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RDicas #06 – Dicas de link building para começar agora!

Confira 3 dicas de link building que são fundamentais para qualquer estratégia de SEO e saiba como aplicá-las para alavancar seu negócio.

O sexto capítulo do RDicas fala sobre link building, um tema que é parte fundamental de qualquer estratégia de SEO.

O consultor em SEO da Resultados Digitais, Aluysio Ferreira, comenta em vídeo sobre o assunto e dá 3 dicas viáveis para toda empresa – grande, média ou pequena – aplicar e obter mais sucesso em seu negócio online.

Assista abaixo:

Confira aqui os outros posts do RDicas, nossa série de vídeos curtos sobre SEO.

O link building tem um papel essencial em SEO, e não necessariamente precisa vir depois que você põe ordem na casa por meio do SEO on page. Muitas vezes, as estratégias de link building podem começar a serem aplicadas com bastante antecedência.

No RDicas #06, trazemos 3 dicas simples para você começar a pensar agora em link building.

1 – Co-marketing

Por definição, co-marketing é quando duas empresas têm interesse na mesma persona e se unem para fazer uma ação de marketing em conjunto. Há duas formas básicas de co-marketing que recomendamos:

Materiais Ricos

A maneira mais comum que temos de co-marketing hoje no mercado é a produção de materiais ricos em conjunto.

Em outras palavras, é quando você convida alguém que é referência em determinado assunto e, juntos, escrevem um eBook, produzem um infográfico, gravam webinars ou qualquer outra forma de conteúdo.

O produto final desse material é publicado com a assinatura das duas empresas, o que acaba gerando também leads para ambas as partes.

Um detalhe importante a ser levado em conta é que essa não é uma ação a ser feita com um concorrente. O recomendado é fazer um co-marketing de materiais ricos com uma empresa que tem interesse na mesma persona, mas que não seja concorrente.

Essa é uma maneira muito fácil de ganhar links, pois se você reúne esse conteúdo e hospeda em uma landing page em seu domínio para as pessoas baixarem esse conteúdo rico, esse parceiro que você selecionou para o co-marketing vai divulgar o material e sempre vai apontar o link para você. Portanto, é muito provável que você ganhe um link no blog de seu parceiro ou no perfil de redes sociais que ele possui.

O eBook “O Guia Completo de SEO em 2015 e além” é um bom exemplo, produzido pela Resultados Digitais e Agência Mestre.

Um dos benefícios do co-marketing é SEO, mas o principal assunto é o considerável aumento dessa publicação em termos de geração de leads para seu negócio.

Fica essa dica então, quando for pensar no material rico para gerar leads, procure um parceiro e tente fazer em conjunto com ele. Além de os resultados serem melhores, você de quebra ganha um link para seu site, no mínimo.

Benefícios

A outra forma de co-marketing são os benefícios que você pode oferecer para uma empresa parceira ou para alguém que possui interesse mais ou menos na mesma persona.

Se seu potencial parceiro já tiver uma certa audiência em seu site ou blog, você pode oferecer algumas trocas.

Você pode oferecer condições especiais de seu produto para o público de seu parceiro e, em troca, pedir que ele notifique sobre isso em seu site, seja em post de blog, em um banner ou em uma área de parceiros. Essa técnica funciona e é relativamente fácil de se conseguir.

Dessa forma, com um benefício exclusivo e uma aproximação de um parceiro estratégico, é bem possível que você consiga um link nesse outro site para divulgar sua empresa.

Portanto, além de SEO, com essa prática é bastante viável conseguir um bom ganho em geração de tráfego, que é o que precisamos pensar muito quando construímos ações de link building.

2 – Conteúdo

Produzir conteúdo por si só já é uma ação de link building, desde que bem feito. Por isso que é sempre muito importante que essa produção seja sempre focada na qualidade e na boa experiência da audiência.

Contudo, há algumas formas de conteúdo que potencializam essas ações:

Entrevista

Se apoie eventualmente em entrevistas quando for produzir conteúdo para seu blog ou para um material rico.

Quando entrevistamos alguém, geralmente o entrevistado não deixa esse material morrer. Ele vai sempre publicar nas redes sociais ou comentar sobre o fato em seu blog.

Chame pessoas de referência em sua área e faça uma entrevista. Apoie-se no ego das pessoas, pois todo mundo vai querer falar que foi entrevistado por seu canal. E quando isso acontecer, um link para seu site será oferecido.

Muita Qualidade

Um outro caminho é construir um conteúdo de muita qualidade, um conteúdo muito rico, reaproveitando ao máximo todo o conhecimento que você tem e todas as publicações que você já possui.

O que você faz com aquele eBook publicado há um ano atrás e que hoje em dia já não gera nenhum lead para você? Nada? Bom, você pode reunir esse eBook e transformá-lo em um artigo riquíssimo para seu site ou blog, fazendo um conteúdo de extrema qualidade. Junto a isso, pode deixar um banner para as pessoas clicarem e irem para a sua landing page caso elas queiram ter acesso ao material original.

Aproveite e assista ao webinar “Como criar Landing Pages efetivas”.

Ao fazer isso, você pode receber um bom auxílio em SEO on page, uma vez que você vai ter um conteúdo bem relevante e extenso em seu site.

Essa adaptação de conteúdo também não deixa de ser uma isca muito grande para atrair links, seja de outras pessoas que possuem um blog e resolvem linkar por julgarem ser um conteúdo muito bom, ou por pessoas que chegam até à página e resolvem compartilhar o material nas redes sociais. Então, você acaba ganhando muitos links fora de seu conteúdo propriamente dito.

Uma outra estratégia é sempre facilitar o compartilhamento nas redes. Separe algumas frases para as pessoas twittarem, por exemplo. Se for um conteúdo gráfico, uma imagem, um infográfico, um checklist ou um vídeo, coloque um código para que essas pessoas possam embedar o material em outros blogs.

3 – Mineração

A mineração de links talvez seja um caminho um pouco mais distante, mas é bem interessante e não muito difícil de ser compreendido e trilhado.

Menções à marca

Tente procurar lugares em que sua marca foi citada, mas o link não foi divulgado. É muito simples de conversar com a pessoa que escreveu sobre você ou sua marca e pedir para oferecer também o link onde for pertinente.

Procure sites que façam menções à sua marca, veja se já tem o link e, caso não haja, entre em contato e solicite.

Links Quebrados

Uma outra estratégia é encontrar aquele site que você sempre quis ganhar um link e tentar, nesse site, achar links quebrados, que levam para páginas que não existem.

De repente, entrar em contato gentilmente com o administrador do site e dizer que você encontrou um link quebrado, mas que dentro de seu site há um outro link que pode substituí-lo, pode fazer a diferença.

Essa é uma relação que não deixa de ser ganha-ganha. Você avisa a outra pessoa que há um problema no site dela e, em consequência disso, pode ganhar um no link.

Conclusão

É comum que pessoas pensem em link building apenas como guest posts. Mas, como vimos acima, existem outras vias e outras maneiras fáceis que você pode aplicar as estratégias em seu site.

Em suma, procure parceiros para co-marketing, invista tempo na produção de conteúdo de qualidade e procure menções à sua marca pela web. São métodos eficazes e que podem alavancar bastante o seu negócio.

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