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5 dicas para você extrair mais da distribuição de conteúdo nas redes sociais

Confira o que você pode fazer para obter melhores resultados ao compartilhar seu conteúdo nas redes sociais!

Você costuma programar os posts nas redes sociais? Ou não dá muita importância para esse agendamento?

Saiba que manter um calendário de publicações nas diferentes redes sociais que sua empresa está presente possui inúmeras vantagens. Segundo o blog da CoSchedule, ter um calendário definido de posts para as redes sociais pode aumentar o seu tráfego em até quatro vezes.

Além do mais, é muito mais envolvente e fácil de mensurar resultados quando esse planejamento é feito.

Entendendo que nem todos os seus seguidores conseguem visualizar suas atualizações, seja pelo horário em que eles acessam às redes ou devido ao algoritmo do Facebook, manter um calendário de publicações nas redes sociais ajuda você a entregar o conteúdo para o maior número de seguidores possível.

Nesse post, vamos falar sobre algumas formas de você otimizar suas postagens nas redes sociais em 3 fases:

  • Antes (Planejamento estratégico)
  • Durante (Formas de compartilhamento)
  • Depois (Análise de resultados)

1 – Determine uma frequência de posts em cada rede

Assim como um blog precisa ter pré-determinado uma frequência de postagens, como falamos no post “Qual a melhor frequência para postar em um blog?”, o mesmo vale para as postagens em mídias sociais.

Você já tem documentado ou já levantou o questionamento de quantas vezes, por dia ou semana, você costuma postar em cada rede? Essa pergunta é importantíssima, e é o passo inicial para continuar uma estratégia de planejamento em mídias sociais.

Considere manter uma frequência fixa de acordo com seu negócio ou sua audiência. E é interessante você documentar tudo isso. Seja em uma planilha ou em ferramentas como o Trello, ao escrever os horários fixos das postagens na tela, você consegue identificar onde estão os maiores intervalos entre os posts, e não correr o risco de postar muito conteúdo ao mesmo tempo. Mas lembre-se: não use a mesma periodicidade em todas as redes sociais.

Lembre-se também que essa definição de frequência precisa estar vinculada à seu calendário de posts de seu blog, caso você tenha um.

Caso sua empresa não possua um blog, isso não significa que você não possa organizar um calendário de posts nas redes sociais. Você pode postar ofertas, links para Landing Pages, posts de outros sites ou criar imagens/vídeos para interagir com sua audiência.

Porém, recomendamos fortemente que você crie um blog, pois é uma estratégia forte e bastante útil em Inbound Marketing. Para saber mais, leia nosso eBook “Blog para Negócios”.

2 – Poste nos mesmos períodos todo os dias

Depois de identificar em quais dias você irá compartilhar em cada uma das redes sociais, é hora de encontrar e definir os melhores horários para postar conteúdo.

Manter um horário certo e fixo é importante para que você possa mensurar os resultados mais tarde. Nessa etapa, estude quais os melhores horários de acordo com sua audiência. A melhor maneira de estudar esses horários é testando e anotando os resultados.

Dessa forma, ao documentar seus posts nas redes sociais, você consegue entender qual a influência que um determinado horário teve no alcance de seus posts, e assim testar novos horários para melhorar sua presença. Ou, se for o caso, manter o melhor.

Na Resultados Digitais, publicamos um post por dia no blog. Esse post, é compartilhado nas quatro redes (Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+) primeiro no dia de sua publicação, sempre entre 17h e 18h (esse horário poderá mudar, mas é o que estamos usando no momento em que escrevemos esse post).

3 – Compartilhe o conteúdo mais de uma vez

Mesmo que boa parte de sua audiência esteja nas redes sociais (ou ao menos em uma das que você explora), ela não está online em todos os momentos. E, talvez, nem todos os dias.

É por isso que o conteúdo que você compartilha não é visto por todos os seus fãs, mas apenas por uma parte deles.

Compartilhar o mesmo conteúdo em horarários diferentes é uma forma de atingir sua audiência em uma maior amplitude.

No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados:

  • Anote quantas vezes cada post foi repostado;
  • Varie os posts, não compartilhe apenas os mesmos;
  • Mude a forma como você compartilha o post nas próximas vezes.

Na Resultados Digitais, repostamos moderadamente os posts em duas redes sociais:

  • Twitter: Retweetamos o post 4 vezes: 1, 2, 4 e 6 semanas após sua publicação original;
  • Facebook: No fim de semana fizemos um post carrossel com todas as publicações da semana.

Não é uma regra, é apenas o método que estamos utilizando e testando no momento. Igual ao tópico anterior, é bem possível que isso mude futuramente, mas no momento em que estamos escrevendo esse artigo, é o que está sendo usado.

4 – Faça diferente em cada compartilhamento

Por mais que você esteja compartilhando os mesmos links em horários diferentes, há a possibilidade natural de a mesma pessoa visualizar o post duas vezes. Para não tornar o processo repetitivo, compartilhe os posts de formas diferentes. Isso evita com que os posts pareçam robotizados ou compartilhados “de qualquer jeito”.

Uma maneira é escrevendo títulos (headlines) alternativos. Aqui na Resultados Digitais, antes mesmo de publicar os posts no blog, costumamos escrever várias opções de títulos até achar a ideal (em torno de 10 alternativas). No post “Como escrever títulos de posts que atraem cliques e conquistam visitantes” falamos mais sobre essa parte tão importante de um post.

O que recomendamos (e que começamos a fazer) é que depois de definido o título, não exclua os outros. Eles podem ser úteis, pois você pode usá-los para compartilhar o conteúdo nas próximas vezes.

Além disso, a forma de compartilhamento também pode ser mudada. Por exemplo:

Twitter

  • Use as headlines alternativas para promover os mesmos links no twitter;
  • Use citações de dentro do post como headline;
  • Tente postar os links com imagens também.

Facebook

  • Personalize o link e mude a imagem de destaque, o título e o resumo;
  • Utilize o formato carrossel para postar diversos links de uma vez só;
  • Mude o tipo de post. Compartilhe uma vez com o link, depois com um imagem, depois com um vídeo, etc.

5 – Meça os resultados

Tão importante quanto saber quando postar é saber também quando parar. Ou seja, entender os horários e os métodos que não estão funcionando.

Para fazer isso, só com bastante análise. O Facebook e o Twitter possuem ferramentas nativas para análise de estátisticas. Aliás, temos o eBook “Facebook Analytics”, que mostra como você pode mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook.

Outra forma de analisar seus resultados nas redes sociais é usar links rastreáveis (UTM) e analisar os resultados no Google Analytics. Para saber mais recomendamos a leitura do post “6 passos para criar uma URL rastreável”.

Conclusão

Para aumentar o seu engajamento, visibilidade e alcance, compartilhe mais de uma vez o mesmo conteúdo nas redes sociais. Mas sempre documentando o processo para evitar repetições e conseguir realizar análises.

Não se esqueça também de sempre programar as postagens em horários pré-determinados para facilitar essa análise futura. O RD Station, software da Resultados Digitais, possui a função de agendamento de posts nas redes sociais.

Por fim, gostaríamos de saber: Faz parte de sua estratégia de mídias sociais manter um calendário de publicações? Você atingiu um maior tráfego ou engajamento ao compartilhar o conteúdo mais de uma vez? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

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