Marketing nas redes sociais: um guia completo para obter os melhores resultados em cada uma delas

O marketing nas redes sociais deve seguir as especificidades de cada plataforma; saiba por que não utilizar todas da mesma maneira e veja dicas voltadas para cada uma


As redes sociais estão tão presentes na nossa vida que parece que sempre existiram. A primeira a bombar no Brasil foi o Orkut, que surgiu em 2004. Muitos pensavam que era apenas um modismo. Ninguém cogitava, na época, a hipótese de utilizar esse canal comercialmente.

Quase 20 anos se passaram e muita coisa mudou. Hoje, acontece o contrário: pouca gente imagina como seria o dia a dia sem as redes sociais. Estar presente nelas é praticamente uma obrigação para empresas de todas as áreas. Atualmente, nenhum negócio se destaca só por utilizar uma determinada plataforma, mas sim por usá-la da maneira correta.

Vamos mostrar ao longo do texto como você pode potencializar seu marketing nas redes sociais, partindo do princípio de que usá-las todas da mesma maneira pode trazer economia de tempo, mas não os melhores resultados.

A similaridade existe. Em todos os casos, os usuários e as empresas querem um espaço para demonstrar suas ideias, histórias pessoais ou profissionais, e interagir com outras pessoas – ou clientes.

Mas nem sempre isso deve ser feito da mesma forma. Até porque as redes sociais possuem diferenças simples como faixa etária média, objetivo e tipo de mídia predominante compartilhada pelos usuários.

Fazendo uma analogia, é como se você tivesse que promover seu negócio em diferentes mídias como televisão, rádio, jornal ou revista. Você não utilizaria a mesma linguagem em todos os casos, certo? Nas redes sociais, acontece o mesmo. Não pense em promover conteúdo ou produtos nas redes sociais em geral, e sim no Facebook, Twitter, Instagram e assim por diante. 

Neste artigo, vamos mostrar algumas particularidades das redes sociais mais usadas pelos brasileiros atualmente. Você também conhecerá a importância do marketing nas redes sociais e como investir nele de forma estratégica. Confira!

O que é marketing nas redes sociais?

Marketing nas redes sociais é uma estratégia que utiliza as plataformas de mídia social para promover produtos, serviços ou a marca de uma empresa. Ele envolve a criação e compartilhamento de conteúdo personalizado para cada plataforma, a fim de engajar o público-alvo e alcançar objetivos de marketing. 

As características principais do marketing nas redes sociais incluem a interação direta com os usuários, a capacidade de segmentar o público e a oportunidade de criar uma comunidade em torno da sua marca.

Por que fazer marketing nas redes sociais?

As redes sociais reduziram as distâncias entre as pessoas e também entre as empresas e seus consumidores. Por isso, é impensável nos dias de hoje encontrar um negócio que não invista em marketing nas redes sociais. Mas se esse for o seu caso, tudo bem.

Este post é para você, mas também para quem já faz, mas não explora todo o potencial dessa estratégia. Vamos começar apresentando os melhores argumentos que justificam o uso do marketing das redes sociais.

1 – Engajamento

As redes sociais permitem que as empresas interajam diretamente com seu público, criando um relacionamento mais próximo e pessoal.

2 – Visibilidade

Com milhões de usuários ativos diariamente, as redes sociais oferecem uma visibilidade incrível para as marcas.

3 – Construção de autoridade

Ao compartilhar conteúdo relevante e útil, as empresas podem se estabelecer como autoridades em seu campo.

4 – Tráfego e conversões

As redes sociais podem direcionar um grande volume de tráfego para o site da empresa, levando a mais conversões.

5 – Formação de embaixadores da marca

Clientes satisfeitos podem se tornar embaixadores da marca, compartilhando suas experiências positivas e recomendando a empresa para seus seguidores.

E, aí se animou a investir mais nesses canais? Então, continue lendo para aprender mais sobre marketing nas redes sociais para o sucesso do seu negócio.

Qual é a importância das redes sociais para o marketing?

