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Extensões de anúncios no Adwords: como usar e para que servem

Quem trabalha com links patrocinados sabe que cada detalhe é importante para se ganhar  as primeiras posições e fazer a conversão desejada. Da descrição do anúncio até a página de destino, cada ponto pode fazer a diferença na conquista de novas conversões.

Para otimizar ainda mais os seus resultados, o AdWords oferece as extensões de anúncio, que são aquelas linhas que complementam o anúncio de texto padrão. As extensões são formas descomplicadas de aumentar as chances de cliques em um anúncio melhorando o CTR da campanha (como já dissemos, um bom CTR diminui muito o preço que você paga pelo clique).

As extensões de anúncios aumentam a visibilidade, pois ocupam um espaço maior em sua exibição na tela e passam informações que podem ser relevantes ao usuário sem você precisar pagar a mais por isso. Além disso, elas podem servir como critério de desempate caso dois anúncios concorrentes tiverem o mesmo lance e qualidade.

Mas antes de sair usando as extensões de anúncios, pergunte-se: quais delas se aplicam melhor ao seu modelo de negócio? Qual será mais relevante ao seu público? E o mais importante: o que você oferece satisfaz seu cliente e com isso traz mais resultados para a sua empresa?

Para descobrir qual a extensão ideal você pode optar por diversos modelos disponíveis para o Brasil.

Extensões automáticas

  • Extensões de visitas anteriores
  • Extensões de sitelinks dinâmicos
  • Extensões sociais

Extensões manuais

  • Extensões de aplicativo
  • Extensões de chamada
  • Extensões de local
  • Extensões de comentários
  • Extensões de sitelinks
  • Extensões de frase de destaque

Extensões automáticas

São as extensões que não precisam de uma configuração, logo, não há necessidade de uma habilitação. Ao criar um anúncio o Google mesmo define quando que as extensões irão aumentar o seu desempenho.

Extensões de Visitas anteriores

extensao visitas anteriores

Quando o usuário está navegando pela internet e suas pesquisas e atividades são salvas na “Atividade da Web e do app”, ele cria um rastro que pode ser mensurado para uma melhor entrega de anúncios do AdWords para esse perfil.

Essas informações ligadas à extensão mostram quais pessoas já visitaram ou seu site a partir de resultados da Pesquisa do Google (conhecido também como busca orgânica) ou dos anúncios da Rede de Pesquisa (busca paga).

Dessa forma há uma indicação no anúncio como por exemplo: “Você acessou site.com hoje” ou “Última visita: há 3 dias”, como também “Você acessou site.com 4 vezes”.

Extensões de sitelinks dinâmicos

sitelink dinamicos

Com essa extensão é possível criar links direto para as seções mais acessadas do seu site baseado no comportamento de pesquisa no Google.

Buscando as atividades de pesquisa recentes, essa extensão mostra links gerados abaixo do texto do anúncio direcionando para uma página relevante do seu site. A maioria dos anúncios está qualificada para incluir sitelinks dinâmicos, desde que seu tipo de campanha seja definido como “Rede de Pesquisa com exibição em Display” ou “Apenas na Rede de Pesquisa”.

Extensões sociais

extensao sociais

O Google utiliza todas suas ferramentas a seu  favor e o Google+ não poderia ficar de fora. Com a  extensão social é possível mostrar com seus anúncios quantos seguidores sua empresa possui no Google+. Para isso é preciso:

  • Sua empresa ter uma Página do Google+  com uma URL verificada.
  • O seu endereço da Página do Google+ (plus.google.com/+meusite) também deve corresponder ao domínio da página de destino do anúncio (www.meusite.com.br). Pode-se vincular a diferentes páginas, mas com o mesmo site.
  • Sua Página do Google+ precisa estar em dia e com postagens de alta qualidade, além de ter pelo menos cerca de cem seguidores.

Extensões manuais

Extensões manuais são extensões de local que foram criadas na sua conta do Google AdWords.

Como inserir as extensões:

  • Inscreva-se no Google AdWords e clique em + CAMPANHA.
  • Escolha o tipo de campanha, as opções de segmentação e defina seus lances.
  • Em “Extensões de anúncio”, marque as caixas ao lado das extensões que deseja incluir. Dependendo da extensão, você precisará preencher mais informações (um número de telefone para extensões de chamada, por exemplo).
  • Clique em Salvar e continuar e conclua a criação da campanha.

