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22 erros que você pode estar cometendo na sua estratégia de Marketing de Conteúdo

Conheça os 22 erros que você pode estar cometendo na sua estratégia de Marketing de Conteúdo e aprenda como corrigi-los para otimizar seus resultados.

Se sua empresa já começou a usar Marketing de Conteúdo e ainda não obteve os resultados esperados, é possível que alguns erros estejam sendo cometidos.

Mas, calma, isso não significa que você deva desistir de tudo por conta desses equívocos. O Marketing de Conteúdo ainda é uma estratégia relativamente nova, e é normal que aconteçam alguns deslizes tanto no planejamento como na execução.

Na Resultados Digitais, trabalhamos junto de nossos clientes, ajudando-os a traçar essa estratégia. E aqui no blog não é diferente. Há uma categoria toda com mais de 90 posts sobre produção de conteúdo para você se aperfeiçoar na estratégia, além do eBook Guia definitivo do Marketing de Conteúdo, disponível para download aqui ou no banner abaixo.

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Porém, dessa vez, o post vai ser diferente. Em vez de dicas sobre o que fazer, resolvemos elencar os 22 erros mais comuns em Marketing de Conteúdo. Invertemos a ordem das coisas para falar sobre o que não fazer no Marketing de Conteúdo de sua empresa.

Essa lista pode servir como um alerta para sua empresa caso algum desses itens esteja sendo executado. Confira:

1. Todo o conteúdo é sobre sua empresa

Seus clientes não se importam com você, eles se importam consigo mesmos. Muitas vezes nos esquecemos disso quando ficamos descrevendo o quão maravilhoso nosso produto/serviço é.

Não fale sobre sua empresa. Fale sobre os problemas de sua audiência e sobre as soluções que sua empresa resolve.

2. Ter medo de falhar

Arriscar um pouco com o seu conteúdo e experimentar fazer algumas coisas diferentes pode revelar novas oportunidades e atrair visitantes diferentes.

Quem tem medo de falhar não testa, não inova e não sai da mesmice.

3. Estar com as expectativas muito baixas

O seu Marketing de Conteúdo deve ser nada menos que o melhor do seu mercado. Melhor que os seus concorrentes e melhor que a mídia especializada.

Como você será visto como um expert do mercado se não o seu conteúdo não mostrar isso?

Quando você for criar um conteúdo para sua empresa, tenha em mente que você precisa criar o melhor conteúdo do mercado sobre o assunto. Afinal, você quer se destacar, certo?

4. Estar focado em ferramentas, não metas

Primeiro identifique que tipo de retorno você planeja ter com esse marketing e então mensure com frequência.

Não pense simplesmente em estar no Twitter ou Facebook. Todo mundo possui páginas e perfis nas redes sociais e isso não é mais diferencial algum.

Pense em metas. Por exemplo: quantos Leads você quer gerar nas mídias sociais? Quantas vendas você quer gerar por meio da busca orgânica?

5. Delegar para a pessoa correta

Tenha alguém que saiba escrever bem e estude escrita para internet.

Algumas empresas terceirizam a produção de conteúdo para jornalistas ou agências de conteúdo.

Se você não tiver capacidade de alocar internamente, é uma opção válida.

6. Falta de adaptações ao canal

Você está publicando o mesmo tipo de informação em Press Releases, comunicação corporativa, mídias sociais, Email Marketing etc?

Aí está um erro primário. Cada canal possui suas particularidades e sua estratégia não vai funcionar se você formatar uma única forma de comunicação para todos eles.

Na dúvida, escolha menos canais para publicar, mas prefira uma comunicação de qualidade e que tenha potencial de resultados.

7. Você não sai da zona de conforto

Se não estivermos o tempo todo buscando sair da zona de conforto dificilmente vamos melhorar os resultados.

Defina uma frequência (trimestral ou semestral, por exemplo) para fazer algo totalmente inesperado com o seu conteúdo.

8. Falta de chamadas para conversão (CTA’s)

O conteúdo deve ser produzido com um objetivo em mente: a conversão.

Portanto, todo conteúdo deve também oferecer chamadas (Call to Action) e formas de levar o visitante a realizar essa conversão.

Leia também o eBook O Guia Prático do CTA.

9. Muito foco em um canal específico

Pare de pensar somente em Facebook ou em Email Marketing. Pense em formas de resolver os problemas do seu cliente e esteja nos diferentes lugares em que eles estiver.

Uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo precisa ser diversificada tanto em formato como em canais.

10. Começar desacreditando

Não comece no Marketing de Conteúdo já pensando que se não der certo você investirá em compra de mídia ou patrocínio.

