9 dicas de como fazer um efetivo planejamento de Marketing Digital de curto prazo


planejamento de marketing digital

Muitas empresas têm dificuldade para programar seus próximos passos no Marketing Digital. É preciso tempo e dedicação para definir e organizar os seus objetivos, projetos, atividades, metas, analisar dados de mercado, etc. E por causa das atividades diárias essenciais para o negócio rodar, o planejamento acaba não sendo priorizado.

No entanto, saber exatamente o que, quando e como fazer é essencial para o sucesso. É muito importante definir onde a sua empresa quer ir e o que ela quer atingir. Caso contrário, qualquer caminho e resultado serve, e as atividades diárias acabam se tornando irrelevantes para o sucesso.

Assim, um bom planejamento em Marketing Digital é fundamental para direcionar o caminho da empresa para conseguir alcançar os resultados esperados até o fim do ano. Mas, por onde começar?

Já falamos aqui na Resultados Digitais sobre a importância de traçar objetivos a longo prazo, como mostra o Kit Planejamento de Marketing Digital, um guia com dicas e orientações para realizar as ações durante um ano. Só que para conseguir alcançar esses objetivos é importante quebrar as metas e ações de Marketing Digital em etapas intermediárias de curto praz, tendo assim um melhor direcionamento do caminho e uma previsão de seu alcance no longo prazo.

Por isso, nesse post vou passar algumas dicas indispensáveis para ajudar você nesse planejamento de Marketing Digital de curto prazo (mês ou trimestre).

1 – Tenha um planejamento de Marketing Digital anual

Saiba aonde você quer chegar! Isso pode ajudar você a analisar seu panorama atual, definir objetivos, projetos e atividades e montar um cronograma dessas ações para colocar em prática durante o ano.

Sabemos que fazer um planejamento de Marketing Digital anual toma tempo e requer dedicação. No entanto, é uma atividade muito importante, pois é nesse momento que você diagnostica a situação atual da empresa, encontra problemas e soluções e define os objetivos e metas para o ano. De forma a focar as ações da empresa no intuito de alcançar esses objetivos.

Isso possibilita a quebra de metas e ações de Marketing Digital em etapas intermediárias de curto prazo e facilita o direcionamento deste planejamento, focando nos objetivos criados para o ano.

2 – Faça a pergunta certa

É importante analisar o período anterior (mês ou trimestre) e fazer um controle de tudo que foi feito: acompanhar qual o valor do investimento em marketing, as estratégias e projetos que foram postos em prática, os resultados (alcançados ou não), os problemas e dificuldades enfrentados, etc.

Já falamos aqui no blog sobre a importância das perguntas que você pode fazer para entender de forma mais esclarecedora qual a situação de sua empresa em Marketing Digital para a criação de um planejamento anual. O mesmo deve ser pensado a curto prazo.

Aqui ficam algumas perguntas que podem te ajudar a entender o estado atual da empresa e que caminho seguir:

  • Qual é o número de visitantes mensais?
  • Usamos Landing Pages para disponibilizar ofertas?
  • As promoções em banners (calls-to-action) no site e mídias pagas (Google Adwords, Facebook Ads) direcionando para essas páginas estão trazendo resultado?
  • Estamos usando email marketing para nos relacionar com a base de Leads?
  • Temos fluxo de automação de marketing?
  • O processo de vendas está bem definido?
  • As metas de venda estão sendo alcançadas?

Analisar e responder essas perguntas é fundamental para podermos enxergar a realidade da empresa, os erros e acertos das estratégias e projetos executados e ter um direcionamento para podermos mudar os resultados no próximo período.

3 – Busque informações sobre o seu mercado

As decisões tomadas no seu planejamento de Marketing Digital anual influenciam desde o planejamento até a execução das ações. Dessa forma, suas ações precisam ser condizentes com a situação atual do mercado e como a sua empresa se posiciona nele.

Conheça e analise sua concorrência e demais empresas que estão inseridas no seu mercado (fornecedores, clientes, intermediários). Mas, como o mercado não é algo controlável e pode mudar com o tempo, é importante sempre analisar essas possíveis mudanças, seu impacto no curto prazo e as tendências para o futuro.

A partir do momento que você conhecer melhor o seu mercado e buscar constantemente atualizar essa informação você poderá agregar diferencial ao seus produtos/serviços para alcançar um número ainda maior de possíveis clientes, se adaptar ao cenário e obter melhores resultados.

4 – Acompanhe a execução do trabalho

Sempre analise dados e revise o diagnóstico da empresa. Quanto antes você detectar um problema ou dificuldade e começar a agir, menor poderá ser o impacto negativo e menos bruscos serão os esforços para remediá-lo.

