Blog de Marketing Digital de Resultados

Facebook termina com as restrições de 20% de texto nos anúncios, mas anuncia novas regras

Se antes o Facebook rejeitava anúncios com mais de 20% de texto, agora os anúncios com mais texto são aceitos, mas aqueles com até 20% terão mais destaque.

Uma das regras existentes para anunciar no Facebook dizia que a imagem do post não poderia conter mais do que 20% de texto. Mas a rede social mudou isso.

A regra não necessariamente acabou, mas foi atualizada. Se antes o Facebook rejeitava anúncios com mais de 20% de texto, agora os anúncios com mais texto podem ser aceitos, mas aqueles com até 20% continuam tendo mais destaque.

Em um primeiro momento, a mudança pode parecer boa, pois a limitação era sempre vista como um obstáculo para designers e profissionais de marketing. Mas talvez não seja o caso de ser tão otimista.

Por que o Facebook mudou a regra

De acordo com o Product Marketing Manager do Facebook, Afsheen Ali, pesquisas mostraram que as pessoas preferem anúncios com menos texto.

Além disso, segundo Ali, a regra que proibia anúncios com mais de 20% de texto era confusa, já que não ficava claro que um anúncio não estava de acordo com a política do Facebook até que ele tivesse sido submetido para análise.

Por isso, a ideia na nova solução é dar mais flexibilidade ao anunciante, ao mesmo tempo em que se mantém uma boa experiência para os usuários da rede social. O teste, que começou em abril, será disponibilizado gradualmente para todos os anunciantes.

O que muda efetivamente na regra

Na nova ferramenta, a grid tool deixa de existir. A análise agora é baseada em quatro categorias de concentração de texto:

  • OK (boa)
  • Low (baixa)
  • Medium (média)
  • High (alta)

Estas classificações indicam ao anunciante o nível de qualidade do anúncio na plataforma de acordo com a quantidade de texto encontrada na imagem.

Image Text: OK

O Facebook ainda dá preferência para quem usa pouco ou nenhum texto nas imagens. Se for categorizada como OK, não haverá restrições no alcance da publicação.

Facebook Ad - Image Ok

Facebook Ad - Image Ok (2)

Image Text: Low

Com essa classificação, seus anúncios podem ter o alcance restringido.

Facebook Ad - Image text Low

Facebook Ad - Image text Low (2)

Image Text: Medium

Nessa categoria, sua imagem alcançará ainda menos pessoas.

Facebook Ad - Image text Medium

Facebook Ad - Image text Medium (2)

Image Text: High

Caso seja classificado como alta concentração de texto, é possível que seu anúncio não atinja nenhuma audiência.

Facebook Ad - Image text High

Facebook Ad - Image text High (2)

Ferramenta para medir

O Facebook tem uma ferramenta chamada Text Overlay, que permite fazer upload da imagem para ver se a concentração de texto está acima ou abaixo de 20%.

Essa ferramenta foi atualizada e agora você pode ter um feedback instantâneo a respeito da quantidade de texto que cada anúncio possui, além da categoria em que ele se enquadra (Ok, Low, Medium ou High).

Além do mais, sempre que você criar uma nova campanha no gerenciador de anúncios ou no Power Editor, você receberá um aviso caso a quantidade de texto no anúncio possa limitar o alcance.

Exemplo verificao de texto da imagem

Exemplo de verificação de texto da imagem no Facebook.

Dicas para reduzir a quantidade de texto nos anúncios do Facebook

O próprio Facebook publicou algumas dicas aos anunciantes para que seus anúncios estejam dentro da regra dos 20% e não sofram penalizações.

  • Se precisar incluir texto na imagem, procure reduzir o tamanho da fonte do texto.
  • Faça com que a maior parte do texto que usar fique na caixa de texto e não diretamente sobre a imagem do anúncio.
  • Evite espalhar o texto por toda a imagem.

As Exceções

A regra não se aplica a:

  • Cartazes de filmes, de concertos e festivais de música, de shows de comédia e de eventos esportivos
  • Capas de livros e de álbuns
  • Imagens de produtos – quando o produto inteiro pode ser visto, não apenas um zoom na imagem dele
  • Screenshots de aplicativos e de games
  • Caligrafia, cartoons, tirinhas
  • Texto legal
  • Infográficos

E o que não é considerado exceção em uma imagem e conta como texto?

  • Logotipos: Qualquer logotipo baseado em texto é contado como texto, seja qual for o tamanho ou o alinhamento;
  • Marca d’água: Marcas d’água são consideradas como texto, mesmo que sejam obrigatórias ou de acordo com as diretrizes da marca;
  • Números: Todos os números são considerados texto.

Conclusão

O Facebook facilitou o processo, tornando-o menos rígido. Mas ainda é preciso ficar atento, pois existem consequências previstas para os anunciantes que passem dos 20% de concentração de texto. Essa atualização permite fazer testes, mas usar pouco texto nas imagens dos seus anúncios continua sendo a melhor ideia.

Para saber outras dicas de como anunciar com sucesso na maior rede social do mundo, baixe gratuitamente nosso eBook 25 Otimizações Práticas em Facebook Ads, uma lista de dicas comprovadas para aumentar suas conversões.

Marcadores:

Deixe seu comentário