Facebook: botão Call to Action na Fan Page

Facebook está com a novidade dos botões Call to Action na Fan Page. A novidade ainda está em fase de implementação, mas você já pode experimentar!

Hiram Damin
Hiram Damin11 de agosto de 2015
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Facebook está com a novidade dos botões Call to Action. A novidade ainda está em fase de implementação e ainda chegando as Fan Pages. As chamadas para ação têm por objetivo incentivar as pessoas a realizarem ações importantes em sua Fan Page como: baixar um aplicativo, gerar um lead ou efetuar uma compra no seu site. E o melhor, é possível adicionar uma chamada para ação sem nenhum custo.

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Como adicionar um botão?

Primeiro certifique-se se sua Fan Page possui esse recurso. No momento, por ser ainda uma novidade, o Facebook está atualizando suas páginas e por isso seja preciso aguardar um pouco para ter o botão.

Para adicionar um botão de chamada para ação que leve ao seu site é preciso seguir estes passos:

1 - Vá até a foto de capa da sua Página e clique em “Criar uma chamada para ação”.

capa-fan-page-botao

2 - Escolha a chamada e insira a URL desejada.

3 - Clique em “Criar”.

Casos de aplicativos

Para adicionar um botão de chamada para ação na sua Página que leve as pessoas para o seu aplicativo:

1 - Vá até a foto de capa da sua Página e clique em "Criar uma chamada para ação".

2 - Escolha a chamada para ação, adicione a URL do site e clique na opção abaixo. Se você deseja direcionar para um link de aplicativo você pode ter duas opções:

Configuração para  IOS

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Caso a sua opção for um direcionamento para instalação de aplicativo de uso de iPhone ou iPads, clique no menu suspenso e escolha “Aplicativo”. Adicione um “Link para o aplicativo”. Você também tem a opção de adicionar um “Link para a App Store ou para o site”.

Configuração para Android

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Para direcionar as pessoas que usam Android para o seu aplicativo, clique no menu suspenso e escolha “Aplicativo”. Insira um “Link para o aplicativo”. Você também tem a opção de adicionar um “Nome de pacote” e um “Link para a Play Store ou para o site”.

3 - Depois de clicar em “Criar” seu botão está pronto e você tem uma nova chamada para ação. Com o botão criado é possível rastrear o número de pessoas que clicaram, como veremos mais à frente no post.

Como editar seu anúncio

Caso sua campanha precise de alterações, a data do seu evento passou ou mesmo está na hora de parar com a sua promoção, é possível editar ou remover a chamada para ação a qualquer momento:

1 - Vá até sua Página e passe o cursor sobre a opção “Criar chamada para ação”.

2 - Escolha “Editar chamada para ação” ou “Excluir chamada para ação”. Se estiver editando uma chamada para ação, escolha uma chamada nova  e atualize as URLs de destino que deseja direcionar, caso isso seja preciso..

3 - Clique em “Salvar alterações” e pronto! Seu anúncio estará editado.

Botões de chamada para Fan Page

Para cada objetivo o Facebook oferece uma ação diferente. Veja qual delas é a melhor para a sua estratégia.

Reservar agora

Este é mais um ponto de contato para conversão de eventos. Atualmente é esse o botão que estamos usando na Fan Page da Resultados Digitais, nele apontamos para o nosso próximo evento, o RD Summit 2015.

Fale conosco

Para empresas que atuam com SAC 2.0 é mais uma excelente oportunidade de ampliar o seu canal de contato. Além do atendimento nas redes sociais, é possível direcionar para uma página no site voltada para atender as demandas vindas via Facebook.

Se o seu atendimento não for 24/7 é importante deixar bem claro quais são os seus horários para o consumidor não acessar o seu site e ficar em uma longa espera, ou mesmo achar seu suporte ineficiente.

Usar aplicativo

Mais de 30% dos usuários acessam à rede social exclusivamente pelo celular e 86% do total de usuários, ou aproximadamente 1,19 bilhão, usam o Facebook móvel pelo menos uma vez por mês. Logo, fazer uso do botão call to action para instalar o aplicativo é mais que uma oportunidade, é um excelente recurso para novas conversões.

Jogar

Essa função leva o link a uma página de jogos. O mercado é promissor, de acordo com a pesquisa Game Brasil 2015, cerca de 74,5% dos entrevistados baixam jogos para seus celulares. Ao pensar na estratégia é preciso focar em como pode ser adaptado para a plataforma mobile. Não basta apenas baixar e não pensar em usabilidade, comportamento e engajamento. De acordo ainda com a mesma pesquisa, cerca de 80% jogam pelo celular durante os deslocamentos no trânsito.

Comprar agora
Estimular uma compra é fundamental para o aumento da sua conversão no site. O botão neste caso é mais um canal para suas vendas. O Facebook ainda alerta em suas recomendações que é  preciso deixar claro qualquer tipo de restrições em sua oferta (como data de validade ou limitações de reembolso). Ser transparente é uma das chaves do sucesso.

Cadastre-se

Uma forma de capturar dados e gerar Leads qualificados. O call to action para cadastro faz com que você tenha informações relevantes do seu público e cria oportunidades para futuras ações e aumento na sua conversão.

Assistir vídeo

Quer aumentar a sua audiência? Inserir o botão de “Assistir vídeo” pode ser uma maneira muito interessante de ampliar o número de visualizações. Ter uma capa que ajudar na interatividade também é uma dica valiosa para sua conversão. Mas tome cuidado, ser enfático em sua capa como “assista agora” ou “clique aqui” não é bem visto pela política da rede social e sua página pode ser penalizada.

Como mensurar os cliques?

Há duas maneiras via Facebook de ver quantas pessoas clicaram no botão de chamada para ação da sua página, e uma terceira via Google Analytics.

1 - Ver informações

Passe o cursor sobre o botão “Criar chamada para ação” da Página e sobre “Ver informações” para saber quantos cliques foram recebidos nos últimos sete dias.

2 - Essa semana

Acesse a opção “Essa semana”, à direita da Página, e passe o mouse sobre a caixa que mostra o nome da chamada para ação para ver quantas pessoas clicaram na sua chamada essa semana.

Terceira via: URL builder

Grande parte dos dados que você precisa para analisar o desempenho da sua estratégia digital é capturada automaticamente se estiver alinhado ao Google Analytics (G.A.). Contudo, algumas medições mais específicas ou que exigem precisão não são identificadas pelo G.A., podem ser solucionadas via URL builder.

O URL Builder do Google adiciona aos seus links parâmetros que forçam o G. A. a identificar os cliques como provenientes do call to action. Veja como configurar aqui.

Conclusão

Por ser uma novidade nem todas as pessoas possuem esse recurso ainda (o obtão para as página com foco no social como entidades beneficentes ainda se apresentam em fase de implantação, por exemplo).

O foco em uma página responsiva deve ser um dos pontos fundamentais para o sucesso na campanha. Foco no conteúdo e na pertinência da conversão fecham o composto para usar os botões Call to Action para o Facebook.

Hiram Damin

Hiram Damin

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