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Quem são as diferentes personas para cada tipo de Instituição de Ensino: 3 exemplos hipotéticos

Confira 3 exemplos práticos de personas para o segmento de educação e como trabalhar as melhores estratégias de Marketing Digital em cada um dos casos!

Quem está à frente das estratégias de marketing de uma Instituição de Ensino certamente já se questionou, ou foi questionado, sobre o público-alvo da empresa.

Na estratégia de produção de conteúdo – base para o Marketing Digital – a definição da persona da IE é extremamente necessária.

Gerador de Personas

Caso sua Instituição ainda não invista em Marketing Digital, vale a leitura deste post.

Em outro post específico sobre personas, comentamos melhor seu conceito e como defini-las. No segmento educacional, o objetivo de criar uma ou algumas personas é encontrar características comuns entre seus potenciais alunos. Uma ótima fonte de informações para isso é a base de alunos ativa da Instituição de Ensino, focando não só nos alunos satisfeitos e bem sucedidos, mas também naqueles que não demonstram plena satisfação com a IE ou um bom desempenho.

Sem a definição das personas e suas respectivas dores não é possível executar um planejamento de conteúdo e promoção eficiente no Marketing Digital da IE. Isso acontece porque é necessário conhecer a fundo seu potencial aluno para compreender qual conteúdo é relevante para ele em seu momento da jornada de compra. Ou seja, de nada adianta começar a produzir conteúdo, estratégias de mídia paga, segmentação e fluxos de Email Marketing se não se sabe quem (e nem como) se quer atingir.

Os três tipos de Instituição de Ensino mais comuns no mercado são: Instituição de Cursos Livres presenciais ou EAD, Instituição de Ensino Superior (cursos técnicos, faculdades e universidades) e Instituição de Ensino Básico (escolas e colégios).

Neste post, trabalharemos com três personas hipotéticas, uma para cada tipo de organização educacional, a fim de exemplificar que tipo de informações extrair de uma persona e qual estratégia de Marketing Digital faz sentido para a mesma.

Exemplo hipotético 1: Persona de uma Instituição de Ensino de Cursos Livres

Persona Cursos Livres

Iremos chamar essa persona de Ricardo. O Ricardo é um jovem de 25 anos que quer aprender a tocar violão como hobby. Ele tem interesse por música, assim como novas bandas e estilos musicais do momento. O principal motivo pelo qual busca uma escola de música é acalmar a agitação e estresse do dia a dia. Essa Persona é fascinada por metodologias ágeis de aprendizagem.

Principais Informações sobre essa persona:

  • Ricardo tem 25 anos, mora em Florianópolis – SC e trabalha na área de marketing de uma empresa de tecnologia;
  • Seu principal objetivo é aprender a tocar violão para reduzir seu estresse fazendo algo que realmente gosta;
  • Ele já tentou aprender sozinho mas não conseguiu, tem dificuldade de aprender com metodologias tradicionais e quer aprender rápido, pois se não ver resultado no curto prazo continuará estressado;
  • Como é jovem e está há pouco tempo na sua empresa, possui um budget limitado para investir na escola, preferindo pagar um plano mensal, pois é inseguro com relação ao método de aprendizagem;
  • Seu instrumento é o violão, mas também tem interesse em guitarra. Seu gênero preferido é blues, gostando também de rock clássico e jazz.

Algumas estratégias de Inbound Marketing para atrair essa persona:

  • Alguns posts sobre novas bandas e variações de estilo musical devem atrair esta persona para o seu blog;
  • eBooks e vídeos explicando metodologia de aprendizagem que a escola implementa podem ser excelentes conteúdos ricos com foco em geração de Leads;
  • Aulas gratuitas disponibilizadas por meio de Landing Pages sem dúvida auxiliarão em um momento de compra mais avançado, onde a persona poderá testar na prática o modelo da escola e decidir se é o que está procurando;
  • Estratégias comerciais, como cupons de desconto exclusivos, principalmente nas primeiras mensalidades, auxiliarão a persona na tomada de decisão, pois reduzirão o risco envolvido na escolha.

Exemplo hipotético 2: Persona de uma Instituição de Ensino Superior

Persona Ensino Superior

Iremos chamar essa persona de Gustavo. O Gustavo está cursando o terceiro ano do ensino médio, preparando-se para o vestibular. Ele ainda tem dúvidas sobre o curso ideal para a carreira que deseja seguir e, dentro dessas variáveis, qual a melhor opção para ele, analisando a concorrência local, regional ou nacional.

