Blog de Marketing de Resultados

Email Marketing simples e eficaz: 6 ideias para inspirar suas campanhas

Confira em exemplos práticos como a simplicidade pode ser uma poderosa arma em sua estratégia de Email Marketing!

Uma concepção errada que muitas pessoas têm sobre o Email Marketing é que ele tem que ser uma Newsletter cheia de imagens e links. Esse pensamento, que acaba intimidando muitas pessoas com relação ao envio de campanhas, está equivocado em dois pontos-chave:

  • Newsletters são a única maneira de fazer Email Marketing
  • Email Marketing tem que ser feito com um design profissional e ser carregado de imagens e links

Nesse post quebraremos esses dois “mitos” do Email Marketing e ainda daremos alguns exemplos de outros tipos de campanhas simples e eficazes que você pode começar a fazer ainda hoje!

A importância de enviar campanhas de Email Marketing

O Email Marketing é um canal valioso para manter uma comunicação personalizada com Leads em diferentes estágios do processo de compra. Isso é feito como estratégia de relacionamento, etapa essencial para um Marketing Digital de resultados.

O relacionamento consistente, seja compartilhando informações relevantes ou ajudando a responder dúvidas e resolver problemas, cria laços de confiança e profissionalismo. Mais importante ainda, mantém o chamado “Top-of-mind awareness” – os clientes lembrarão de você no momento da compra ou quando alguém precisar de uma indicação.

Essas informações podem causar medo em algumas pessoas – “É tão difícil fazer uma Newsletter bem elaborada e rica! Não vou conseguir isso todo mês!”. Se você compartilha desse medo, tenho boas notícias:

Email Marketing efetivo, no final das contas, se resume a entregar algo de valor para sua audiência. Caso isso não aconteça, sua mensagem irá rapidamente para lixeira. Porém, é importante entender que entregar valor não está necessariamente ligado a Newletters cheias de conteúdo e imagens. Pelo contrário, como veremos, a simplicidade pode jogar do seu lado.

Simples e Efetivo

A internet hoje é uma avalanche de informações. Apesar de as pessoas gastarem uma boa parte de seu tempo navegando pela internet, é cada vez mais difícil prender leitores com textos longos. Vivemos em uma era de tweets com 140 caracteres, poder de concentração limitado e dezenas de emails lutando por espaço na caixa dos usuários.

Nesse cenário, é interessante que nossas mensagens sejam curtas e objetivas. O usuário entende e extrai rapidamente o valor oferecido pelo seu email e segue para dar atenção às outras mil prioridades que ocupam sua mente. Tire essa clareza das mensagens e seu email passa de uma experiencia agradável e intuitiva para um problema a ser resolvido, receita certa para lixeira.

Se você ainda não acredita no poder da simplificação, dê uma olhada nesse estudo de caso conduzido pela agência MarketingSherpa, que mostra como a Whirpool conseguiu aumentar o seu click-through rate em impressionantes 42% ao simplificar seus emails.

Sabendo de tudo isso o desafio deixa de ser “não consigo montar uma Newsletter cheia de imagens e conteúdos” e passa a ser “como entregar valor de maneira simples?”. Para te ajudar com essa dúvida separamos algumas ideias e exemplos para servirem como inspiração.

Exemplos de campanhas de Email Marketing simples e efetivas

O primeiro exemplo abaixo foi feito no RDStation, com o modelo temático “Comunicado simples”, em menos de 1 minuto. Tudo bem, ele está longe de ser uma obra prima do design, mas a ideia é exatamente essa: um design simples, mas que através de conteúdo entrega valor ao seu cliente, terá os efeitos positivos que discutimos anteriormente. Com o tempo você vai pegando o jeito e ainda consegue amplificar esse efeito fazendo designs mais profissionais.

Agora vamos dar algumas ideias sobre quais conteúdos você pode incluir nesse modelo de email para se relacionar com seus clientes:

1 – Novidades na indústria

Existem novidades ou novas tendências na indústria que afetam seu negócio? Informe seus clientes através do email marketing e deixe seu ponto de vista!

