Blog de Marketing Digital de Resultados

5 dicas para utilizar vídeos online no Marketing Digital da sua empresa

Com apenas um pouco de estudo, qualquer empresa pode produzir vídeos facilmente e começar a trabalhar com esses materiais no Marketing Digital para obter mais resultados de diversas formas.

Até há pouco tempo, o Marketing Digital ainda era uma área pouco explorada pelas empresas e quem se aventurava a investir em seus muitos caminhos era visto com destaque e respeito por tal ação.

Hoje estar na internet é o minimo que qualquer negócio pode fazer se quiser garantir mais sucesso com suas atividades, e o maior desafio dos profissionais é encontrar maneiras de se destacar no ambiente digital entre tantos conteúdos, marcas e abordagens que surgem a todo momento.

É nesse ponto então que você deve considerar utilizar vídeos online. Acredite, eles podem salvar toda a sua estratégia de comunicação.

De acordo com pesquisas recentes, cada vez mais as pessoas estão preferindo consumir conteúdos em vídeo online a outros tipos de material e há quem diga que, se esse conteúdo estivesse sendo divulgado em 2019, ele seria em formato de vídeo e não de texto.

Portanto, mais do que uma ótima maneira de fugir dos contatos tradicionais com o público, investir em vídeos é uma ótima forma de acompanhar as tendências de consumo do público e ter resultados melhores com suas campanhas.

Além disso, ao contrário do que muitos pregam, produzir vídeos hoje não é caro, demorado ou uma atividade que exige muitos conhecimentos técnicos. Com apenas um pouco de estudo, qualquer um pode produzir vídeos facilmente e começar a trabalhar com esses materiais no Marketing Digital para obter mais resultados de diversas formas.

Se você quer entender mais sobre como pode aplicar esse tipo de formato em sua estratégia e como os vídeos podem trazer retornos significativos para seu negócio, é só anotar nossas dicas a seguir.

1 – Invista em vídeos explicativos no seu site

Se a sua empresa já investe em Marketing Digital, ela deve ter um site. E se ela tem um site, você com certeza sabe da importância que esse canal tem para a comunicação do seu negócio com os possíveis clientes, para a transmissão de informações sobre seus produtos e serviços e para o fortalecimento da sua marca no ambiente digital.

A maioria das pessoas que está considerando uma compra hoje procura por uma referência na internet e seu site é fundamental para que ela tome sua decisão final.

Portanto, investir em vídeos nesse ambiente pode ser fundamental para melhorar seus resultados em conversão e fazer com que mais pessoas se interessem pelo que você está oferecendo.

De acordo com pesquisas, inserir vídeos em um site pode aumentar o tempo de permanência da pessoa nele em até 2 minutos. Isso significa que ela passará mais tempo tendo contato com sua marca, seus diferenciais e terá um referencial muito mais forte dela caso realmente venha a realizar a compra.

Além do mais, vídeos são uma ótima forma de quebrar barreiras linguísticas e de se aproximar de quem já chegou até sua empresa. Às vezes, apenas textos não são tão convincentes e impactantes quanto um vídeo pode ser e investir nesse formato vai garantir que o possível cliente tenha uma compreensão ampliada de seu negócio, se sinta mais confiante e prefira sua marca na hora de consumir.

2 – Produza conteúdos para seu blog

Utilizar vídeos dentro da sua estratégia de marketing de conteúdo também é uma excelente forma de trabalhar com esses materiais e explorar todo o seu potencial.

Em meio a tantos conteúdos escritos, muitas pessoas já estão preferindo acessar informações relevantes que possam ser transmitidas rapidamente através dos vídeos e você com certeza deve começar a apostar nesse tipo de formato em suas publicações.

Seja como conteúdo principal ou como ferramenta de apoio para o que você já tem escrito, produzir vídeos vai ajudar a aumentar o engajamento do público com suas publicações. Isso porque muitas pessoas não têm tempo ou paciência, por exemplo, para ler textos muito extensos ou complexos. Produzir conteúdo em vídeo também pode fazer com que você consiga mais relevância por meio de compartilhamentos nas redes sociais e até em outros sites.

3 – Capture contatos com seus vídeos

Aliado a tudo isso que já destacamos, é importante pensar em uma forma de utilizar seus vídeos de forma estratégica no marketing para gerar mais oportunidades de venda, o que é um diferencial, principalmente se levarmos em conta o momento de crise econômica atual que temos vivido.

Usar seus vídeos como um tipo de material rico, através do qual você pode capturar contatos de possíveis clientes, por exemplo, é uma ótima opção.

Se você utiliza uma plataforma profissional de gerenciamento de conteúdos em vídeo, pode fazer isso de forma muito simples em todos os seus materiais, apenas inserindo um coletor de Leads no início ou final de cada material para que os espectadores deixem seus dados de contato.

Outra opção é lançar mão de táticas como webinars sobre assuntos específicos, nos quais as pessoas precisarão se cadastrar para ter acesso ao conteúdo nos dias e horários combinados.

Com os dados dessas pessoas em mãos, de preferência concentrados em uma plataforma profissional de gerenciamento, você pode fortalecer seu relacionamento com elas a partir do envio de conteúdos períodicos, sanando suas dúvidas mais recorrentes sobre assuntos determinados, ofertando serviços e informações relevantes e muito mais.

Isso vai fazer com que os clientes tenham mais confiança em sua marca, fortaleçam seu vínculo com ela e que passem a considerá-la de forma mais representativa na hora de tomar suas decisões de compra.

4 – Utilize essa ferramenta em todo o seu funil de vendas

O principal objetivo do Marketing Digital é gerar mais oportunidades de vendas para seu negócio utilizando a internet e você deve usar os vídeos de todas as formas possíveis para contribuir nesse processo.

Os vídeos online não se limitam a auxiliar como conteúdo de atração e podem ser usados até mesmo nos últimos estágios de seu funil de vendas.

Você já pensou, por exemplo, em trabalhar com vídeos para acelerar o processo de fechamento de contas ou como um material auxiliar na sua estratégia de relacionamento do time comercial com o possível cliente?

É hora de começar a investir em novas abordagens e não ter medo de arriscar! Partindo de dados que comprovam que apenas a palavra “vídeo” no assunto de um email é capaz de aumentar em até 13% suas taxas de abertura, aqui na Samba, por exemplo, nós passamos a usar vídeos para garantir um contato mais eficiente com nosso público nas campanhas e hoje esses materiais são uma parte fundamental até os últimos momentos de qualquer negociação.

5 – Trabalhe com os vídeos de forma alinhada à estratégia da sua empresa

Investir em vídeos é cada vez mais fundamental para qualquer negócio, mas lembre-se de que essas ações, assim como todas as outras em Marketing Digital, devem estar alinhadas à estratégia da sua empresa e ser executadas com planejamento e cuidado.

Além do mais, é sempre importante ter ferramentas eficientes para medir o retorno das suas campanhas e conseguir enxergar pontos negativos e oportunidades dentro daquilo que você está realizando.

Um vídeo também carrega a imagem da sua marca, talvez da maneira mais forte de todas, e você deve olhar com muito cuidado para esse tipo de conteúdo para obter os resultados esperados.

Caso você deseje aprender de forma mais aprofundada sobre como implantar vídeos ao longo de toda a sua estratégia de marketing, a Samba Tech e a Resultados Digitais possuem um excelente material que vale a leitura. Você pode fazer o download gratuito aqui.

Marcadores:

Deixe seu comentário