Extensões de aplicativo

extensao de aplicativo

Essa extensão liga o seu aplicativo a celulares e outros dispositivos móveis a partir dos anúncios de texto. Os anúncios para instalar aplicativos para o celular estão diretamente associados à Google Play Store ou à Apple App Store, o que torna muito mais fácil para o usuário baixar.

Mas antes de criar a campanha, pense em seus objetivos. Quer que as pessoas façam o download do seu aplicativo? Ou quer incentivar elas a usarem mais? São perguntas básicas, mas fundamentais para que a sua campanha tenha ainda mais sucesso.

Principais vantagens das extensões de aplicativo

  • Flexibilidade: adicione as extensões de aplicativo a contas, campanhas e grupos de anúncios.
  • Extensões personalizadas para dispositivos diferentes: crie extensões de aplicativo otimizadas para celulares específicos ou desative nos dispositivos que você escolher.
  • Detecção “inteligente” de lojas de aplicativos e dispositivos: crie uma extensão para cada loja de aplicativos. Assim o link é relacionado ao tipo de dispositivo do cliente otimizando o seu clique.
  • Datas de início / término e programação: especifique datas, dias da semana ou horários do dia em que sua extensão de aplicativo deve ser exibida com o anúncio.
  • Edição no local: edite sua extensão de aplicativo sem redefinir suas estatísticas de desempenho.
  • Relatórios detalhados:  tenha informações de quantos cliques foram recebidos em cada parte do seu anúncio quando ele aparece. Isso pode ser mensurado em estatísticas por campanha, grupo de anúncios ou anúncio.

Como é possível exibir apenas uma extensão de aplicativo por anúncio de texto, procure criar várias extensões, uma para cada aplicativo ou loja de aplicativos. Para ter uma ideia de onde começar veja quais modelos estão acessando o seu site pelo Google Analytics na área em que estão localizadas as informações sobre dispositivos móveis.

Extensões de chamada

extensao de chamadsa

Faça com que as pessoas liguem para você através de um anúncio com botão clicável. Assim como nas outras extensões, não há custo adicional e só serão exibidos em dispositivos capazes de realizarem chamadas.

  • Principais vantagens das extensões de chamadas
  • Praticidade: as pessoas podem ligar para você mais facilmente quando vão de um lugar para outro.
  • Cliques: os cliques geram chamadas exclusivamente para sua empresa.
  • Métricas: é possível contabilizar ligações como conversões.
  • Conversão: as extensões de chamada normalmente apresentam uma taxa de cliques de 6 a 8% mais alta.

Essa extensão ainda pode promover uma economia no investimento em AdWords. Em alguns casos o usuário copia o telefone que aparece no anúncio ao invés de clicar diretamente para efetuar a ligação.

Extensões de local

extensao de endereco

Essa extensão exibe o endereço, número de telefone e um marcador do mapa com o texto do anúncio.  Em dispositivos móveis, elas incluem um link com rotas para sua empresa. Os cliques em anúncios com extensões de local têm um custo por clique padrão, ou seja, sem custo adicional.

Principais vantagens das extensões de local

  • Aproximação: incentiva as pessoas a visitarem sua empresa.
  • Contato: insira vários endereços de forma manual ou vincule com sua conta do Google Meu Negócio.
  • Segmentação: separe seus anúncios ao redor do seu endereço comercial.
  • Conversão: em média, os anúncios com extensões de local apresentam um aumento de 10% na taxa de cliques.

Extensões de comentários

extensao de comentários

Uma das coisas que garantem uma boa imagem da sua empresa na web é a prova testemunhal. Com essa extensão você pode ter bons comentátios de terceiros provenientes de fontes confiáveis.

Para explicar na prática, vamos supor que a empresa foi citada em uma matéria de um site importante do seu setor. Assim, você pode copiar o trecho e usar no anúncio referindo a fonte. Ele irá aparecer em uma linha adicional de texto abaixo dos seus anúncios da Rede de Pesquisa do Google. Isso passa uma boa impressão e faz com que seus clientes tenham mais uma razão para clicar no seu link,o que pode aumentar a taxa de cliques (CTR) em até 10%.

Fique atento quando criar a sua campanha. Lembre-se que comentários são exibidos apenas  na Rede de Pesquisa do Google, ou seja,  não estão disponíveis na Rede de Display.