Foque os seus esforços em fazer dar certo para ter o resultado esperado. Se você tratar o Marketing de Conteúdo com displicência, aí sim é que não vai dar certo mesmo.

11. Não se pensar como uma empresa de mídia

Sua comunicação deve ser levada a sério, seguindo um calendário e garantindo uma frequência na publicação de conteúdo.

Há não muito tempo, as informações eram compartilhadas praticamente só por veículos de imprensa.

Hoje a realidade é outra, e empresas já possuem autoridade para falar sobre assuntos relacionados ao seu nicho de mercado sem necessariamente ser em forma de publicidade, principalmente em virtude do know-how e da experiência adquirida.

12. Não possuir um responsável pelo conteúdo

O que é de todo mundo não é de ninguém. Tenha alguém para garantir que o calendário de conteúdos e os objetivos estão sendo seguidos.

Leia também os posts

13. Os gerentes não compraram a ideia

Quando os gerentes não entendem e não aceitam bem o Marketing de Conteúdo, a chance de não dar certo é imensa.

Diretores, gerentes, analistas, estagiários. É preciso que toda a empresa acredite no conteúdo e no potencial que tem de trazer resultados.

14. Não estar imerso no seu mercado

Você não precisa estar em todas as redes sociais, explorar todas as fontes de tráfego ou distribuir o conteúdo nos mais diversos canais que o digital possui.

Mas você precisa estar em todos os lugares que seus clientes estão.

15. Analisar métricas erradas

Um gerente tem pouco interesse em saber quantas visitas o site teve ou quanto seguidores a empresa tem nas mídias sociais.

O importante é quantos Leads foram gerados, quantos foram convertidos em vendas e quanto foi economizado com esse tipo de marketing em relação à publicidade tradicional.

Leia também o post: Você mede seus resultados em Marketing Digital pelas métricas de vaidade?

16. Não entrar em um nicho

Você precisa ser considerado um expert em algum assunto para que a estratégia funcione.

Escolha algo em que ser expert desse assunto seja uma meta alcançável e, ao mesmo tempo,  que seja um assunto relevante para sua empresa.

17. Ser excessivamente lento

Como diz o lema do Facebook, “feito é melhor que perfeito”.

Às vezes a busca pela perfeição pode fazer com que as coisas andem muito devagar.

No Marketing Digital e no Marketing de Conteúdo tudo está em constante atualização, tudo muda muito rápido.

Se você demorar, pode perder o timing e não obter os resultados esperados.

18. Não ser consistente na produção de conteúdo

Se você assina um jornal e não o recebe pela manhã fica descontente, certo?

Você faz o mesmo papel com o seu cliente quando deixa de fornecer o conteúdo que vinha fornecendo.

Seja consistente no envio de suas campanhas e nas postagens do blog de sua empresa.

Leia também o post Qual a melhor frequência para postar em um blog?

19. Não pensar como uma ferramenta de busca

Muito do tráfego do seu site deve vir das ferramentas de busca. É preciso pensar nelas na hora de criar algum conteúdo.

Faça pesquisas de palavras-chave e coloque-se no lugar de sua persona. Exercite a empatia e pense como ela.

Leia também o eBook O Guia Completo do SEO.

20. Não alinhar os conteúdos à jornada de compra

O conteúdo precisa ser escrito pensando na etapa em que a sua persona está na jornada de compra.

É um conteúdo de atração (topo de funil) ou de tomada de decisão (meio e fundo)?

Leia mais nos posts:

21. Não diversificar o tipo de conteúdo

Marketing de Conteúdo não é escrever um eBook e ficar satisfeito. Também não é só ter um blog.

Há dezenas de tipos de conteúdos que você pode – e deve – produzir para sua empresa.

Invista na variedade, crie posts em diferentes formatos, invista em vídeos, compartilhe planilhas, templates e tudo mais o que for possível.

Leia também o post 17 ideias criativas para você mesmo produzir seu conteúdo rico.

22. Não dar prazo suficiente

Infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia.

O lado bom disso é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia.

É um ativo de longo prazo.

Conclusão

Agora que você chegou até o final, faça as contas: quantos erros você está cometendo em sua estratégia de Marketing de Conteúdo?

A boa nova é que você pode parar de cometer esses erros agora.

Para saber ainda mais sobre o tema, nós preparamos um material épico para você. Baixe aqui gratuitamente o eBook Guia definitivo do Marketing de Conteúdo.

Tenha uma boa leitura e ótimos resultados!

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