Quando falamos em Marketing Digital hoje, muita gente pensa diretamente nas redes sociais. Com Instagram, Facebook e tantas outras plataformas, ganhamos um meio de comunicação novo, bastante abrangente e com uma grande diferença dos meios tradicionais.

Isso porque, nelas, todos têm direito a vez (como produtores de conteúdo) e voz (como consumidores).

As pessoas engajam mais por terem espaço e interações constantes e a mensagem ganha mais credibilidade, já que quem fala é um conhecido em quem confiamos. Não é como uma propaganda na qual a empresa tem interesse em fazer você comprar o produto dela.

É muito comum as pessoas opinarem sobre marcas e produtos. A decisão de estar nas redes sociais independe da empresa: as pessoas é que decidem se vão falar dela.

E se falarem, são elas quem decidem se falam bem ou mal. Nesse contexto, uma empresa que pensa em obter mais resultados em marketing pode tentar otimizar sua presença na internet. 

Uma definição comum quando se fala em marketing é a que diz que seu papel é entender e atender o mercado. Essa definição pode ser perfeitamente aplicada ao marketing nas redes sociais.

Para entender, a empresa deve monitorar o que é falado sobre ela, seus produtos e seus concorrentes. E pode ainda estender seus canais de comunicação às redes sociais, possibilitando que o próprio usuário entre em contato e fale mais sobre suas necessidades.

Ter um ótimo produto ou serviço é a grande forma de atender o mercado. No entanto, você ainda pode atender o mercado ao fornecer conteúdo útil para o usuário por meio do perfil da sua empresa nas redes sociais. Dessa forma, você pode dar a munição que os usuários precisam para espalhar a sua mensagem.

📖 Leia mais: Linhas editoriais como ferramenta de posicionamento de marca nas redes sociais

Como fazer marketing nas redes sociais?

Chegamos ao ponto mais esperado do nosso post: afinal, como fazer marketing nas redes sociais? De forma muito prática, siga os passos a seguir para criar uma estratégia eficaz:

🎯 Defina os seus objetivos

Antes de começar, é importante saber o que você quer alcançar com o marketing nas redes sociais.

👥 Identifique a sua persona

Conheça seu público-alvo para criar conteúdo que ressoe com eles.

📚 Entenda como funciona cada rede social

Cada plataforma tem suas próprias regras e características. Por isso, é importante entender como cada uma funciona.

📅 Crie um calendário editorial

Planeje seu conteúdo com antecedência para manter uma presença consistente nas redes sociais.

📝 Produza conteúdo relevante

Crie conteúdo que seja útil e interessante para o seu público.

📊 Elabore um plano de métricas

Determine quais métricas você vai acompanhar para medir o sucesso da sua estratégia.

💬 Interaja com a sua audiência

Responda aos comentários, perguntas e feedbacks para construir um relacionamento com seu público.

🎁 Faça promoções

Ofereça descontos ou promoções exclusivas para seus seguidores nas redes sociais.

🗣️ Tenha atenção à linguagem

Use uma linguagem que seja apropriada para a plataforma e que ressoe com seu público.

Conheça os melhores horários para fazer os seus posts

Postar quando seu público está mais ativo pode aumentar o engajamento.

💡 Dica da RD: aproveite para fazer o curso gratuito de Instagram e TikTok da RD University para entender melhor o funcionamento dessas redes sociais.

Curso-de-Instagram-e-TikTok

Como criar uma abordagem estratégica de marketing nas redes sociais

Falamos que é preciso pensar nas particularidades de cada rede social, e é verdade. Porém, vamos lembrar que, em todas elas, o público-alvo e o propósito da empresa são os mesmos. 

Isso é comunicação estratégica: considerar todas as variáveis na hora de planejar e executar as ações, mas sem deixar de mirar um objetivo maior, que está relacionado com a essência da marca. E, seja qual for a mensagem, nunca deixar de ser verdadeiro.

Abaixo, trazemos algumas dicas que são válidas para qualquer rede social. Elas vão ajudar você a ter uma abordagem estratégica nesses canais.