Um ponto importante nesse acompanhamento é definir os dados que serão analisados, quem analisará e a frequência que ocorrerá para cada um. Essas são informações que serão sempre diferentes e que irão depender das métricas que você escolher analisar.

A escolha das métricas mais importantes vai depender muito do seu mercado e da sua realidade atual. Tenha em mente que a análise que você faz diariamente não é a mesma que a mensal e que, por exemplo, a área de vendas não vai analisar as mesmas métricas semanalmente que a área de marketing.

Aqui na Resultados Digitais fazemos o acompanhamento diário, semanal e mensal, com métricas que impactam as diferentes áreas e outras que impactam a empresa como um todo. Essa prática nos ajuda bastante e aumenta as chances de conseguirmos alcançar os resultados esperados no período.

Essas métricas são importantes porque oferecem um diagnóstico e apresentam previsibilidade para um crescimento da empresa. Por isso, lembre-se que quando se sabe aonde você quer chegar e se mantém os olhos nesse ponto do horizonte, fica muito mais fácil de não se perder no caminho até lá.

5 – Use força bruta

Mesmo tendo um bom planejamento de Marketing Digital e uma execução assertiva, existem diversos fatores fora do controle que podem levar a um período ruim e gerar dificuldades para a empresa bater a meta.

Se a sua empresa acompanha os dados e a evolução no curto prazo, de forma geral esse tipo de resultado não é algo inesperado e ao longo dos dias é possível saber o quão próximo e provável a empresa está de realizá-lo. Por isso, é comum que gestores já no meio do mês comecem a perceber que precisam fazer algo, mas não sabem exatamente o que fazer.

Algumas das possíveis estratégias já falamos em outro artigo sobre como correr atrás da meta. Nele, citamos 5 possíveis caminhos caso você precise correr para um plano B. Use desses artifícios para correr atrás do prejuízo:

  • Lançamento de novos materiais;
  • Novos emails;
  • Guest posts / Parcerias;
  • Novos Posts;
  • Compra de mídia.

Um dos pontos importantes abordados é sobre investimento em links patrocinados e mídia paga para ter tráfego. Tráfego orgânico é muito importante, no entanto, se você não investir em links patrocinados perderá oportunidade de impactar, no curto prazo, em canais e lugares que sua persona está, e que provavelmente seus concorrentes já estejam presentes e você não.

Sabemos que para algumas empresas há uma limitação de orçamento, mas se sua empresa tiver algum orçamento previsto ou se for possível rever o orçamento, a compra de mídia pode acelerar bem os resultados.

Assim, se necessário use a força bruta e aumente o investimento nas suas campanhas. Ou, caso não faça ainda, comece a investir! Não esqueça que você tem metas mensais a alcançar e se você não está tendo tráfego suficiente, se bem feita, esta é uma ótima opção de curto prazo.

Se você ainda não trabalha com anúncios ou possui dúvidas sobre como otimizar suas campanhas, aqui tem alguns artigos que podem te ajudar com isso:

E caso você queira saber mais sobre como fazer um bom orçamento, baixe gratuitamente nosso Kit “Como montar um orçamento de Marketing Digital”, que contém um eBook e uma planilha para CEOs, empreendedores e diretores de marketing planejarem seus investimentos em Marketing Digital.

6 – Priorize os projetos a serem executados

Realizado o diagnóstico da situação, revise também os projetos a serem executados. Aqui é o momento de avaliar o que foi entregue e o que ainda não foi. Pense no que pode ser melhorado e onde estão as principais dificuldades de entrega e priorize os projetos que vão te dar um retorno maior.

Analise se algum projeto está muito complexo e se você não tem recursos e pessoas certas para executá-los. Se necessário, adapte para algo que esteja no âmbito da sua realidade.

Por exemplo, você não preciso ter o melhor eBook possível para publicá-lo. Desde que o conteúdo seja relevante para a sua Persona você pode conseguir atingir o seu resultado com um esforço menor do que o que esperava alocar.

Ou, você não precisa ter um estúdio de vídeo para fazer um webinar. Com uma sala, um computador e a ajuda da ferramenta Hangout On Air, do Google, você pode realizar uma ótima discussão online com as pessoas, tal como fazemos aqui na Resultados Digitais.

No eBook do Kit de Planejamento Anual, existem alguns exemplos de projetos que podem ser planejados e executados de acordo com os objetivos da sua empresa.

