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6 dicas básicas para sua empresa de tecnologia conquistar mercado por meio da internet

Reunimos aqui algumas dicas simples e fáceis de serem aplicadas para você se posicionar na internet atraindo clientes para o seu produto. Confira!

Sabemos que entre as maiores dificuldades das empresas de tecnologia está ganhar mercado e se tornar referência naquilo que oferece. E o caminho para chegar até lá não costuma ser fácil, visto que a concorrência é grande, o público-alvo é muitas vezes despreparado para entender tal produto ou serviço e a enxurrada de informações na web não para de crescer. Construir confiança demanda esforço e tempo, mas alguns atalhos podem ser adicionados para que sua empresa chegue lá mais rápido.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas simples para você se posicionar na internet atraindo clientes para o seu produto. Confira.

1. Interaja através das redes sociais

Este tópico parece óbvio, mas muitas pessoas ainda perdem a oportunidade de usar as mídias sociais de forma plena e estratégica. Utilizam Facebook, Twitter e LinkedIn apenas para divulgar o conteúdo que produzem ou replicar de outros portais. Algumas empresas sequer investem em outras tantas redes como Google+, Instagram, SlideShare, Youtube ou nas mais novas de transmissões de vídeo ao vivo como o Periscope, que têm trazido resultados excelentes para várias empresas.

As redes sociais tem como base a interação. Por isso, participe de discussões, responda comentários e dúvidas que tenham a ver com o seu produto em grupos e outras páginas e interaja com outras empresas. Isso ajuda a construir confiança, mostra autoridade no assunto e dá credibilidade a sua marca. Usar as redes sociais de forma genuína a partir da proposta de cada uma, se relacionando com usuários, é aumentar as chances de tê-los como futuros clientes.

Para saber mais, leia o nosso post “Redes Sociais: Por que usar cada uma de forma diferente (e como a RD faz)”.

2. Anuncie em sites que são referência no seu setor

Esta dica demanda investimento financeiro, mas também pode trazer resultados surpreendentes. Se seu produto é um aplicativo de saúde para ajudar pessoas a pararem de fumar, por exemplo, você pode procurar nos buscadores quais são os primeiros sites rankeados organicamente na pesquisa “dicas parar de fumar”.

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A maior parte dos portais de notícias utilizam o sistema de anúncios do Google, permitindo que você coloque seu site ou uma Landing Page específica no portal através da rede de display do Adwords. Essa é uma forma de ir atrás de clientes de forma estratégica e, mesmo ainda não obtendo as primeiras colocações do seu conteúdo para aquelas palavras-chave, ganhar visibilidade entre seu público-alvo (que já reconheceu que tem um problema mas até então ainda não conhece a sua solução). Além disso, quando finalmente chegar organicamente na primeira página de buscas, as pessoas já estarão familiarizadas com a sua marca e trazê-las até o site da sua empresa será ainda mais fácil.

3. Participe de fóruns específicos

A ideia aqui é a mesma das redes sociais: interagir e mostrar que entende do assunto, tornando-se referência na área. A diferença é que nesses fóruns você encontrará pessoas com conhecimentos ainda mais específicos naquela área e com dúvidas mais pontuais, que podem ser consideradas de meio ou fundo de funil.

Este público geralmente está ainda mais preparado para entender a sua solução e como ela pode ajudá-lo a superar problemas ou melhorar processos, ou seja, para comprá-la. Alguns exemplos de fóruns de tecnologia para participar no Brasil são: IT Forum 365, Techtudo, UOL, Imasters, Script Brasil e TechNet.

4. Participe do Quora

Apesar de ser uma rede social, o Quora vale um tópico especial, já que pode ser considerada a maior rede social de compartilhamento de conhecimento. O que isto significa? Que a dinâmica de perguntas e respostas dessa plataforma, que muito se assemelha a um fórum, tem movimentado diversas áreas do saber. E, no caso da tecnologia, podemos dar um destaque ainda maior.

Muitas pessoas utilizam o Quora para questionar sobre tecnologia e a rede social costuma rankear muito bem (na primeira página) alguns tipos de perguntas sobre SaaS, como “Estou pensando em comprar este produto X, alguém indica?”. Estar sempre atento às curiosidades número um, ou seja, às primeiras páginas de resultados e procurar quais questões e avaliações deixadas vieram de pessoas comuns, e não de empresas, para respondê-las.

Resposta-Quora

O ponto aqui, novamente, é construir confiança e ganhar visibilidade. Então não participe dizendo apenas que oferece um software para aquele nicho. Apresente-se realmente de forma engajada para tentar ajudar nas questões levantadas. Caso consiga oferecer respostas verdadeiramente qualitativas, as pessoas provavelmente irão atrás do seu perfil e poderão ver que você, por exemplo, é CEO de uma empresa SaaS que oferece uma solução útil para o problema delas. Dessa forma, você poderá entrar na lista das possibilidades de contratação sem sequer ter sido necessário oferecer o seu produto ou serviço.

5. Crie seu próprio fórum

Se participar de fóruns já pode trazer resultados incríveis para ganho de autoridade e divulgação da marca, imagine criar o seu próprio espaço de discussão. Caso esta solução seja viável para a sua empresa, não hesite em colocá-la em prática. Assim, sua organização será a grande responsável por gerar um diálogo em torno da temática que o seu produto está inserido.

Neste espaço você poderá indicar seus materiais ricos ou posts do seu blog dentro de cada tema levantado, ou apenas apresentar respostas que realmente ajudem os participantes. Isto não apenas gerará buzz para o seu negócio como também ajudará o seu público-alvo a dar mais passos em relação à educação que possui sobre o assunto.

Muitas empresas de tecnologia já têm investido nesta estratégia e obtido resultados bem interessantes, como é o caso da Rock Content, parceira da RD que criou o Fórum Marketing de Conteúdo, que aborda diversos temas relacionados à produção de conteúdo para marketing. Além de ganhar autoridade no assunto, seu negócio se posicionará como referência no mercado, atraindo novos clientes sem grandes esforços da equipe de vendas ou marketing.

6. Trabalhe com automação de marketing

De nada adianta atrair visitantes para o seu site com todas as dicas já citadas se você não conseguir transformá-los em Leads e mantê-los perto, nutrindo-os com outros conteúdos até que estejam prontos para a compra. Trabalhar com automação de marketing é evitar que todo o esforço que teve até aqui seja desperdiçado. Esta estratégia facilita um relacionamento mais próximo e personalizado através da segmentação, além de permitir educar seus Leads explicando o porquê de um produto como o seu ser relevante para eles. Para saber tudo sobre o assunto, da teoria à prática, recomendamos a leitura do nosso eBook “Automação de Marketing”.

Apesar de vir conquistando um espaço cada vez maior no Marketing Digital das empresas e trazer resultados reais e mensuráveis, são poucas organizações no Brasil que investem em automação e, por isso, quem utiliza esse recurso acaba saindo na frente. A utilização da automação de marketing é para fechar com chave de ouro (antes de enviar para vendas) todas as estratégias que realizou até aqui.

E você, tem alguma dica para acrescentar a essas? Compartilhe com a gente nos comentários!

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