quem ainda não curte a página da empresa, é também usá-lo para gerar um interesse maior em curtir a página ao promover uma oferta específica, que só será disponibilizada quando essa pessoa de fato curtir a página da empresa.

Em suma, o Like Gate mostra um conteúdo para quem curte e outro para quem não curte a página da empresa.

Como gerar Leads utilizando o Like Gate

Enquanto muitas empresas utilizam o Like Gate apenas para incentivar as pessoas a curtirem, nós fazemos e recomendamos o uso desse mecanismo para gerar Leads.

Isso é feito da seguinte forma: para quem ainda não curte a Resultados Digitais, mostramos uma página com diversos Calls-to-Action de materiais gratuitos. Contudo, esses banners não são clicáveis até que a pessoa dê seu like na página. A imagem abaixo mostra o Like Gate para quem ainda não é fã.

Like Gate para não fãs

A partir do momento em que a pessoa curte a página da Resultados Digitais, esses Calls-to-Action passam a ser clicáveis e todos eles levam para uma de nossas Landing Pages com materiais gratuitos.

Like Gate para fãs

Oferecendo essa oferta atrativa para quem curtir a página, conseguimos combinar diferentes objetivos: criam-se mais conexões, aumentando o alcance da empresa nas redes sociais, e geram-se novos Leads, aumentando a audiência.

Como fazer o Like Gate

Existem diversos aplicativos para o Facebook que podem ser usado para fazer um Like Gate. Um que é amplamente usado – e grátis – é o Static HTML (apps.facebook.com/static_html_plus). Basta adicioná-lo à página de sua empresa e editar o conteúdo.

Existem ainda alguns pontos que devem ser considerados ao se fazer um Like Gate. São eles:

    • Página de destino - Facebook AdsColocar como destino de um anúncio no Facebook. Como dito anteriormente, a única maneira de gerar bastante tráfego para o Like Gate é através do Facebook Ads. Para isso, na configuração do anúncio, não se esqueça de escolher o Like Gate como o destino no anúncio.

 

    • Usar o URL Builder nos Calls-to-Action para mensurar o tráfego da melhor maneira. Para não confundir os acessos do Like Gate com os acessos do próprio Facebook na hora de fazer uma análise por fonte de tráfego, sugerimos utilizar o URL Builder do Google.

O seu link ficará mais ou menos assim: www.sua-empresa.com.br/landing-page?utm_source=like_gate&utm_medium=referral&utm_campaign=referral

Agora é só pensar no anúncio que você quer que os visitantes que ainda não curtiram sua página visualizem e começar a produzir. Lembre-se de comunicar o essencial. Os Leads esperam por você!

Marcadores:

Deixe seu comentário