Blog de Marketing Digital de Resultados

As ferramentas de Marketing Digital mais utilizadas por empresas de tecnologia no Brasil

Saiba quais são as ferramentas de Marketing Digital mais usadas por empresas de tecnologia no Brasil e como elas podem te ajudar a gerar mais resultados!

Apesar de apenas 56% das empresas de tecnologia no país gerarem Leads via Inbound (segundo dados da pesquisa Martech), é crescente o número de negócios que percebem que investir em Marketing Digital pode ser uma grande oportunidade de crescimento e escala.

Contudo, muitas dessas empresas ainda não sabem quais ferramentas de Marketing Digital utilizar como suporte da estratégia e como elas de fato ajudam.

Pensando nisso, a Resultados Digitais e a Rock Content desenvolveram a TechTrends, uma pesquisa inédita sobre o uso de ferramentas nas empresas de tecnologia do Brasil, incluindo as de marketing.

Nesse post, separamos as ferramentas de Marketing Digital com as soluções mais relevantes para estruturar uma operação efetiva e explicamos como elas podem ajudar o seu negócio a melhorar resultados e qual tem sido a adoção das mesmas no mercado brasileiro.

Analytics

Os relatórios oferecidos por ferramentas de análise facilitam a avaliação e a compreensão do engajamento de visitantes com o site (quantas pessoas estão no seu site em tempo real, de onde elas vieram, o que estão visualizando, qual caminho percorrem dentro do portal etc). Com esses dados em mãos, a empresa consegue medir o retorno sobre investimento (ROI) das ações e mapear quais estratégias têm funcionado ou não para atrair e manter audiência no site.

De acordo com a pesquisa, 88% dos negócios utilizam alguma plataforma desse tipo. Foi a maior porcentagem de adoção dentro das opções de ferramentas de marketing! O Google Analytics se mostrou como preferido entre os respondentes.

CMS (Content Management System)

Com o crescimento do Marketing Digital e da percepção entre as empresas sobre a importância de produzir conteúdo para atrair o público-alvo, ter uma plataforma de CMS, ou seja, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos, tornou-se parte indispensável da estratégia.

São essas plataformas que estão por trás dos blogs. Com uma ferramenta dessas, todo e qualquer conteúdo pode ser criado (ou anexado, nos casos de vídeos do YouTube e podcasts, por exemplo), editado e publicado.

Além disso, o gerenciamento é feito de forma simples e permite modificações e atualizações no que já foi postado. As plataformas de CMS não necessitam de nenhum outro software para as edições, apenas do navegador (Chrome, Internet Explorer, Firefox, entre outros).

Os resultados da pesquisa mostram que 74% dos respondentes adotam uma plataforma de CMS, sendo a maior parte deles usuários do WordPress (76%).

Pesquisa de ferramentas para empresas de tecnologia

Plataforma de gestão de conteúdo

Apesar de grande parte das empresas brasileiras já utilizar um CMS, muitos negócios ainda perdem a oportunidade de otimizar a produção de conteúdo com softwares que permitem controlar e documentar, com maior facilidade, toda a estratégia de marketing de conteúdo.

O uso de uma plataforma de gestão de conteúdo permite que a administração de um blog e a criação de diversos materiais se torne uma tarefa muito mais trivial e objetiva, poupando o tempo da empresa e aumentando a eficiência do processo.

De acordo com a pesquisa, 76% dos entrevistados ainda não utilizam uma ferramenta de gestão de conteúdo. Entre as empresas que adotam, a plataforma Rock Content aparece como a mais popular, com 68% de adoção entre os respondentes.

Ferramenta de construção de Landing Pages

Após atrair visitantes para o site, é essencial criar e otimizar páginas de recepção e de conversão, conhecidas como Landing Pages. Parte fundamental de uma estratégia de Inbound Marketing, elas permitem transformar um simples visitante em um contato ou em uma potencial oportunidade de negócio.

Nas Landing Pages, são ofertados conteúdos relevantes ou serviços gratuitos em troca do preenchimento, em um formulário, de algumas informações pessoais como nome, email, telefone e empresa, por exemplo.

Esse tipo de conversão é muito mais suave e a captura de informações possibilita estabelecer um relacionamento entre a empresa e o Lead, por meio do envio de conteúdos do seu interesse e que estão relacionados com seu perfil ou com suas necessidades.

De acordo com a pesquisa, cerca de 70% dos respondentes utilizam ferramentas para construir Landing Pages e, dentre esses, 41% utilizam RD Station.

Email Marketing

Não adianta investir tempo e dinheiro na construção de um site ou blog, gerar tráfego e não se relacionar com seus visitantes.