Além de ser uma informação de interesse para eles, você irá mostrar que está por dentro do que acontece no seu ramo, contribuindo positivamente para sua imagem.

Newsletters - Email marketing - Exemplos (5)

Esse é o modelo feito em 1 minuto que foi mencionado acima.

2 – Dê dicas ou tutoriais

Com email marketing você pode compartilhar dicas simples, porém úteis aos seus clientes. Ajude seus clientes a resolverem problemas pequenos agora e eles irão te procurar quando tiverem problemas maiores.

A empresa Swapcouture oferece aos membros de seu website um serviço para rodízio de “bolsas de marca”. No exemplo abaixo a empresa enviou um email ao seus clientes com uma dica rápida de como cuidar bem de suas bolsas

Seja oferecendo dicas de manutenção de seus próprios produtos ou ajudando na resolução de problemas, é importante mostrar ao seu cliente que você está ali para ajudá-lo.

Newsletters - Email marketing - Exemplos (1)

3 – Divulgue materiais que estão sendo publicados em outros canais

Criou um eBook para atrair mais Leads? É uma ótima oportunidade de compartilhar isso com as pessoas que já estão na sua base e ainda usar o pagamento social para aumentar os seus resultados!

Nós da Resultados Digitais, por exemplo, temos o costume de contar via email para nossos leitores quando criamos um material novo. Sabemos que muitos podem estar interessados nesses novos conteúdos mas não têm tempo de conferir sempre em nosso site se lançamos algo.

Por isso um aviso rápido sobre o lançamento de seu conteúdo é normalmente bem recebido.

Newsletters - Email marketing - Exemplos (6)

4 – Conte sobre uma mudança

Deixe seus clientes ficarem sabendo quando você fizer mudanças, reformas ou adições interessantes ao seu negócio.

O email abaixo foi enviado pela ZenDesk, empresa de software que atende mais de 60 mil usuários pelo mundo, para falar de algumas novas funcionalidades em seu produto.

A linguagem utilizada no texto é bastante pessoal, do tipo que você usaria se estivesse explicando as mudanças para um amigo enquanto tomam um café. O design é limpo e a mensagem vai direto ao ponto.

Newsletters - Email marketing - Exemplos (2)

5 – Ofereça um desconto especial

Descontos, além de serem propulsores de venda, farão com que seus Leads se sintam recompensados por fazer parte da sua lista de email.

No exemplo abaixo o serviço de música Spotify apenas descreve objetivamente qual é a promoção oferecida e apresenta um Call to Action (nesse caso o botão verde) para que os usuários “recebam” seu desconto.

Newsletters - Email marketing - Exemplos (4)

6 – O extremo da simplicidade

Emails Plain Text levam a simplicidade e objetividade para outro nível. Eles são, como o próprio nome diz, texto puro.

Além de potencializar as vantagens relacionadas a simplicidade já citadas acima, os emails plain text têm algumas outras vantagens, como passarem mais facilmente por filtros de Spam e terem um ar muito mais pessoal.

Seu uso, apesar de bastante circunstancial, pode ser bastante efetivo. Abaixo temos um exemplo da empresa Segment, agradecendo o interesse de um cliente e se disponibilizando para tirar dúvidas.

Newsletters - Email marketing - Exemplos (3)

Conclusão

Estes são alguns exemplos de como você pode começar hoje mesmo a se relacionar com sua base.

Não deixe as pessoas esquecerem de seu negócio. Mande emails com consistência, mantenha o valor do conteúdo elevado e não tenha medo se não tiver um designer profissional à disposição.

Ao começar e continuar uma conversa com seus Leads você criará laços de relacionamento verdadeiros e não existe nada mais efetivo do que construir uma relação pessoal com seus clientes.

Para saber mais sobre como fortalecer o relacionamento com clientes e gerar bons resultados de negócio, baixe nosso eBook “O Guia do Email Marketing”.

Marcadores:

Deixe seu comentário