Principais Informações sobre essa persona:

  • Gustavo mora em Belo Horizonte – MG, tem  17 anos e atualmente cursa o terceiro ano do ensino médio;
  • Seu principal objetivo é validar a carreira que deseja seguir e escolher o curso de graduação que mais se adapta à sua realidade;
  • Ele está procurando uma Instituição de Ensino Superior (faculdade ou universidade);
  • Está com dificuldades em validar sua orientação vocacional;
  • Também possui dificuldade no entendimento de qual currículo, conteúdo programático e método de ensino se adequa melhor ao seu perfil e interesse;
  • Ele possui condição de investir até R$ 1.000,00 por mês no curso de graduação e são seus pais que assumirão o investimento;
  • Seus cursos de interesse no momento são administração e economia – seus pais possuem uma empresa familiar, convivendo com métodos de gestão no dia a dia, e por isso ele acredita ter perfil para esses cursos.

Algumas estratégias de Inbound Marketing para atrair essa persona

  • Alguns posts sobre orientação vocacional, metodologias de ensino e grades curriculares devem atrair esta persona para o seu website;
  • Testes vocacionais gratuitos, utilizados como isca digital por meio de uma Landing Page, podem auxiliar sua persona a validar seu curso de interesse;
  • Após validada a carreira que a persona deseja, é possível trabalhar com materiais mais direcionados para o mercado, no caso posts ou conteúdos ricos (eBooks, webinars, infográficos) específicos sobre o curso desejado, administração por exemplo.

Exemplo hipotético 3: Persona de uma Instituição de Ensino Básico

Persona Educacao Basica

Iremos chamar essa persona de Letícia. A Letícia possui um filho chamado Thiago, que está iniciando o primeiro ano do primário, e está pesquisando a melhor institutição para a educação dele.

Principais Informações sobre essa persona:

  • Letícia mora em Campinas – SP, tem 38 anos, trabalha como gestora de vendas em uma empresa  e é extremamente ocupada;
  • Letícia é uma pessoa com personalidade forte, que gosta de tomar decisões com base em dados de mercado;
  • Ela tem um marido de 50 anos aposentado e um filho de 6 anos chamado Thiago, que acabou de finalizar a pré-escola;
  • Seu principal objetivo é colocar o Thiago em uma IE de qualidade, que auxilie em sua formação moral e o prepare para o mercado de trabalho no futuro;
  • Ela está com dificuldades em entender a metodologia de ensino das escolas e colégios que está pesquisando;
  • Dinheiro não é problema, desde que o ensino seja de qualidade e ela concorde com a metodologia da instituição;

Algumas estratégias de Inbound Marketing para atrair essa persona:

  • Posts sobre a tendência da educação básica no Brasil, com dados estatísticos, podem atrair essa persona para o seu site;
  • Conteúdos ricos, em formato de eBooks rápidos ou vídeos explicativos, abordando a metodologia de ensino e a expectativa para o futuro do aluno auxiliariam Letícia em sua decisão;
  • Conteúdos de apoio sobre como uma escola/colégio podem influenciar positivamente na consciência moral do aluno seriam válidos para despertar o interesse da persona.

Quais os próximos passos após definir suas personas?

proximos passos

Após desenhar sua persona e estudar os exemplos hipotéticos deste post, quais seriam os próximos passos?

Como ilustramos neste infográfico, a estratégia de Inbound se resume em atrair, converter e se relacionar com a persona. Após rodar esta metodologia, é necessário analisar as taxas de conversão, assim como os resultados absolutos no topo, meio e fundo do funil do marketing, verificando se o ROI (retorno sobre o investimento) do canal digital é atrativo.

Recomendamos a leitura do terceiro capítulo do eBook “Inbound Marketing: tendências e novas tecnologias para educação”, que resume a estratégia do funil de vendas para geração e nutrição de novos Leads com base na persona desenhada.

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Se você possui uma IE ou trabalha no marketing de uma Instituição de Ensino de um dos três tipos citados neste post e quer se aprofundar em metodologias de desenho de persona e estratégias de Marketing Digital, nosso time de consultores especialistas no mercado de educação está à disposição para um bate-papo nesta Landing Page.

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