Vá além das curtidas

Conforme as marcas começaram a buscar seu espaço nas redes sociais, as próprias plataformas foram se ajustando para aproveitar essa oportunidade. A fonte de receitas do Facebook, por exemplo, é o investimento que as empresas fazem em anúncios e posts patrocinados no site.

Esse nuniverso da publicidade às vezes parece um tanto científico, já que há uma série de números e práticas para obter os melhores resultados e monitorar o desempenho. Isso é muito legal, pois permite otimizar o investimento e saber com precisão qual o retorno sobre ele.

O problema surge quando se enfatiza demais o quantitativo e o qualitativo acaba ficando um pouco de lado. E quando as métricas — dados referentes ao comportamento dos usuários e outras variáveis importantes — levam a conclusões equivocadas por conta de análises simplificadas.

Imagine que uma empresa publica um post que viralizou, recebeu centenas ou milhares de curtidas e resultou em muitos seguidores novos. Quantas dessas pessoas realmente conhecem o produto ou serviço dessa marca, já o consumiram, têm o potencial de consumir ou influenciar pessoas?

É a diferença entre a “métrica vazia” das curtidas e o engajamento de verdade. Engajamento é inbox, é gente que entra em contato ou comenta e conhece de fato a marca, que compartilha porque quer disseminar aquela ideia. Ou seja, interações qualificadas.

No fim, o monitoramento dos números é importante, é claro, mas é só uma parte do trabalho. Tão importante quanto, ou até mais, é ter um pensamento estratégico para interpretá-los e tomar as decisões corretas baseadas nesses números.

Tenha uma comunicação horizontal e verdadeira

Às vezes, uma empresa precisa de tráfego para o site, de vendas no seu ecommerce ou de visualizações em um vídeo. Essas são métricas tão importantes quanto as curtidas, comentários e compartilhamentos.

É preciso entender que curtidas em conteúdos que não estão relacionados com a marca não têm tanto valor assim. E compreende que trabalhar com redes sociais não é só produzir muito, e sim falar sobre a empresa, seus produtos, serviços e conceitos de uma maneira que desperte o interesse do usuário.

O desafio é maior para quem estava acostumado com os tempos em que a publicidade era menos horizontal, diferentemente da fase atual, em que as redes sociais representam um canal de comunicação direto com o público consumidor, que se torna um verdadeiro interlocutor.

É um cenário que exige mais atenção e transparência.

Antes de começar a produzir, defina objetivos

O que podemos garantir é que não há fórmula pronta no trabalho com redes sociais. Cada marca tem sua história, seu contexto e suas metas, e a estratégia nesses canais deve considerar todas essas particularidades.

Antes de sair criando conteúdo de qualquer maneira, é necessário definir qual é o objetivo por trás de cada perfil nas redes sociais e, a partir daí, planejar quais métricas serão acompanhadas.

O objetivo pode ser gerar relacionamento, criar um canal de atendimento, gerar Leads, posicionar e disseminar a marca. O importante é que ele esteja alinhado com algo maior, que é o propósito.

>> Faça a gestão das suas redes sociais com o RD Station Marketing. Clique aqui para assistir a uma demonstração sem compromisso e iniciar um teste gratuito. 

Quais as principais redes sociais para o marketing?

Como se vê, não dá para deixar passar a oportunidade de explorar as redes sociais no marketing da sua empresa. Entendendo os motivos e o conceito por trás da estratégia, a parte prática da ação começa por conhecer mais sobre as principais redes sociais. 

Nesta etapa, uma dica essencial é não se prender à experiência de usuário para determinar qual rede serve para o negócio. Ou seja, a rede social preferida por você pode não ser a ideal para o marketing da sua empresa. 

Tendo isso em mente, preparamos uma lista com a característica mais marcante de cada uma das principais redes sociais, acompanhadas de uma curadoria de conteúdos da RD Station que ajudaram a entender melhor como cada uma funciona e como seu negócio pode explorá-la de acordo com suas características e objetivos. 

