Blog de Marketing Digital de Resultados

Facebook Stories: função similar ao Instagram Stories e Snapchat será lançada

Atualização, que estará disponível a todos os usuários nos próximos meses, faz parte de estratégia para frear o crescimento do Snapchat.

Depois de lançar o Instagram Stories – ferramenta bem similar ao aplicativo Snapchat, que permite enviar vídeos de curta duração ou fotografias que são exibidas temporariamente para outros usuários – no ano passado, o Facebook agora pretende estender a ferramenta também ao seu principal aplicativo, o da rede social.

A mesma interface, que a companhia batizou de Facebook Stories, está sendo testada no aplicativo móvel da rede social em alguns países, como a Irlanda. A informação foi publicada em 25 de janeiro de 2017 pelo portal de notícias Business Insider. De acordo com o site, um porta-voz do Facebook disse que o plano é levar o formato para outros países nos próximos meses.

“O jeito com que as pessoas compartilham hoje é diferente de cinco ou mesmo dois anos atrás – é muito mais visual, com muito mais fotos e vídeos do que nunca. Queremos tornar rápido e divertido para as pessoas compartilharem fotos e vídeos criativos e expressivos com quem eles quiserem, onde desejarem” – disse o Facebook.

facebook stories

O Facebook Stories funciona exatamente como o Instagram Stories – e, por extensão, como o Snapchat. Você adiciona fotos e vídeos à sua conta para que seus seguidores vejam e, depois de 24h, as imagens desaparecem.

As “histórias” que forem adicionadas aos perfis do Facebook não continuarão na timeline do usuário nem aparecerão no feed de notícias e, como no Instagram e no Snapchat, é possível respondê-las diretamente por mensagem. Da mesma forma que nos outros dois aplicativos, é possível editar as imagens com filtros.

O Facebook dará às Stories localização proeminente no topo do aplicativo, como no Instagram, e isso não é por acaso: faz parte de uma estratégia não só para frear o crescimento do Snapchat (lembrando que em 2013 o Facebook tentou comprar o aplicativo, sem sucesso) como também para fazer as pessoas compartilharem mais com a câmera dos seus celulares.

facebook stories

Até então, a estratégia parece estar funcionando, já que 150 milhões dos usuários do Instagram já usam o Instagram Stories todo dia, número que se aproxima da base de usuários do Snapchat.

O Facebook Stories também pode ser outra maneira de a rede social fazer dinheiro com seus 1,8 bilhões de usuários, já que recentemente foram realizados testes de inserção de anúncios no Instagram Stories com cerca de 30 anunciantes globais, incluindo Airbnb, Nike e Netflix.


Quer começar a usar o Facebook para gerar resultados reais para sua empresa? Leia nosso eBook Introdução ao Marketing no Facebook!

Marcadores:

Deixe seu comentário