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As ferramentas de Marketing Digital mais usadas por empresas brasileiras em 2017

Conheça as ferramentas de Marketing Digital mais utilizados no Brasil, segundo a pesquisa TechTrends, e como elas podem ajudar a agilizar e otimizar as ações da sua empresa nos canais online

À medida que as empresas vão se voltando para o Marketing Digital como alternativa para gerar mais oportunidades de negócio, surge a necessidade de tornar mais ágeis os processos realizados nessa estratégia, como a produção de conteúdo, a geração de Leads, o relacionamento com possíveis clientes etc.

É nesse cenário que cresce a demanda pelo uso de ferramentas: elas vêm para automatizar diversas tarefas manuais que acabam tomando muito tempo de execução e dificultam a priorização de atividades mais estratégicas. Com as ferramentas, é possível lidar com um grande volume de informação, acelerando os processos e, com isso, alavancando resultados.

As ferramentas de Marketing Digital, especificamente, são exemplos de soluções que as empresas têm procurado para reduzir o custo de aquisição do cliente (CAC). Seja na implementação de estratégias avançadas ou básicas, elas vêm sendo usadas pelos mais diversos tipos de negócio.

Para se ter uma ideia, a pesquisa TechTrends deste ano, realizada pela Resultados Digitais e a Rock Content, aponta que 80,4% das empresas que trabalham com Marketing Digital usam pelo menos uma ferramenta dessa categoria.

Por isso, nesse post, resolvemos mostras quais são as ferramentas de Marketing Digital mais usadas por empresas brasileiras (de acordo com a pesquisa), e como elas podem ajudar a agilizar e otimizar as ações da sua empresa nos canais online.



TechTrends: Benchmarks de ferramentas para empresas brasileiras

Preencha o formulário abaixo e confira a pesquisa completa!

Ferramenta de Automação de Marketing

As ferramentas de Automação de Marketing reúnem diversas funcionalidades, como Landing Pages, Email Marketing e fluxos de automação de email, facilitando e escalando a gestão de Leads e o amadurecimento destes no funil de vendas.

Isso significa aumentar o volume de Leads mais preparados para uma abordagem de vendas e também promover o ganho de produtividade da equipe pois, o processo pode ser todo automatizado por meio de gatilhos pré-definidos.

Segundo a TechTrends 2017, 58,5% das empresas entrevistadas usam pelo menos uma ferramenta de Automação de Marketing. A preferência é pelo RD Station, com 50,9%. Em seguida, com 28,1%, vem a utilização de ferramentas próprias.

Ferramenta de Email Marketing

O Email Marketing é um dos principais canais de relacionamento com os clientes. Depois que o visitante tem o primeiro contato com sua empresa e se transforma em Lead, é por meio do Email Marketing que você vai se comunicar com ele, oferecendo mais conteúdo até que ele esteja pronto para ser abordado.

Nossa pesquisa sugere que 80,4% das empresas entrevistadas usam alguma ferramenta de Email Marketing. A mais utilizada é o MailChimp, com 33,5%, seguida pelo RD Station, com 32,2%.

Ferramenta para construção de Landing Pages

As Landing Pages são páginas que têm como objetivo receber visitantes e convertê-los em Leads. É a partir dessa conversão que o visitante é transformado em contato ou em oportunidade de negócio.

Por meio das Landing Pages, ofertamos materiais relevantes ou outras moedas de troca que convençam o visitante a oferecer informações, como nome, email, telefone e empresa.

Com isso, é possível estabelecer um relacionamento com Lead, enviando a ele mais conteúdos de acordo com seu perfil e suas necessidades.

A pesquisa mostrou que 61% das empresas pesquisadas utilizam alguma ferramenta de criação de Landing Page. Dessas, 44,2% usam o RD Station.

Plataforma de Marketing de Conteúdo

Muitas empresas ainda não usam plataformas para controlar e documentar a estratégia de planejamento e produção de conteúdo.

