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10 dicas de design para criar uma Landing Page perfeita

Confira o que você deve levar em consideração na hora de desenvolver o design de uma Landing Page!

Por mais bem planejada e estruturada que seja, uma estratégia de geração de Leads não vai funcionar sem uma boa Landing Page.

Ela é a página de destino de calls-to-action (CTA) em emails, anúncios no AdWords e em uma infinidade de canais que procuram converter visitantes em Leads e Leads em clientes.

Mas criar uma boa Landing Page requer uma boa dose de pesquisa e de testes.

Para facilitar a sua vida, nesse post vamos te contar as 10 melhores dicas de design para criar uma Landing Page perfeita!

Preparado? Vamos começar as conversões!

1. Crie títulos simples e diretos

O headline da Landing Page é o primeiro ponto de contato do usuário com o seu material. Ele precisa ser simples, direto, conter a palavra-chave de foco e ser altamente clicável!

Você precisa atrair o leitor – e, agora, futuro Lead – com um título que o incentive a consumir o seu conteúdo e a saber mais sobre o negócio.

Um título matador é irresistível!

2. Use cores com contraste entre si

As cores têm um papel bem importante dentro das Landing Pages pois podem determinar o sucesso ou o fracasso daquele ponto de conversão.

É importante lembrar que o call-to-action precisa ter destaque dentro da LP. Sem ele, você não vai gerar conversões! Para otimizar essa atração, use cores que contrastam entre si.

Se a sua Landing Page é predominantemente em tons de azul e branco, coloque um call-to-action vermelho. O azul é uma cor fria, enquanto o vermelho é uma cor quente. Esse contraste indica para o leitor onde ele deve interagir e ajuda na hora de converter!

3. Adicione a prova social

Dá mesma maneira que você pode adicionar estudos de caso e links externos relevantes para seus blog posts, a prova social é uma maneira de dar credibilidade para a sua oferta. Depoimentos e comentários no Facebook, Twitter – ou qualquer outra rede social relevante – podem mostrar que o seu material é importante para várias pessoas!

A prova social também é qualquer dado que mostre que as pessoas estão realmente interessadas na sua oferta. Dados de download são um bom exemplo! Colocar que “mais de 2 mil pessoas já baixaram esse material” também é uma forma de prova social.

4. Nada de menus!

Esse é um dos maiores erros na hora de criar uma Landing Page e também uma das dicas de design mais valiosas! Dentro da sua LP, o caminho de conversão deve estar claro. Portanto, a única forma do usuário sair dela é através do CTA.

Não coloque menus que podem levá-lo até a sua página “sobre” ou “contato”. O objetivo aqui é converter esse visitante através do formulário, da oferta e do botão de ação.

5. Use links com moderação

Links são boas maneiras de comprovar a eficácia da sua oferta. Mas colocar links em excesso pode ser um tiro no pé!

Cada vez que alguém clica em um deles, ele sai da sua Landing Page, o que influencia nas possibilidades de conversão. Redirecione os leitores apenas para informações que são realmente imprescindíveis para o entendimento daquela oferta.

6. Teste versões do seu formulário

Uma boa Landing Page tem um formulário na medida certa. Você precisa pedir as informações que realmente importam para o seu negócio. Se você está no topo do funil, por que pedir telefone, empresa e cargo?

O tamanho do formulário está relacionado à posição daquela oferta dentro do funil de vendas e tem uma grande parcela de responsabilidade na hora de converter ou não um visitante.

Se ele ainda não tem uma relação com o seu negócio, é pouco provável que vá preencher um formulário longo, então adeque o design do seu formulário ao seu visitante. Faça testes e descubra qual performa melhor e atrai mais conversões: esse será seu formulário vencedor!

7. CTA matador!

Não custa reforçar: sempre crie CTAs matadores! Além de contrastar com o resto das informações dentro da Landing Page, um bom CTA é direto e mostra de forma clara para a sua audiência o que você quer que eles façam na próxima etapa.

Nessa hora, o K.I.S.S cai como uma luva! Keep it simple, stupid. Crie um botão de ação tão simples e direto que seu Lead não vai ter a menor dúvida sobre o que ele deve fazer em seguida.

8. Vídeos!

Os vídeos estão muito em alta no mundo do Marketing Digital e do Marketing de Conteúdo. Eles são interativos, dinâmicos e uma excelente opção para aumentar suas conversões.

Dentro de uma Landing Page, os vídeos podem te ajudar a apresentar melhor a sua oferta, além de  serem uma ferramenta para compartilhar opiniões de clientes satisfeitos, o que fortalece sua autoridade como marca.

Os vídeos são uma excelente ideia para variar o formato do conteúdo dentro das suas Landing Pages e uma ferramenta valiosa para engajar com seus Leads e visitantes.

9. Aproveite bem o white space

O “espaço em branco” é uma das maiores ferramentas do design. O espaço vazio entre diferentes elementos ajuda no entendimento da mensagem e na divisão das informações.

Para uma bom design de Landing Page você pode criar uma boa separação entre o formulário, CTA e imagem (ou vídeo) da oferta, utilizando esse white space entre eles para aumentar a compreensão da sua oferta e o foco nela, que é a principal mensagem dessa página.

10. Seja objetivo!

A tentação de colocar muita informação dentro das Landing Pages é quase incontrolável.

Afinal, você precisa que o seu visitante saiba tudo o que ele precisa antes de preencher um formulário, certo? Na verdade, menos é sempre mais!

Você não precisa falar sobre tudo o que é relacionado à sua oferta. Você precisa falar apenas o que importa.

Todos sabemos que o usuário digital tem um período de atenção muito curto. Ninguém quer ler longas páginas de texto a não ser que esteja realmente interessado naquele assunto.

Landing Pages são pontos de conversão rápida. Ou seja, o usuário entra ali já disposto a obter aquela oferta. Se você criar empecilhos demais, ele vai desistir!

Concluindo

Boas Landing Pages são simples, diretas, com um título matador e uma oferta irresistível para o visitante.

Sem uma boa LP, você corre sérios riscos de não obter os resultados esperados na hora de gerar Leads e nutri-los ao longo do funil de vendas.

E você? Quais suas melhores dicas de design para uma Landing Page perfeita? Compartilhe com a gente nos comentários!

Esse post foi escrito pela equipe da Rock Content.

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