Como todos os anúncio de AdWords, as extensões de comentários também estão sujeitas a um processo de aprovação. É preciso alguns cuidados para que ele não seja reprovado. Veja o que não pode ser feito em seu anúncio:

  • O uso de comentários pessoais não relacionados a uma publicação ou organização.
  • Repetir o nome da sua empresa no texto do comentário.
  • Comentário feito há mais de 12 meses.
  • O uso de um comentário que não seja proveniente diretamente da origem indicada.
  • A alteração do texto original do comentário (pontos de exclamação, por exemplo).

Outro fator importante é lembrar que é sua responsabilidade pedir a permissão do comentário de terceiros para ser inserido na extensão do anúncio.

Extensões de sitelinks

sitelink dinamicos

Faça seus clientes encontrarem o que procuram com apenas um clique. A extensão de sitelinks faz com que seu anúncio mostre links para páginas específicas de seu site, além da página de destino já estabelecida no seu anúncio.

É preciso ter no máximo 25 caracteres, além de ficar atento para o número de links em cada página do resultado de pesquisa. Para computadores e tablets fica entre dois e seis links, já para celulares com navegadores o número de links são apenas quatro.

Forneça uma descrição sobre a sua página. Quando você exibe informações adicionais com os sitelinks, seus anúncios se tornam mais relevantes para os clientes em potencial. Você pode fazer isso de forma manual ou o Google coleta as informações de forma automática.

Veja a seguir alguns motivos para inserir sitelinks aos anúncios:

  • Exibir atalhos: crie links diretamente para seções do seu website que sejam populares ou de alta conversão.
  • Menos trabalho: não é necessário criar novos anúncios de texto ou editá-los para incluir sitelinks.
  • Atualização simples: altere o texto do link e os URLs sempre que quiser, mantendo-os atualizados para vendas e ofertas especiais.
  • Flexibilidade: adicione sitelinks a uma campanha ou a um grupo de anúncios.
  • Relatórios detalhados: descubra quantos cliques seu anúncio recebeu quando os sitelinks foram exibidos. Separe as estatísticas por campanha, anúncio ou grupo de anúncios. Segmente suas estatísticas usando “Esta extensão x outra” para ver quantos cliques ocorreram no sitelink individual em comparação com outra parte do anúncio (por exemplo, título, outros sitelinks ou outra extensão).
  • Retenção de dados: edite seus sitelinks sem redefinir as estatísticas de desempenho deles.
  • Sitelinks personalizados para celular: crie sitelinks otimizados para serem exibidos em celulares ou desative sitelinks específicos nos dispositivos escolhidos.
  • Programação com datas de início e término: especifique as datas, os dias da semana ou os horários do dia em que seus sitelinks sestão exibidos.Outro ponto que pode ser observado em sitelinks é quando tratamos de palavras-chave amplas. Se um usuário pesquisa “Marketing Digital” pode ter várias intenções diferentes. Nos sitelinks podemos indicar essas várias intenções (eBook, blog, curso, ferramentas, etc).

 

Extensões de frase de destaque

extensao de frase de destaque

Com essa extensão é possível exibir um texto adicional no anúncio na Rede de Pesquisa. Aqui é possível falar sobre a sua empresa destacando produtos ou serviços. “Compre em 3x sem juros”, “Atendimento 24h”, “Produtos personalizados” são alguns exemplos.

Para que seu anúncio seja qualificado é preciso criar pelo menos duas frases de destaque por conta, campanha ou grupo de anúncios. Mas não exagere, o Google recomenda que seja criado no máximo quatro por nível.

Como criar frases com maior chance de exibição pelo Google

  • Use textos curtos: seja objetivo, use 25 caracteres ou menos.
  • Crie frases relevantes: você pode criar algo de impacto para seu produto ou serviço, mas não use pontos de exclamação, pontuação no início do texto, pontuação repetida ou emoticons.
  • Quanto mais frases tiver a sua campanha, melhor: crie frases com textos promocionais específicos e aumente a chance de exibição deles. Mas não duplique ou repita o texto da frase de destaque em outras frases de destaque.


Para finalizar

Em todos os anúncios seu posicionamento será medido (entre outros fatores) pelo índice de qualidade. Não adianta aplicar bem as extensões se suas palavras-chaves não são as ideais, a sua página de destino não estiver de acordo ou seu conteúdo não for relevante. Lembre-se que cada passo do processo é fundamental para o sucesso de sua campanha.

Esperamos que essas dicas possam ajudar você ainda mais em suas conversões.

Até a próxima!

 

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