Blog de Marketing Digital de Resultados

12 dicas para alavancar curtidas na sua página no Facebook

Está com problemas para conseguir novos likes e compartilhamentos no Facebook? Veja nossas 12 dicas e divulgue sua página corretamente!

Todo começo de trabalho em um canal no Marketing Digital é um pouco difícil. É assim com um blog, com um perfil no Twitter, com cadastros para uma newsletter e não é diferente com páginas no Facebook.

Sempre recebemos comentários de pessoas querendo saber como divulgar ou como conseguir as primeiras pessoas para curtir uma nova página. Por isso separamos algumas dicas para sua empresa conseguir superar a barreira dos primeiros fãs.

Quer ainda mais dicas de Facebook? Baixe nosso eBook Introdução ao marketing no Facebook e descubra como criar, gerenciar e crescer a presença da sua empresa.

Baixar eBook

1 – Peça individualmente para amigos, familiares e outros funcionários ou sócios curtirem e divulgarem

Tudo começa com sua família, amigos mais próximos e sócios ou funcionários da empresa.

Mesmo que algumas dessaplus pessoas não sejam o público-alvo da sua empresa, é importante ter as primeiras curtidas para gerar um pouco de credibilidade para as próximas pessoas que caírem ali. Os usuários vão perceber que há outras pessoas que conhecem e confiam na empresa.

Além disso, quando essas primeiras pessoas curtem a página, os amigos podem ver na timeline fazendo com que novas pessoas descubram a página. Isso não deve aumentar significativamente seus números, mas é importante no começo.

Outro resultado importante dessa primeira ação é colher feedbacks de pessoas próximas sobre como está a página, o que está faltando, o que não está legal etc.

2 – Personalize o nome de sua fan page

Criar uma URL personalizada para sua página no Facebook facilita muito a divulgação em outros canais, em especial aqueles que não podem contar com um link ou um botão.

Porém, é bom lembrar que o Facebook exige ao menos 25 pessoas curtindo a página para que ela consiga o direito de usar uma URL personalizada. Por isso é importante que as pessoas próximas de você sejam convidadas a curtir a página (dica 1) para que você possa mudar a URL o mais rápido possível.

3 – Divulgue a fan page nas suas redes sociais

Se você pediu para seus amigos compartilharem, nada mais justo do que você também compartilhar publicamente.

Compartilhe o link nas timelines das redes sociais em que você está presente e escreva do que se trata a página, o que ela pode mudar na vida dessas pessoas e para quem ela foi criada.

Uma outra ideia é criar um post de boas-vindas na própria fan page (de preferência com uma imagem ou um vídeo) e depois compartilhar esse post em seu perfil pessoal para aumentar um pouco mais o alcance dessa primeira atualização.

4 – Convide seus amigos do Facebook para curtirem sua página

O Facebook possui uma opção em que você pode convidar os seus amigos para curtirem sua página.

convidar amigos para curtir sua página

Apesar da possibilidade de convidar todos os seus amigos, é preciso que você selecione um a um quem você gostaria de convidar da sua lista. Esse convite vai em forma de notificação e é comum que se perca em meio a tantas notificações que os usuários recebem diariamente. De qualquer forma, costuma funcionar muito bem e é bastante recomendado seu uso.

Entretanto, como foi dito na dica 1, é importante que seus amigos mais próximos sejam convidados diretamente por você e não por essa opção automatizada.

5 – Use outras redes sociais para divulgar sua Fan Page

Se sua empresa já possui perfis em outras redes sociais, como Instagram, LinkedIn, Twitter, Snapchat, Pinterest, Youtube, entre outras, utilize esses canais para promover sua fan page. Seguidores engajados com sua marca irão segui-lo em outras redes também.

O contrário também é válido. Você pode utilizar o Facebook para divulgar seus perfis em outras redes sociais.

Mas não abuse. É bem desconfortável para o usuário visualizar repetidas vezes o mesmo pedido.

