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Facebook apresenta projeto para jornalismo: veja o que o marketing de sua empresa pode aproveitar disso

O projeto para jornalismo deve influenciar na produção e na promoção de conteúdo no Facebook. Se sua empresa possui uma fan page, então você precisa estar por dentro dessas atualizações.

Nos últimos anos, o Facebook tem sido responsável por mudanças de alto impacto no âmbito pessoal e profissional das pessoas. Para profissionais de marketing, se tornou uma plataforma muito boa para geração de tráfego, Leads, vendas e, sobretudo, para relacionamento com o cliente.

Outras áreas também foram muito impactadas com o desenvolvimento do Facebook, como o jornalismo. É nítido que a forma como consumimos notícias mudou graças ao feed e ao algoritmo da rede social.

Sabendo disso, o Facebook apresentou em janeiro deste ano um projeto para jornalismo. Fidji Simo, diretora de produto do Facebook, escreveu um comunicado oficial comentando os motivos que levaram a empresa a adotar essa postura.

“Anunciamos um novo programa para estabelecer laços mais fortes entre o Facebook e a indústria jornalística. Nós vamos colaborar com empresas de notícias para desenvolver produtos, aprender com jornalistas quais são as melhores formas para criar parcerias e vamos conversar com publishers e educadores para entender como podemos ajudar as pessoas a se tornarem leitores informados na era digital” – Fidji Simo, diretora de produto do Facebook.

Como essa atualização impacta em uma estratégia de Marketing Digital?

O projeto para jornalismo deve influenciar na produção e na promoção de conteúdo no Facebook. Se sua empresa possui uma fan page, então você precisa estar por dentro dessas atualizações.

O Facebook para jornalismo atuará em três frentes:

  1. Colaboração no desenvolvimento de produtos
  2. Treinamento e Ferramentas para Jornalistas
  3. Treinamento e Ferramentas para Todos

Fidji Simo confirmou que o Facebook consegue atender melhor os usuários e os parceiros quando trabalham juntos no desenvolvimento dos produtos.

Confira abaixo algumas ações que foram citadas no comunicado:

1. Novos formatos para contar histórias

O Facebook quer trabalhar com parceiros para desenvolver formatos atuais (Live, 360, Instant Articles etc.) e criar formatos inteiramente novos.

Fidji Simo cita alguns exemplos. Contou que a empresa tem ouvido de editores que eles querem apresentar pacotes de reportagens para seus leitores mais assíduos no Facebook. Sabendo disso, informou que já estão começando a trabalhar com vários parceiros sobre como fazer isso da melhor maneira possível. E continua:

Vamos começar testando o uso de Instant Articles para essa finalidade, de modo que os leitores possam ver múltiplas matérias de seus veículos de imprensa favoritos. Isso é um teste preliminar — e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para tornar esse produto relevante para eles.

Qual o impacto?

Se sua empresa já faz Marketing de Conteúdo, essa é uma boa notícia.

Novos formatos para contar histórias significa que o Facebook estará trabalhando durante o ano para trazer novas maneiras para empresas produzirem e distribuírem conteúdo dentro da rede social.

2. Fomentar notícias locais

O Facebook está interessado em explorar o que pode ser construído com os parceiros para fomentar notícias locais e promover a mídia independente.

É uma ideia ainda bastante embrionária, mas a empresa quer começar a falar sobre isso desde agora para que possa receber sugestões de redações e de jornalistas.

Qual o impacto?

Como foi falado, é uma ideia ainda que está se desenvolvendo e não se sabe o que exatamente vai nascer dela.

Mas é possível que isso seja útil para negócios locais que fazem Marketing de Conteúdo. Relacionar seus conteúdos com notícias locais pode ser uma estratégia interessante para sua empresa se esse for o seu caso.

Leia mais sobre o assunto no post Como fazer Marketing de Conteúdo para negócios locais.

3. Desenvolvimento de modelos de negócios

O Facebook vai trabalhar junto a parceiros para ajudar a desenvolver os modelos de negócios novos e existentes. Fidji Simo escreveu que:

Uma área chave de colaboração são os modelos de negócios existentes e os que estão surgindo. Muitos de nossos parceiros têm renovado os esforços para ampliar suas assinaturas, e nós já começamos a explorar formas de apoiar esses esforços.[…] Vamos continuar trabalhando em opções de monetização para os parceiros, como expandir nossos testes de inserção de anúncios em transmissões pelo Live para um grupo maior de parceiros e explorar a inserção de anúncios em vídeos gravados.

Qual o impacto?

Em breve, poderá estar disponível para todos a inserção de anúncios em meio a vídeos gravados e transmissões ao vivo. Ainda não há nada completamente definido mas, a princípio, seriam anúncios de até 15 segundos.

Isso deve beneficiar empresas que querem utilizar esse formato para amplificar o alcance da audiência e os próprios publishers, que receberão uma generosa fatia dos rendimentos (assim como o YouTube, será 55%).

4. Treinamento e ferramentas para jornalistas e para toda a comunidade

O Projeto Facebook para Jornalistas também tem a ver com educação. A empresa está comprometida a treinar jornalistas e usuários para que eles saibam usar melhor a rede social.

Três itens podem ser destacados dessa nota:

  • Discernimento de notícias: O Facebook vai trabalhar com organizações sobre como melhor compreender e promover o discernimento de notícias críveis dentro e fora da plataforma. O objetivo é ajudar as pessoas na comunidade a terem a informação que elas precisam para decidir em quais fontes podem confiar;
  • Esforço permanente para combater boatos: Isso significa que o Facebook está comprometido a reduzir ainda mais a disseminação de boatos na plataforma, incluindo formas mais fáceis para as pessoas denunciarem conteúdos duvidosos e novos esforços para eliminar incentivos financeiros a spammers. Além disso, foi lançado um programa em colaboração com a Poynter para que signatários do Fact Checking Code of Principles possam identificar boatos na plataforma;
  • Nova Ferramenta: O Facebook comprou recentemente a Crowdtangle, uma ferramenta que ajuda editores a rastrear como seu conteúdo se espalha na web, mede a performance de matérias nas redes sociais e identifica influenciadores. A ferramenta se tornará gratuita.

Qual o impacto?

Para o profissional de marketing, isso significa que o Facebook investirá ainda mais em treinamentos gratuitos sobre boas práticas de uso da rede social, como o Facebook BluePrint.

Esse esforço indica que o Facebook está procurando qualificar as pessoas a utilizarem a rede social da melhor maneira possível, gerando resultados e ajudando no crescimento de empresas.

Também influencia diretamente na produção de conteúdo. Empresas que criam notícias falsas ou com informações de baixa credibilidade não terão o mesmo alcance de empresas que criam conteúdo com responsabilidade.

Por fim, com o Crowdtangle, as empresas possuem agora mais uma opção gratuita dentro da plataforma para analisar a performance de seus conteúdos nas redes sociais.

Para saber mais sobre marketing no Facebook, leia o eBook Introdução ao Marketing no Facebook.


Algumas das novidades muito em breve estarão disponíveis para toda a comunidade. É importante estar sempre pronto para testar novos formatos de conteúdo, de anúncios ou qualquer outra nova estratégia de Marketing Digital.

Entre todas as novidades anunciadas, alguma em especial chamou sua atenção e fez você sentir vontade de testá-la em sua empresa? Conte para a gente nos comentários!

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