Blog de Marketing Digital de Resultados

O que os dados dizem sobre Marketing de Conteúdo

É muito comum, quando falamos do crescimento do Marketing de Conteúdo e de sua importância em uma estratégia digital atualmente recorrermos a números que provem o ponto. O problema é que grande parte dos números não eram necessariamente a realidade do Brasil.

Seja para ver o que funciona, saber como montar uma estratégia própria ou para provar o valor do canal, os dados aplicados à realidade local podem ser bastante relevantes. É isso que revela o relatório de Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 do Brasil produzido pela Rock Content e do qual somos apoiadores. Por exemplo, a pesquisa mostra que 69% dos profissionais brasileiros afirmam utilizar marketing de conteúdo, 57% possuem pelo menos 2 pessoas dedicadas à criação de conteúdo e 70% prevêem aumento no orçamento para 2016

O projeto entrevistou mais de 2.000 profissionais de marketing para descobrir sobre como as empresas brasileiras planejam seu orçamento de marketing, estruturam sua equipe, as ferramentas mais utilizadas, e outras informações relevantes. Separamos ainda mais alguns dados da pesquisa:

  • 31% das empresas destinam mais de 25% do orçamento para geração de conteúdo
  • 70% prevê um aumento no orçamento de conteúdo
  • 77% das organizações possuem uma estratégia definida de marketing de conteúdo
  • 40% documentam esta estratégia
  • 57% possuem pelo menos duas pessoas dedicadas à criação de conteúdo
  • 33% das empresas medem o ROI

Para impulsionar a distribuição de conteúdo, muitas empresas apostam em ferramentas como Redes sociais (91%), Blogs Corporativos (61%) e Newsletters (52%). Dentre as redes sociais, as mais comuns são Facebook, Twitter e LinkedIn. A pesquisa conclui também que as métricas mais utilizadas para medir o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo são tráfego no site, vendas e taxa de conversão. (clique para ampliar)

Tendencias_Marketing_Conteudo-02

Sobre a Metodologia

A pesquisa formulada para o relatório Tendências do Marketing de Conteúdo 2015 foi realizada online entre os dias 10 e 13 de Junho de 2015, com um total de 2.233 participantes. O formulário de preenchimento da pesquisa foi enviado por email para a base de dados de mais de 100.000 profissionais brasileiros e promovido nas redes sociais: Facebook, Twitter e Linkedin.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa foi lançada em conjunto com um hotsite e um infográfico e publicada em um relatório de 30 páginas que pode ser baixado no site: www.contenttrends.com.br

Marcadores:

Deixe seu comentário