O Email Marketing se apresenta como uma ferramenta para manter um relacionamento consistente, compartilhando informações relevantes e ajudando a responder dúvidas e resolver problemas. É uma excelente forma de criar laços de confiança e profissionalismo.

Muitas empresas já entenderam isso. Entre os pesquisados, 82% já utilizam alguma solução como esta, colocando esses softwares em segundo lugar no quesito popularidade dentro da categoria de marketing. Mailchimp e RD Station ficam entre os primeiros colocados na preferência dos entrevistados.

Análise de SEO

As ferramentas de SEO (Search Engine Optimization) apresentam as mais variadas funções, auxiliando em pesquisas de palavras-chave, análises, monitoramento e otimização de websites.

Rankear bem nas pesquisas orgânicas de buscadores como o Google é essencial para qualquer empresa de tecnologia que deseja se posicionar como autoridade no mercado.

Apesar disso, muitos negócios ainda deixam de investir em plataformas de análise SEO, essenciais para ampliar o sucesso de suas páginas da internet. De acordo com os resultados da pesquisa, 63% utilizam alguma ferramenta de SEO, sendo o Google Search Console o mais adotado (72%).

Testes A/B

Os testes A/B consistem em dividir o tráfego de uma determinada página, por exemplo, em duas versões para medir qual delas apresenta melhores resultados entre a audiência. As variáveis podem incluir título destaque, descrição da oferta, imagens, cores e quaisquer outras mudanças que a empresa considere que podem melhorar a performance e os números.

Esse tipo de experimento é fundamental para ajudar a analisar a eficácia das estratégias de Marketing Digital e pode ser utilizado em diversas frentes: anúncios nas redes sociais ou no Google, Email Marketing, páginas do blog, página de preços, entre outras.

Muitas ferramentas facilitam a implementação desses testes, permitindo a mensuração dos resultados. Os mais utilizados pelos entrevistados são Optimizely e Google Content Experiments. Ao todo, apenas 32% das empresas participantes utilizam alguma ferramenta como essa.

Social Media Monitoring

É comum que as empresas queiram estar cada vez mais perto de seu público e, para isso, marquem presença nas mídias sociais. O entendimento de que elas são necessárias já está na cabeça de muitos profissionais de marketing e de gestores.

Com um software desses em mãos, a equipe de marketing consegue otimizar diversas ações. Ele permite ganhar produtividade ao pré-agendar postagens, acompanhar em tempo real todas as menções à marca nas mídias sociais além de analisar a recepção dos conteúdos e o crescimento da base de seguidores.

A partir do seu uso, é possível tanto prever as melhores oportunidades para o negócio como também as crises (contornando mal-entendidos em tempo, por exemplo, antes que virem buzz).

Contudo, de acordo com o levantamento, apenas 46% das organizações monitoram ou gerenciam de forma estratégica essa presença digital com uma ferramenta. Destas, cerca de 45% utilizam RD Station.

Automação de Marketing

As ferramentas de Automação de Marketing reúnem, em um só software, diversas funcionalidades verticais, como Landing Pages, Email Marketing e fluxos de automação de emails, que facilitam e escalam a gestão dos contatos e o amadurecimento de Leads na jornada de compra. Ou seja, de maneira produtiva e automatizada, essas soluções ajudam a gerir os Leads para deixá-los mais preparados para uma abordagem de vendas.

Ter esses recursos centralizados em apenas uma plataforma aumenta a inteligência e a integração das ações de Marketing Digital, além de promover ganho de produtividade na equipe, já que todo o processo é feito de forma automatizada e por meio de gatilhos pré-definidos.

De acordo com a pesquisa, 58% das empresas de tecnologia já utilizam uma ferramenta como esta e, dentre os adeptos, quase 55% trabalham com o RD Station.

Conclusão

Como podemos perceber, muitas empresas de tecnologia do país já estão maduras quando se fala em Marketing Digital. Entre as pesquisadas, 97% utilizam ao menos uma ferramenta entre as citadas. Contudo, também percebemos que diversos negócios ainda estão dando os primeiros passos na adoção de ferramentas que possam ajudar nessa jornada de atração e relacionamento com prospects.

Sem o suporte necessário, fica muito difícil alavancar resultados. As soluções aqui apresentadas ajudam a melhor a rotina dentro das organizações, impulsionam estratégias e facilitam análises de desempenho. É claro que antes de sair adotando todas elas de uma vez, é necessário pensar o momento de negócio em que a sua empresa está.

Acesse o relatório completo para conhecer também as soluções mais adotadas pelas empresas de tecnologia do Brasil nas categorias de:

  • Vendas
  • Comunicação/ Help Desk
  • ERP/ BI/ Gestão de Projetos
  • Desenvolvedores
  • Colaboração/ Suítes de Produtividade

Marcadores:

Deixe seu comentário