7 – Revise as metas

Analise os dados atuais e compare com o planejado. Será que as respostas de quando realizei o planejamento anual continuam as mesmas? O que mudou? Como foi feita a priorização dos projetos?  O que está dando certo e o que devo adaptar no meu planejamento para que eu tenha os resultados que esperava inicialmente para o ano?

Mesmo usando força bruta e correndo atrás da meta, compreenda que essas são ações emergenciais, e não regras a serem seguidas constantemente. Mesmo que o planejamento e a execução sejam bem feitos, em alguns casos a meta é simplesmente muito difícil e todo o trabalho pode ainda não ser suficiente.

Por isso, caso necessário, seja mais realista, aprenda com os erros e evite cometê-los outra vez. Adeque suas metas (para cima ou para baixo), projetos (mais simples ou mais complexos) e, no último dos casos, os seus objetivos do ano.

Isso não quer dizer que todo o planejamento deve ser mudado. A revisão serve principalmente para verificar onde você tem mais acertado, investir nisso e flexibilizar o seu planejamento para estar mais previsível.

Saiba que poderão surgir pedras e neblinas nesse caminho e, às vezes, será necessário realizar desvios ou mesmo alterar o destino final. Porém, é melhor ter isso em mente e realizar alguma mudança clara de trajeto do que não conseguir sair do lugar atual ou ainda se perder no caminho.

8 – Registre o seu planejamento

Para facilitar o direcionamento de outras pessoas da empresa é importante que o planejamento de curto prazo esteja registrado em algum lugar e de fácil acesso.

Isso possibilita que no momento de dúvidas de direcionamento fique mais claro e fácil a priorização de ações, além de controlar possíveis desvios de percurso sem razão alguma que podem surgir com o tempo.

Um outro ponto de extrema relevância para que seu planejamento de Marketing Digital seja atingido é o estabelecimento de prazos para a execução das ações. Um cronograma detalhado, que separe as fases dos projetos dentro do período (mês ou trimestre), pode ser a chave para que a empresa atinja as metas propostas a curto prazo.

O que sugerimos é que você tenha ou, se ainda não possui, crie uma planilha para esse fim e que reserve um tempo dentro do período para revê-la.

No Kit também tem uma planilha que acompanha o eBook, onde listamos em ordem cronológica os projetos e atividades de cada objetivo para ajudar a definir as prioridades da sua empresa. Você pode utilizar essa mesma planilha para revisar e registrar o seu planejamento de Marketing Digital de curto prazo.

9 – Comunique para toda a empresa

É essencial que toda a empresa tenha um claro entendimento das prioridades, metas e ações para os próximos meses e como elas estão diretamente relacionadas com o atingimento dos objetivos da empresa no fim do ano.

Assim, trate os colaboradores envolvidos como se fossem clientes. Não esqueça a opinião deles no planejamento e faça com que tenham participação nas etapas do processo, principalmente na hora de conseguir ideias e soluções para os problemas que por ventura surjam.

Não esqueça que as métricas a serem analisadas são diferentes dependendo da frequência e área da empresa. Por isso, deixe claro as métricas que cada um deve seguir e responder, e qual a influência delas no alcance dos objetivos anuais da empresa.

Conclusão

O diagnóstico periódico da sua empresa, o entendimento das mudanças do mercado e o acompanhamento da execução do trabalho são bem importantes para que você consiga uma visão geral das melhores ações a executar e do valor do investimento em cada uma delas para o alcance dos objetivos da empresa até o fim do ano.

O segredo, no entanto, é saber analisar os resultados, priorizar os projetos a serem executados e aproveitar tudo que o Marketing Digital tem a oferecer para a sua empresa. Usando a força bruta, quando necessário.

Por esse motivo, a mensuração periódica (mês ou trimestre) deve ser uma atividade obrigatória. Os números no papel podem direcionar os próximos passos necessários e colaborar em uma possível decisão de reestruturação do planejamento, com a revisão de metas e projeções anuais.

Além disso, não se esqueça de registrar seu planejamento e resultados e de comunicar a empresa sobre as possíveis mudanças e métricas associadas. Eles serão pontos fundamentais para a execução de curto prazo e o direcionamento das estratégias para o próximo período.

Espero que com estas 9 dicas, que são indispensáveis para qualquer planejamento de resultados de curto prazo em Marketing Digital, você consiga ter uma noção maior sobre como direcionar seus esforços e alcançar os resultados que você espera no período.

E você, tem alguma outra dica para colaborar com o planejamento de resultados de curto prazo?

Ficaria muito feliz com seus comentários e sugestões.

Saiba mais:

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Categorias: Estratégia em Marketing Digital, Inteligência Competitiva

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