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Como engajar colaboradores para torná-los vendedores

Para ter colaboradores que vendam seu produto ou serviço quando tiverem a oportunidade, mesmo que essa não seja a sua função, é preciso engajá-los. Mas como fazer isso? Leia neste post da SocialBase!

Você já ouviu aquela máxima de que antes de ofertar um produto para seus potenciais clientes, é preciso convencer seus funcionários a comprá-lo? Há uma justificativa muito simples para isso: além de testar seu produto e seu discurso de venda antes, se seus funcionários comprarem seu produto ou serviço as chances de eles o defenderem e venderem para seus contatos é maior. Mas se há equipes de marketing e vendas para isso, porque se importar em tornar outros colaboradores em vendedores?

Primeiro porque uma pesquisa da Edelman Insights mostrou que 67% das pessoas confiam mais no conteúdo gerado pelos empregados do que nos produzidos pela própria empresa. Então imagine que sua empresa vende um software e um dos seus funcionários está cursando um MBA com gerentes de diversas outras organizações. Se ele falar sobre e defender o seu software, a probabilidade de gerar oportunidades será maior do que esperar que seus colegas sejam atraídos para seu site, convertam e sejam nutridos.

Para ter colaboradores que vendam seu produto ou serviço quando tiverem a oportunidade, mesmo que essa não seja a sua função, é preciso engajá-los. São suas estratégias de engajamento que o farão ter vontade conhecer cada vez mais seu produto e querer vendê-lo para seus contatos. Mas como fazer isso?

Veja abaixo 5 dicas de como engajar seus colaboradores para torná-los vendedores natos de seu produto.

Promova a integração

Integrar e engajar equipes é vital para as empresas, pois faz com que os colaboradores “vistam a camisa” – dentro e fora do ambiente de trabalho – e os torna advogados da marca e promotores do seu valor, ajudando a empresa a melhorar seus resultados com marketing e vendas.

O primeiro passo para engajar colaboradores para torná-los vendedores é promover a integração entre os times, e já existem maneiras simples de fazer isso. A integração permite que um colaborador conheça e entenda a importância não apenas das suas atividades, mas também dos demais, pois sabe que todas estão alinhadas para trazer resultados para a empresa.

A integração ainda impacta no alinhamento estratégico e permite que as informações fluam sem barreiras ou ruídos, aumentando o nível de conhecimento sobre os processos, serviços e produtos, além de evitar problemas comuns que muitas empresas ainda enfrentam.

Para engajar colaboradores e torná-los vendedores é necessário promover ações de endomarketing – uma prática que consiste em fazer o marketing interno, vendendo os ideais da empresa para os colaboradores. Uma das missões do endomarketing é fazer com que seus funcionários se tornem um aliado do negócio, criem o senso de responsabilidade pelo sucesso da empresa e do seu produto. Com isso, o endomarketing, além de incentivá-los a promover a empresa positivamente quando estiverem em situações externas, ainda estimula seu bem-estar e um bom clima organizacional.

Aposte no Employer Branding

Apesar de o employer branding ser uma prática mais comum no RH, ele impacta as vendas da organização quando é utilizado como uma estratégia de atração de talentos que já tenham um ‘fit cultural’ com a sua empresa. Assim, você pode contratar colaboradores que se tornem advogados e promotores da sua marca e de seu produto com mais facilidade.

Fortalecer a marca da sua empresa como um bom lugar para se trabalhar, que oferece desafios, possibilidade de crescimento e boa remuneração, com certeza chama a atenção de mais pessoas e fortalece a relação da sua empresa com diversos contatos externos. Mas o employeer banding pode ser usado para os seus colaboradores atuais.

Por meio de estratégias de employer branding, os funcionários atuais terão uma visão cada vez melhor da marca e da empresa, dando segurança para promovê-la. Caso seus colaboradores não tenham contatos ideais para vender seu produto em outros ambientes, ele pode, ao ser engajado para tal, contribuir com conteúdos para o seu blog, uma excelente estratégia para reduzir seus custos com Marketing de Conteúdo.

Desenvolva sua cultura organizacional

Para que um colaborador promova sua empresa e seja um reforço de vendas, representando a organização onde quer que ele esteja, é necessário que a cultura organizacional da própria empresa incentive isso.

Este passo é importante porque os colaboradores precisam se identificar com essa cultura, já que são eles quem a constroem e vivenciam. Por isso, o discurso da empresa precisa estar aliado à prática e ao dia a dia da organização. Quando o colaborador se alinha à cultura da empresa e sente que faz parte dela, ele a vende de modo espontâneo e orgânico.

Para desenvolver uma cultura orientada a resultados e vendas é preciso, antes de tudo, mapeá-la. A comunicação interna é uma grande aliada na realização deste trabalho, afinal é ela que permite um diálogo entre os funcionários e as empresas para que a cultura seja bem delineada.

Faça endomarketing

Depois de identificar a cultura da sua empresa, o endomarketing digital é uma boa estratégia para trabalhá-la e fortalecê-la, principalmente na parte de promoção da empresa. Além disso, o endomarketing traz diversos benefícios para a organização, como ajudar na redução de turnover, na divulgação de benefícios, na hora de reconhecer os colaboradores e dar prêmios.

Os valores da empresa e o incentivo para que os colaboradores se tornem vendedores podem ser trabalhados em ações de endomarketing que envolvem ações para datas comemorativas, treinamentos que promovam a interação entre os colaboradores, premiações e programas de reconhecimento, uso de redes sociais internas etc. Todas essas ações, por mais subjetivas que pareçam, são estratégicas para fazer com que os colaboradores se interessem, sintam-se integrantes do corpo organizacional, se identifiquem com a empresa e sejam defensores da sua marca a cada contato com pessoas no ambiente externo.

Utilize a tecnologia como uma aliada

Um vendedor precisa de informações. Ele precisa conhecer tudo sobre a empresa e o produto para que possa promovê-los. Então, se você está pensando em transformar todos os colaboradores em vendedores, é importante que, além de engajamento, eles tenham conhecimento sobre tudo de importante na organização.

Compartilhar conhecimento na empresa em um espaço onde todos podem encontrar informação rápido, tirar dúvidas e colaborar irá agregar valor à sua estratégia de promoção da organização frente aos colaboradores, mantendo todos alinhados às estratégias que a organização está seguindo.

Neste ponto, ferramentas digitais de comunicação interna que centralizam informações, possibilitam a troca entre grupos, times, equipes, lideranças, gestores e demais stakeholders dentro da empresa tornam o processo de vendas oficial mais rico e contribuem para que todos tenham insights de novos clientes e do mercado.

 

Este post foi escrito por Cassiane Vilvert, content writer e social media da SocialBase.

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