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Como usar o design para melhorar suas ações de Marketing Digital

Confira algumas dicas de design e identidade visual para turbinar suas ações de Marketing Digital. São insights para você usar no site, facebook, call-to-actions, layout de email marketing e blog.

Quando as pessoas procuram dicas de Marketing Digital , logo veem à cabeça delas técnicas de crescimento acelerado, growth hacking, ferramentas analíticas robustas que integram e cruzam dados e informações, aplicativos para busca de palavras-chave, trackings de tendências e de hashtags mais usadas e outras táticas altamente tecnológicas e quantitativas.

Mas, muitas vezes, essas pessoas esquecem do básico: o design de suas páginas, de seus blogs, de Email Marketing e de perfis em mídias sociais. Se o visual e a usabilidade destas mídias forem ruins, com certeza espantarão seus usuários, por mais que você tenha usado outras dicas de Marketing Digital para segmentar seu público e criar um conteúdo relevante.

É claro que tudo faz parte do mesmo quebra-cabeça, e que todos os pontos citados nos parágrafos anteriores têm sua importância, mas deixar de lado o design pode ser um tiro no pé!

Por isso, selecionamos para você nesta postagem algumas dicas de Marketing Digital referentes ao design e a identidade visual. Aproveite!

Como empregar o melhor do design em suas ações de Marketing Digital?

Antes de irmos direto para a parte ligada ao Marketing Digital, vamos ao básico: criar logomarca e identidade visual. A identidade visual é o conjunto de elementos, como cores, formas, símbolos e tipos de letras, que compõem suas peças de comunicação com o público. E o logo costuma ser a peça principal de tudo isso, agregando em si boa parte dos elementos que serão usados.

Tanto um quanto outro devem passar o posicionamento, os diferenciais e a oferta de valor do seu negócio. No caso específico de Marketing Digital, fique atento em como essas peças vão aparecer na tela de computadores e outros dispositivos móveis. Evite detalhes exagerados que possam desaparecer devido à resolução dos aparelhos. Pronto, agora vamos a dicas de Marketing Digital e design mais objetivas:

Design de sites

Um dos conceitos mais empregados nesta mídia, principalmente quando se trata de Landing Pages, é o chamado “above the fold”. Isto é, assim que o site for aberto no navegador do usuário as informações mais importantes devem estar presentes na tela sem que haja a necessidade de rodar a barra de scroll. Portanto, um design enxuto é recomendado!

Resumidamente estes elementos importantes são os seguintes:

  • Chamada principal indo direto ao assunto;
  • Pequeno parágrafo secundário explicando seu negócio;
  • Call to Action em cores chamativas e com palavras que levam à ação desejada;
  • Alguns elementos de confiança, como depoimentos de clientes, selos de site seguro e links que possibilitam consultar rapidamente suas mídias sociais;
  • Formulário (com poucos campos) para pegar informações dos clientes.

Além disso, garanta um design clean, de fácil usabilidade, em que a pessoa se sinta bem e segura de navegar, sem excesso de cliques. Use a psicologia das cores da melhor maneira, conforme a identidade visual de seu negócio.

Capa para Facebook

Poderíamos falar de diversas outras plataformas sociais, mas o Facebook é a mais popular e receberá um pouco mais de nossa atenção na forma de dicas de Marketing Digital para criar capa de Facebook.

A “capa” tem 2 elementos principais:

O “avatar”, aquele quadradinho do lado esquerdo, onde o recomendado é que se coloque o logo de sua empresa. Existem exceções, como durante ações promocionais momentâneas ou sacadas em que se faz uma interação entre o avatar e a cover propriamente dita.

A cover é aquele retângulo maior que fica no topo da fan page. É possível usar imagens fotográficas, de paisagens, com pessoas e outras que você achar adequadas à mensagem de sua empresa. Pode-se optar também por grafismos e ilustrações.

O que não se pode é exagerar muito em textos. Na verdade, quanto menos texto neste elemento, melhor, porque a capa da fan page já tem diversos campos de textos para serem completados obrigatoriamente, além das abas que você pode formatar da melhor maneira para não interferirem com o layout da cover.

Layout de Email Marketing

Uma das dicas de Marketing Digital mais básicas quanto ao layout de Email Marketing é que ele deve conversar com a identidade visual de sua empresa. Abrir um Email Marketing e ser direcionado para uma página que não combina em nada com ele não pode acontecer, pois isso vai causar estranheza aos usuários.

Fora isso, a regra do “above the fold” também pode ser usada aqui, com especial atenção para o Call to Action, que detalharemos a seguir.

Call to Action

Usado em diferentes mídias do Marketing Digital, desde Email Marketing até sites, o Call to Action (CTA) costuma ter cores fortes, que chamam a atenção do usuário.

A dica de Marketing Digital para o CTA é fazer os chamados testes AB, sempre que possível. Você pode fazer 2 Landing Pages ou dois Email Marketing, um com Call to Action azul e outro vermelho.

Envie seus emails e confira quais CTAs tiveram maior taxa de cliques. Assim, você fará escolhas muito mais acertadas.

Blogs

Finalmente nossa última dica será sobre blogs. Mais uma vez ressaltamos a importância de se manter uma identidade visual consistente. Além disso, clareza e facilidade de navegação, além de praticidade de se encontrar os assuntos desejados é fundamental.

Tome bastante cuidado ao escolher categorias e tags e não se esqueça de uma boa ferramenta de busca interna.

Destacar na lateral os posts mais visitados e, dentro de cada postagem, quais outros artigos estão relacionados ao assunto também ajuda a proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Outro ponto importante em relação a todas as mídias citadas é o uso de imagens de alta qualidade, preferencialmente profissionais ou coletadas em bancos de imagens.

E uma maneira de diminuir os custos de criação dessas peças, sejam sites, Email Marketing ou outras, como banners digitais, é usar sites de concorrência criativa, como o We Do Logos, com alta qualidade e ótimo resultado.

Este texto foi escrito por Pedro Renan, CMO da We Do Logos, founder da Logovia, especialista em Inbound e Marketing de conteúdo.

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