6 – Use outros canais de contato que sua empresa tenha disponíveis

Se sua empresa já tiver uma audiência, como uma base de assinantes de uma newsletter, um bom número de seguidores no Twitter ou mesmo algum alcance em canais offline, use-a para comunicar a criação da página.

Como essas pessoas já conhecem sua empresa, existe uma chance maior de elas gostarem e aprofundar o relacionamento.

7 – Preencha corretamente o “Sobre” da página

É desagradável abrir uma fan page e não encontrar as informações necessárias. Muitas vezes, é possível que o usuário feche a página sem nem saber do que ela trata.

Para evitar esse erro, não esqueça de preencher sua fan page com as informações sobre sua empresa. Dessa forma, sempre que alguém acessar a sua página poderá saber “de cara” sobre a sua área de atuação.

A principal dica para depois que você criar a sua fan page é preencher o “Sobre” com:

  • A visão geral sobre sua empresa;
  • O link para seu site;
  • Qualquer outra informação que ajude sua audiência a entender melhor sobre o seu mercado.

8 – Coloque um Plugin de Página em seu site

As pessoas que já visitam o seu site e gostam do conteúdo são as mais propensas a curtir.

Colocar o Plugin de Página (geralmente colocado na barra lateral do site) é uma boa forma de mostrar para essas pessoas que sua página existe e facilita o clique em curtir.

Outro efeito colateral da caixa é transmitir mais credibilidade para os visitantes do site por mostrar o rosto de pessoas conhecidas que já curtiram a página (o chamado “social proof“).

Um exemplo desse plugin pode ser visto abaixo:

9 – Crie promoções

Promoções costumam funcionar bem nas mídias sociais e se espalham com facilidade.

Só tome cuidado, no entanto, com as regras de uso do Facebook. Muita gente não sabe, por exemplo, que as curtidas não podem servir como mecanismos de votação. Há vários outros detalhes que você pode conferir nas diretrizes de promoções do Facebook.

10 – Mantenha uma frequência de publicação

As mídias sociais nunca dormem. Portanto, é preciso ter presença frequente na timeline de seus usuários para que sua fan page não caia no limbo.

Só não confunda frequência com quantidade. Não é publicando mais que sua empresa terá mais resultados no Facebook, e sim publicando com uma periodicidade pré-determinada.

Ajuste de acordo com a sua produção de conteúdo quantas publicações são possíveis de serem feitas por dia.

Na Resultados Digitais, temos horários fixos para a publicação de posts, eBooks, eventos e outros tipos de postagens. Crie seu calendário e comece a testar!

11 – Interaja com a audiência

Parece bobo, mas muitas empresas pecam simplesmente por interagirem pouco com a audiência.

Pense no seu seguidor como uma pessoa e não como um like. Procure responder da forma mais rápida as mensagens diretas.

Também curta ou responda os comentários de seus fãs nas publicações de sua fan page. Não faça com que ele fique falando sozinho, principalmente se uma pergunta for feita. Não só ele vai se sentir ignorado como todos os outros fãs que perceberem que sua página não deu retorno também irão pensar o mesmo.

12 – Compre anúncios no Facebook

Se bem feitas, as campanhas com anúncios no Facebook podem funcionar muito bem na alavancagem da página. Como todo tipo de anúncio, no entanto, é preciso estudar bem o assunto para não sair desperdiçando dinheiro.

Se você está pensando em anunciar no Facebook, leia aqui nosso eBook sobre Facebook Ads.

Bônus: Quer mais dicas de marketing no Facebook?

Testar imagens e textos nos anúncios, oferecer conteúdo só para um público bem segmentado, ter uma logo profissional e compartilhar conteúdo relevante são fatores que fazem a diferença no sucesso.

Aliás, nenhuma das dicas vai funcionar se a página não for atrativa e não publicar conteúdo relevante com frequência.

Para saber mais sobre como sua empresa pode obter sucesso nessa rede social, leia aqui nosso eBook Introdução ao Marketing no Facebook e conheça as melhores dicas práticas para sua empresa começar a gerar resultados hoje mesmo!

Marcadores:

Deixe seu comentário