📖 Leia também: As 10 Redes Sociais mais usadas no Brasil [2023] 

Facebook

A rede social mais popular do mundo, ideal para alcançar um público amplo e diversificado.

>> Como a RD faz: em nosso Facebook, divulgamos conteúdos do blog, materiais ricos, novidades e eventos. Também aproveitamos os memes do momento para gerar conexão e engajamento com os seguidores. Focando na qualidade, fazemos uma média de uma publicação por dia.

>> Confira conteúdos que podem ajudar em sua estratégia no Facebook:

TikTok

Uma plataforma que faz sucesso entre o público mais jovem, perfeita para marcas que querem alcançar resultados com conteúdo criativo e envolvente.

>> Como a RD faz: em nosso TikTok, publicamos chamadas para nossos eventos e conteúdos educativos, além de dicas sobre Marketing Digital mais curtas, sempre usando vídeos mais leves para ilustrar.

>> Confira conteúdos que podem ajudar em sua estratégia no TikTok:

LinkedIn

A maior rede social corporativa do mundo, excelente para B2B e recrutamento.

>> Como a RD faz: em nossa página no LinkedIn, o foco são conteúdos mais corporativos, divulgando nossas iniciativas para ter uma empresa mais diversa, por exemplo. Além disso, também compartilhamos conteúdos que produzimos, prêmios recebidos, novidades e vagas disponíveis.

>> Confira conteúdos que podem ajudar em sua estratégia no LinkedIn:

YouTube

A plataforma de vídeo mais popular é ótima para tutoriais, webinars, lives e vídeos tutoriais e de apresentação de produtos e serviços.

>> Como a RD faz: no YouTube da RD, o foco são dicas de temas relacionados ao Marketing Digital e vendas. Além disso, também usamos o canal para transmitir nossos webinars e eventos. 

>> Confira conteúdos que podem ajudar em sua estratégia no YouTube:

Instagram

É a plataforma visual perfeita para marcas que querem mostrar seus produtos ou contar suas histórias por meio de imagens e vídeos.

>> Como a RD faz: no nosso Instagram, publicamos imagens, vídeos, stories e Reels com dicas de Marketing Digital e vendas. O objetivo é educar e inspirar nossos seguidores, reforçando nosso posicionamento como especialistas no assunto.

>> Confira conteúdos que podem ajudar em sua estratégia no Instagram:

Experimente a ferramenta de link na bio do RD Station Marketing

Falando em Instagram, que tal começar por ele o crescimento da sua marca nas redes sociais? Uma boa forma de fazer isso é com a funcionalidade de link na bio do RD Station Marketing. Com ela, você cria uma vitrine virtual dos seus conteúdos, produtos ou serviços logo ali na sua descrição.

Dessa forma, seus visitantes vão poder ter contato mais facilmente com as suas ofertas, fazendo conversões e até mesmo comprando! É muito fácil de criar, como você vê na tela do editor abaixo:

editor-de-link-na-bio-do-rd-station-marketing (1)

Ao criar o seu link da bio, você direciona seus seguidores para as ações que propõe nas suas postagens. Por isso, é vantajoso apostar em uma interface visual parecida com o feed do seu Instagram. Dessa forma, seu público consegue encontrar facilmente o post que chamou sua atenção.

É possível fazer esse tipo de configuração facilmente com o RD Station Marketing: a ferramenta permite replicar os posts do feed facilmente no seu link da bio, escolhendo um link e CTA personalizado para cada caso. Até mesmo as cores são personalizáveis, deixando tudo com a cara da sua marca!

Por fim, também é possível fazer uma segmentação específica para esses Leads que vieram pelo link na bio do Instagram, enviando campanhas personalizadas! E vale lembrar que o software permite agendamento de posts para Instagram (com licença oficial da Meta) e outras redes sociais.

Comece a experimentar agora mesmo! Deixe seu email abaixo e vamos crescer juntos.

Post originalmente publicado em 2015 e atualizado mais recentemente em junho de 2023.