Email Marketing: Por que usar um template HTML ao invés de uma imagem


Newsletter Resultados Digitais

O email marketing é um dos recursos de marketing digital mais utilizados por empresas, seja para fazer promoção de um evento ou produto, enviar uma newsletter, divulgar novos materiais educativos, entre outros.

Muitas dessas empresas, porém, falham na hora de montá-lo: ao invés de utilizar um template de email montado em formato HTML, transformam todo o conteúdo em uma imagem, muitas vezes exportada diretamente do Photoshop ou outro programa de edição de imagem.

Essa prática possui um impacto bastante negativo no resultado final da campanha de email. Neste post, você descobrirá por que sua empresa deve evitá-la e receberá dicas de como montar um email marketing.

Aproveite também e leia aqui nosso eBook “O Guia Prático do Email Marketing”, um material com tudo o que você precisa saber para fortalecer o relacionamento com clientes e gerar resultados de negócio.

Por que não transformar todo o email em uma imagem?

A resposta para essa pergunta é simples: boa parte da sua lista não irá sequer vê-la.

A maioria dos principais serviços de email, como Hotmail, Yahoo, além do próprio Outlook, possuem um bloqueio padrão de segurança para exibição de qualquer formato de imagem que esteja em um email.

Um exemplo prático é esse email promocional da Avianca, que só possui imagem e, como a exibição não vem autorizada por padrão, não permite ver de antemão qual é o conteúdo:

Email Marketing Avianca

Neste caso, além de haver somente imagens, apenas a primeira delas está com alt tag, que são palavras ou frases que servem de alternativa, exibidas quando uma imagem não aparece. No exemplo, a alt tag da primeira imagem é somente “Avianca”.

Com o nosso dia a dia cada vez mais abundante de informações, é raro que os usuários tenham disponibilidade de tempo e interesse a ponto de autorizar a exibição para só então descobrir do que o email trata e ver se vale a pena clicar.

Isso não funciona bem, é preciso que o email mostre a que veio logo de cara. Ao usar apenas imagem, muitos destinatários irão ignorar o email, ou ainda deletá-lo ou marcá-lo como SPAM.

Qual é, então, a melhor prática para a montagem do email marketing?

A melhor forma de se certificar de que a mensagem do email será transmitida ao destinatário, mesmo que este não autorize a exibição das imagens, é utilizar um template de email em HTML com uma boa distribuição entre textos e imagens com alt tags.

No exemplo abaixo, uma newsletter da Resultados Digitais, onde as imagens não estão sendo exibidas:

Newsletter Resultados Digitais

Mesmo sem imagens, há várias oportunidades de receber um clique, pois o texto e as alt tags deixam claro o que cada parte da Newsletter trata.

Algumas dicas na hora de montar o email:

  • Faça o email em formato HTML e distribua o conteúdo entre texto e imagens;
  • Use alt tags nas imagens, sempre colocando um texto que descreva a imagem. É possível, inclusive, utilizar esse espaço para a encorajar a exibição da imagem, escrevendo na alt tag, por exemplo, “eBook Introdução ao Email Marketing – Clique em ‘Autorizar imagens’ para visualizar.”
  • Coloque links também nas imagens, pois mesmo se ela não forem exibidas, a área das mesmas serão clicáveis. Essa prática é bastante útil quando se usa alt tags;
  • Tome cuidado com o tamanho da imagem: se forem muito pesadas, irão demorar para carregar, o que pode desencorajar a espera do destinatário ou mesmo ser interpretada como SPAM pelos serviços de email.
  • Veja se o serviço de email marketing que sua empresa utiliza possui templates prontos em HTML para envio de emails. Na imagem abaixo, uma tela da feature de email marketing do RD Station, onde você pode escolher entre alguns templates para montar o email:

Email marketing do RD Station

Saiba mais:

eBook grátis - Relacionamento com Email Marketing

Software de Marketing Digital - RD Station


Categorias: Email Marketing, Relacionar