11 dicas simples para manter o seu blog vivo


Woman hands typing on a laptop. Cooking blog on the screen.

Post publicado originalmente em novembro de 2010, e revisado e atualizado em fevereiro de 2016.

Um dos maiores desafios para todo profissional que é editor ou administrador de um blog é manter uma frequência de atualização. Blogs precisam ser alimentados e, portanto, é preciso de ideias de conteúdo para manter a cadência.

O que acontece com muitos profissionais responsáveis por um blog, tanto pessoal como de uma empresa, é que chega um momento em que parece que as ideias acabaram. Sumiram.

A boa notícia é que isso é algo bastante normal. Muitos outros blogs passam ou já passaram por situação similar. Porém, alguns blogs estão mais preparados para enfrentar essa época de crise.

Se você estiver passando por um problema semelhante, confira nesse post 11 insights para garantir uma produção de conteúdo consistente e de qualidade.

1 – Responda perguntas dos clientes

O blog de uma empresa é um canal de relacionamento tanto para clientes como para não clientes. É um canal que funciona tanto para geração de Leads como para fidelização desses clientes.

Desse modo, é importante utilizar o blog de sua empresa para falar sobre a dor de seus clientes. Uma forma de achar essas dores é dar uma boa vasculhada em seu email, nas mídias sociais de sua empresa, nos comentários do próprio blog ou conversar com os times de vendas e suporte para descobrir quais são as dúvidas e problemas mais comuns dos clientes. Transformar essas dúvidas e dores em conteúdo pode ser bastante valioso.

2 – Busque informações e estatísticas sobre o seu mercado

Quanto foi o crescimento da indústria automobilística no Brasil no último trimestre? Qual o preço médio dos imóveis nas principais capitais do país?

Junte gráficos, estatísticas, indicadores, estudos e outros dados sobre o seu mercado e crie um post em seu blog. Informações desse calibre são bastante ricas para seu público.

Esse tipo de conteúdo também costuma receber muitos backlinks, ajudando o seu site a se posicionar melhor no Google.

3 – Use conteúdo multimídia

Posts de blogs não são textos puros. Ainda que o texto seja a principal estratégia para garantir que seu site seja bem rankeado nos mecanismos de busca, é bastante lúcido usar outros formatos para enriquecer o seu post.

Incorpore vídeos, áudios, apresentações do SlideShare, infográficos, galeria de imagens, atualizações de redes sociais e outros formatos. Utilizar formas alternativas de apresentar o conteúdo foge do padrão e dá um destaque maior a seu post.

4 – Convide autores para guest posting

Abrir o seu blog para convidados é uma prática interessante para gerar conteúdo, se relacionar com outros profissionais da área e conquistar um público extra.

Isso porque outros profissionais podem ter algumas ideias diferentes para serem ditas e, possivelmente, falem sobre assuntos que você ainda não pensou.

Convide alguém para escrever um guest post em seu blog e deixe a criatividade por sua conta. Em nosso blog, já publicamos alguns posts de convidados, como:

5 – Publique listas

Publicações de listas, como a que você está lendo nesse post, costumam possuir alto impacto e gerar bastante tráfego para seu site.

A grande vantagem das listas é que é um conteúdo relativamente simples de ser escrito. Basta definir um tema, criar os tópicos e desenvolvê-los.

Aqui no blog da Resultados Digitais, já publicamos inúmeros posts nesse formato. Alguns exemplos de lista são:

6 – Analise sua audiência com uma ferramenta de Web Analytics

Fazer uma análise de sua audiência com uma ferramenta de webanálise, como o Google Analytics ou o RD Station, pode gerar insights muito úteis para a produção de conteúdo de seu blog.

Dados como localização geográfica, páginas mais visitadas, pesquisa interna, interesses, páginas com mais conversões e outros dados vão ajudar você a guiar melhor o conteúdo.

7 – Escreve resenhas de livros sobre seu mercado

Mostrar conhecimento sobre a literatura específica de seu nicho de mercado é uma ótima maneira de construir autoridade.

Isso facilita se você já possui o hábito de ler livros relacionados a seu negócio ou área de atuação. Ao finalizar a leitura, você pode escrever um bom review ou um post com alguns insights tirados do livro.

Essa prática funciona muito bem como um exercício de aprendizado pessoal e também demonstra à sua audiência que você está antenado em relação às últimas tendências e novidades de seu mercado.

8 – Publique notícias

Uma das práticas mais valiosas do Marketing de Conteúdo é publicar conteúdo sem prazo de validade. Ou seja, que com o passar dos anos não se torne datado. Mas essa é uma prática, não uma regra.

Publicar notícias pode funcionar muito bem para vários modelos de blogs. Redigir notícias sobre o lançamento de um novo produto, uma nova lei em votação ou uma nova vacina descoberta pode gerar bastante valor para seu negócio.

Nesses casos, é importante estar entre os primeiros a comentar para mostrar que você está atualizado com as notícias de seu nicho.

9 – Entreviste alguém

Da mesma forma que você pode convidar autores para postarem em seu blog, uma outra forma interessante de manter esse relacionamento com outras referências em seu mercado é realizando entrevistas.

Entrevistas com experts geram bastante valor para seu blog, principalmente se o entrevistado for incentivado a compartilhar esse conteúdo com sua audiência.

No blog da RD, fizemos já algumas entrevistas com outras referências na área, como Sean Sheppard e Sean Ellis.

10 – “Ressuscite” posts antigos

Se você subir ao topo desse post vai encontrar um disclaimer dizendo que esse post foi publicado em 2010 e atualizado em 2016.

Por que fazemos isso? Porque por mais que um post tenha feito bastante sucesso, há algumas edições que podem se tornar necessárias com o tempo, como mudança de contexto, atualização de funcionalidades, melhorias em SEO e otimizações em geral.

Em algumas situações, como neste caso, torna-se mais vantajoso otimizar um post antigo do que criar um novo post sobre o mesmo tema. É importante lembrar que um disclaimer, como o inserido nesse post, é necessário para que os leitores tenham o conhecimento de que se trata de um update.

11 – Faça uma planilha de pautas

Para evitar “brancos”, o melhor a ser feito é criar um documento para alocar ideias que irão surgir com o tempo.

O que sugerimos é que seja criada uma planilha para esse fim, e que você reserve um período de tempo para preenchê-la com ideias de conteúdo.

Outra situação comum é que muitas vezes as ideias que temos para criar novos posts nascem em horários e ocasiões inusitadas. Quando isso acontecer, não deixe essa ideia ir embora e anote-a em algum lugar. Pode ser em bloco de papel, no smartphone ou em um aplicativo na nuvem.

Se você deseja saber mais sobre como estar sempre com a planilha cheia de pautas, recomendamos a leitura do post “Como chegar a temas perfeitos para o seu conteúdo”, onde falamos sobre 6 diferentes fontes para criar um conteúdo efetivo.

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