2 dicas inusitadas de Wil Reynolds para validar um produto SaaS usando o Google


especialista em SEO

Quando você tem uma dúvida, onde procura primeiro? Se você respondeu Google, está entre grande parte do número de pessoas com acesso à internet. Estamos em uma era em que qualquer problema que encontramos perguntamos para o buscador, que é a principal fonte de informação na web. E, por isso, utilizá-lo como fonte para buscar o que as pessoas têm procurado pode trazer importantes insights antes mesmo do desenvolvimento do seu produto.

Com um mercado cada vez mais específico, saber se está no caminho certo no desenvolvimento de um produto SaaS (Software as a Service) torna-se ponto fundamental. “Qual nível de penetração do meu produto?”, “O mercado realmente precisa de algo como o que estou desenvolvendo?” ou “Quem são os meus concorrentes diretos?” são perguntas fundamentais que devem aparecer para quem deseja investir nesse ramo. Mas como achar as respostas para esses questionamentos e outros pertinentes ao negócio?

Há diversas formas como, por exemplo, pesquisas de benchmarks como a Mar.tech, realizada pela Resultados Digitais e pela Rock Content para o mercado de tecnologia, ou ainda por aplicação de entrevistas. Mas há um grande facilitador que muitas pessoas esquecem ou não aproveitam de forma completa: o Google.

Para nos ajudar a refletir sobre as possibilidades de usar o gigante da internet para validar produtos SaaS, conversamos durante o RD Summit 2015 com o Wil Reynolds, referência mundial em SEO e fundador da SEER Interactive. Quer algumas ideias? Olha só os dois toques simples e inusitados que ele deu:

#1 Software de […] para […]

A primeira dica é pesquisar pelo tipo de software que deseja lançar seguido da palavra “para”. Então digamos que você esteja desenvolvendo um software de contabilidade. Digite “software de contabilidade para” e veja as sugestões geradas pelo Google a partir do que mais tem sido pesquisado pelos internautas.

Dessa forma, é possível ver e entender a dor daqueles que procuram este tipo de produto e quais são os vários tipos de nichos e indústrias procurados.

software-de-contabilidade-resultadosdigitais

Tendo esta informação, ainda é possível, com sua conta no Google Adwords, procurar através da ferramenta Planejador de palavras-chave o volume de pesquisa daquele termo e a tendência de crescimento.

Além disso, você pode, através do Google Trends, descobrir a sazonalidade de cada palavra, entendendo, assim, um pouco do comportamento do seu mercado.

#2 Empresa líder versus […]

Outra possibilidade para aproveitar as pesquisas do Google é escolher as empresas mais populares de SaaS comparadas às já existentes no marketplace (de acordo com o ramo que deseja se inserir) e digitar a letra X (relativa à oposição) ou digitar a palavra versus.

Digamos, então, que o seu produto seja um CRM e você queira descobrir quais outras empresas atuam no mesmo segmento. Você poderia escolher a Salesforce (“Salesforce versus […]”) para ver todas as diferentes marcas que as pessoas têm tentado comparar com essa empresa.

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Normalmente, as mais populares nas pesquisas contra a Salesforce, citada no exemplo, são as que as pessoas mais estão considerando comprar. E isso te ajuda a sentir melhor o mercado e a concorrência.

Portanto, este também pode ser um excelente caminho no uso da pesquisa de palavras-chave para entender ou validar qual área deveria entrar e se elas estão crescendo ou não.

Bônus: As redes sociais também como ferramenta para validar produto SaaS

Além das dicas do Wil para utilizar o Google, também é possível usar as redes sociais para mapear o que os usuários mais têm pesquisado. Os grupos do LinkedIn, por exemplo, funcionam como ótimas plataformas de discussão sobre os mais diversos temas. Um exemplo prático de uso é começar um assunto para analisar o interesse das pessoas em um software como o seu. Além disso, nesta rede social encontram-se muitos dos tomadores de decisão das empresas, perfis fundamentais para quem quer tem um produto voltado ao mercado B2B.

Outra rede social que pode ajudar bastante quem quer validar um produto SaaS é o Quora. Apesar de ainda não muito popular no Brasil, essa também plataforma reúne usuários de diversas áreas de atuação interessadas em diálogar sobre assuntos dos mais variados possíveis, com destaque para tecnologia. É comum encontrar pessoas averiguando as possibilidades de mercado em tópicos, seja através de perguntas ou de respostas. Como é possível a interação direta entre por meio das discussões, o diálogo fica mais aberto e facilitado.

Conclusão

Dicas simples, não é? É claro que o trabalho de buscas no Google e nas redes sociais deve apenas servir como soma a todas as outras pesquisas e análises de dados que devem ser feitas antes de lançar um produto.

Contudo, esse tipo de investigação traz um panorama e um direcionamento muitas vezes não percebido por outros tipos de pesquisa. E, como dito antes, se bem utilizado pode trazer insights ricos para direcionamentos específicos sobre o mercado de atuação. Agora, se seu negócio já estiver na fase de captação de clientes, recomendamos o nosso post “6 dicas básicas para sua empresa de tecnologia conquistar mercado por meio da internet”.

E você, tem alguma dica simples para a hora de validar um produto SaaS? Deixe para a gente nos comentários ;)

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Categorias: Inteligência Competitiva

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