Essas ferramentas podem otimizar muito esse processo, já que possibilitam desde a administração do blog, até a criação de demandas para a produção de posts, poupando tempo e aumentando a eficiência.

Segundo o estudo, 44,3% das empresas pesquisadas usam alguma dessas plataformas. A mais popular é o software da Rock Content, com 41,3%.

Ferramenta de SEO

As ferramentas de otimização para mecanismos de busca (Search Engine Optimization ou SEO) visam auxiliar as empresas a melhorarem seu ranqueamento nos buscadores como o Google.

Essas plataformas apresentam as mais variadas funções, como pesquisa de palavras-chave, otimização de websites por meio de plugins e análises.

Mesmo assim, ainda há muitas empresas que ainda não investem nesse tipo de plataforma. A pesquisa aponta que 60,6% dos respondentes usam alguma ferramenta desse tipo. Desses, 69% recorrem ao Google Search Console.

Ferramenta de Analytics

Mensurar os resultados de suas ações online é essencial para que você consiga obter os melhores dados do seu negócio. Isso pode ser feito por meio da utilização das plataformas de Analytics.

Entre as vantagens de utilizar esse tipo de plataforma, estão a avaliação e compreensão do engajamento de visitantes com o site.

Com isso, é possível medir o retorno sobre o investimento (ROI) das ações realizadas e detectar quais ações e estratégias estão gerando mais resultados para atrair e engajar o público.

Nossa análise sugere que 44,3% das empresas entrevistadas utilizam algum tipo de ferramenta de Analytics. O Google Analytics é a ferramenta preferida da grande maioria, sendo utilizada por 93,3% dos respondentes.

Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS)

Para gerenciar a publicação dos conteúdos nos sites e blogs, é indispensável contar com a ajuda de um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos (CMS).

Essas ferramentas permitem criar, editar e publicar todo o tipo de conteúdo, e mesmo anexar conteúdos publicados em outras plataformas, como vídeos do YouTube ou podcasts.

Das empresas entrevistadas em nosso estudo, 63,1% afirmaram que utilizam algum Sistema de Conteúdos. O primeiro lugar ficou com o WordPress, que é usado por 72,6% dos que afirmam usufruir dessas ferramentas.

Ferramenta de monitoramento de redes sociais

Softwares de monitoramento de mídias sociais ajudam na otimização das ações nas redes. Essas ferramentas estimulam o ganho de produtividade por meio do pré-agendamento de postagens, possibilitam fazer um acompanhamento das menções à marca e avaliar o engajamento e resposta aos conteúdos e à base de seguidores.

Mesmo assim, a maioria das empresas ainda não usa nenhuma ferramenta para monitorar suas redes sociais.

Apenas 48,4% das entrevistadas no estudo usam alguma dessas soluções. Das que recorrem a elas, 38,8% usam o RD Station, seguido do Hootsuite, com 20,5%.

Conclusão

Podemos perceber que o uso de ferramentas de Marketing Digital está se tornando mais popular, mais ainda há muito espaço para que empresas melhorarem seus processos por meio dessas soluções. E também percebemos que há oportunidade para negócios que queiram criar novas soluções tecnológicas para o Marketing Digital.

Esperamos ter ajudado você a entender e analisar quais são as melhores plataformas de Marketing Digital para impulsionar o seu negócio.

Contudo, ferramentas para ajudar as empresas a melhorarem seus resultados não se resumem ao Marketing Digital: há outras áreas que também se beneficiam desses softwares e que foram abordadas no relatório TechTrends:

  • Vendas
  • Comunicação/Help desk
  • ERP/BI/Gestão de projetos
  • Desenvolvimento de softwares
  • Colaboração/suítes de Produtividade

Por isso, acesse o relatório completo para conhecer também as soluções mais adotadas pelas empresas nessas categorias, além de outros insights sobre a utilização desses softwares.

Baixe aqui o TechTrends 2017 e conheça as ferramentas mais populares do mercado.

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